segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um Convite Especial

2Crônicas 30.1 – 5
Ezequias enviou uma mensagem a todo o Israel e Judá e também escreveu cartas a Efraim e a Manassés, convidando-os para virem ao templo do Senhor em Jerusalém e celebrarem a Páscoa do Senhor, o Deus de Israel. O rei, seus oficiais e toda a comunidade de Jerusalém decidiram celebrar a Páscoa no segundo mês. Não tinha sido possível celebrá-la na data prescrita, pois não havia número suficiente de sacerdotes consagrados, e o povo não estava reunido em Jerusalém. A idéia pareceu boa tanto ao rei quanto a toda a assembléia. Então decidiram fazer uma proclamação em todo o Israel, desde Berseba até Dã, convocando o povo a Jerusalém para celebrar a Páscoa do Senhor, o Deus de Israel. Pois muitos não a celebravam segundo o que estava escrito.
Introdução
Ezequias foi o décimo terceiro Rei de Judá, o Reino do Sul, um rei que a Bíblia apresenta como quem fez o que o Senhor aprova (2Cr 29.2). Ezequias foi um grande reformador de seu tempo, realizando reformas espirituais retirando os altares idólatras das cidades de Judá e derrubando postes sagrados; destruiu também a serpente de bronze feita por Moisés no deserto (chamada Neustã). Ezequias também fez obras grandes como um açude e um túnel que canalizava água para cidade de Jerusalém e foi fundamental durante o cerco de Senaqueribe. E no texto que estamos apresentando o Rei de Judá durante sua reforma percebe que o povo deixara de celebrar a páscoa como havia sido ordenado pela lei. O fato era que o povo celebrava a páscoa, mas cada um a seu próprio modo e sem se preocupar em estarem puros para celebrarem esse memorial diante do Senhor. Ezequias convida a todas para que viessem a Jerusalém celebrar a Páscoa no segundo mês o que não era a prática, pois a festa dos pães asmos era celebrada no primeiro mês no décimo quinto dia do mês, contudo, o povo não estava consagrado ou purificado e por esta razão a celebração foi feita fora do padrão e todos entenderam que isso era bom. Ezequias convida Efraim (Reino do Norte) e Manassés (maior porção além do Jordão) escrevendo cartas para estes. Por fim o povo ou a assembléia resolveu que todo o Israel, desde Berseba até Dã fosse convidado a celebração da Páscoa.
1º Parte
É importante entender esta expressão desde Berseba até Dã. Berseba é o extremo sul de Judá (Reino do Sul) situada no território de Simeão, cidade conhecida por ter sido firmada ali uma aliança entre Abraão e Abimeleque quanto aos poços cavados pelos servos de Abraão e seu nome significa “poço do juramento” dado por Abraão. Durante a história de Judá, Berseba se corrompeu construindo um altar idólatra de adoração (2Reis 18.4) principalmente a Neustã, serpente de bronze feita por Moisés no deserto e que ainda permanecia até os dias de Ezequias sendo adorada pelo povo que também sacrificavam seus filhos a ela. Ezequias ao começar sua reforma religiosa destrói todos os altares desta cidade e também Neustã. A cidade de Dã está situada no extremo norte de Israel (Reino do norte) e tem com marca a idolatria da cidade desde os tempos dos juízes quando estes levaram o ídolo feito por Mica para que fosse protetor da cidade, ali começa a história de separação dos danitas do Deus Altíssimo. Nos dias de Jeroboão I que foi o primeiro Rei de Israel após a divisão dos reinos, este estabeleceu dois altares de adoração colocando neles um bezerro de ouro, um altar estava em Betel e o outro em Dã, contudo todo o povo afluía até Dã para que ali adorassem ao bezerro de ouro feito por Jeroboão (1Rs 12.29 – 30).
2º Parte
Nos dias em que Ezequias convida todo Israel desde Dã até Berseba para celebrar a Páscoa, ele convoca não somente o território que o pertencia e que ele já havia reformado, mas chama a todo o povo de Israel para celebrar o memorial estabelecido pelo Senhor Deus para o seu povo. A Páscoa assim como a Ceia do Senhor também fazia com que eles olhassem para trás lembrando-se do Senhor que os libertou da escravidão no Egito, os fazia olhar para frente porque a promessa de que o Senhor estaria com eles e seria um povo particular, os fazia olhar para dentro, pois deviam servir e adorar ao Senhor e os faziam olhar ao redor, pois entraram no Egito como uma família e saíram de lá como nação. Ezequias convida o povo de todo o território de Israel mesmo os que não haviam se purificado a comeram da Páscoa (2Crônica 30.18), então todos participaram da celebração da libertação promovida pelo Senhor.
 Podemos aprender com isso que o Senhor nos convida 03 coisas:
(1º) Somos convidados a santidade
A páscoa era um memorial onde o povo de Deus foi separado do povo do Egito e santidade é separação. O convite de Ezequias buscava levar o povo a retornar a particularidade do Senhor. Hoje somos chamados a isso também (1Pedro 2.9).
Obs.: Muitas vezes colocamos dificuldade e problemas que nos afastam e impedem de ir à presença de Deus. O convite é para que todos cheguem até Ele.
(2º) Somos convidados a viver um novo tempo
Na carta de Ezequias ao povo ele convida Israel a voltar para o Senhor, pois Ele se voltaria para eles que haviam restado do cativeiro Assírio (2 Crônicas 30.6) e a viver um tempo de recomeço e reconstrução assim como estava acontecendo em Judá. Hoje somos convidados a viver também um novo tempo sem a lembrança da falta do perdão e das tristezas deste mundo (2 Coríntios 5.17).
Obs.: Viver em Cristo é experimentar uma nova vida em meio a velhas coisas, vencendo onde antes havíamos sido derrotados.
(3º) Somos convidados à liberdade
A celebração da Páscoa celebrava a libertação de Israel do Egito de onde havia sido escravo durante 400 anos os tornando um povo particular de Deus; ao celebrarem com Ezequias a Páscoa dentro dos princípios estabelecidos por Moisés eles anunciavam sua posição de povo de Deus, um povo único não dividido. Hoje, somos convidados a liberdade por Cristo, que se entregou como um cordeiro Pascoal para nos oferecer a liberdade de filhos (Romanos 8.21)
Obs.: A maior glória que um homem pode alcançar é a de se tornar Filho do Deus Altíssimo.
Conclusão
Somos hoje convidados a experimentar em Cristo Jesus, independente do que temos vivido até hoje a santidade, um novo tempo e liberdade.
Isaías 55.3 diz:
“Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.”
Mateus 11.28 diz:
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”

Para Célula
Graça, Paz e Misericórdia da parte do nosso Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.
Meus amados quero sugerir aos irmãos que em suas células apresentem uma reflexão quanto ao perfil de Ezequias tomando por base as seguinte colocações:
A) 2 Reis 18. 5 e 6 – apresentando a importância deste homem ao ter andado com o Senhor;
B) 2 Crônicas 32.25 – apresentando os perigos de afastar – se do Senhor;
C) 2 Crônicas 30.26 – apresentando a benção do arrependimento.
 Espero que todo estudo colabore com sua célula para que vocês possam ganhar muitas almas. Use o exemplo de Ezequias como ganho evangelístico e incentive os membros a fazerem uma oração de arrependimento.
 Um bom quebra – gelo para este estudo é pegar um animal de pelúcias e pedir que cada membro de sua célula faça o que quiser com o bichinho começando pelo líder ou pelo auxiliar; após todos terem feito o que bem entendessem com o bichinho pedir que façam o mesmo com o irmão a sua direita. Como muitas coisas não serão feitas pelos membros da célula com o outro o que foi feito ao bichinho apresentar a importância de estarmos sempre em comunhão e vigilante para que nossa vida seja instrumento de benção para os demais.
Deus Abençoe a todos em Cristo Jesus.

Pr. Rodrigo de Almeida

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A nova reforma Protestante

Esse link vai te levar a uma reportagem da revista época leia e comente.
PAZ!!!! 


http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp?materiaId=161475&secaoId=15228

Pr. Rodrigo de Almeida

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Meditação. Interessante!

            O Lençol Sujo


              Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranquilo.
              Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomava café, a mulher reparou, através da janela, em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
           -Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu ensine a lavar roupas!
           O marido observou calado.
           Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher tornou a comentar com o marido:
           -Nossa vizinha continua pendurando os lençóis no varal sujos!
Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu ensine-a lavar roupas!
                 E assim, cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. 
                Passado um tempo, a mulher se suepreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos.
                -Veja, ela aprendeu a lavar roupas.Será que outra vizinha ensinou? Porque eu não fiz nada!
                  E o marido calmamente respondeu:
                 -Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!
  



                               "A TENDÊNCIA DO SER HUMANO EM REALÇAR OS ERROS E DEFEITOS DOS OUTROS O IMPEDE DE ENXERGAR AS SUAS PRÓPRIAS VIDRAÇAS SUJAS."