segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O fim ou um novo começo?

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 24.12 – 14


*      Introdução

Muito se fala hoje de fim. Muitas coisas também estão se relacionando com o fim. Expressões como “game over” estão em alta. O que você pensa quando se fala em fim? Segundo o dicionário Aurélio de língua portuguesa “fim” significa: O que termina; extremidade no tempo e no espaço: o fim do ano; o fim de um livro.

Jesus está nos dando 3 apresentações de tempo neste texto de quando não será o fim (v.6) o princípio de dores (v.8) e de quando virá o fim (v.14)

Quando ainda não é o fim: O templo seria derrubado, haveria falsos cristos tentando enganar os escolhidos, guerras e rumores de guerras.

 Princípio de dores: nação contra nação, pestes, fome, terremotos, então os discípulos seriam perseguidos mortos, haverá muitos escândalos serão odiados, haverá muitas traições falsos profetas e diminuição do amor culminando com o aumento da iniqüidade.

Quando o fim vem: o evangelho será pregado até os confins da terra

Jesus está nos apresentando aqui uma perspectiva quanto ao fim que é inevitável, contudo a ênfase de Jesus para seus discípulos não é sobre o que está para acontecer o como acontecerá para o fim, à ênfase é a respeito dos que persevera estes vão levar o evangelho anunciando por meio de sua perseverança. (2 Coríntios 5.17) Para este não só está sendo anunciada a salvação, mas estamos vislumbrando um novo começo. Para os que perseveram, não há fim, pois eles vivem um novo começo.

O que estamos pensando é sobre o que fica para os que não alcançam salvação, para estes o fim vem, e o que está preparado para os que desfrutam da perseverança que leva a salvação, vive um novo começo todos os dias.

 

*      Um novo começo aponta para o fim de 03 coisas em nossas vidas

Ø  (Apocalipse 21.4) Fim da tristeza (Ele enxugará de seus olhos...). O mal do século atual é a tristeza, distúrbios de comportamento e bipolaridade estão em alta como a depressão que atinge 35% da população adulta em determinados lugares e é crescente o número de crianças deprimidas e triste.

Ø  (1 João 4.18) Fim do medo (o perfeito amor...). O texto apresenta que a iniqüidade aumentaria por esfriar o amor e entendemos que Deus é amor. O verdadeiro amor não só lança fora o medo como nos aperfeiçoa, ou seja, o verdadeiro amor nos faz permanecer com aquele que é Perfeito.

Ø  (Apocalipse 22.3a) Fim das maldições (ali nunca mais haverá maldições). O que temos vivido neste tempo é um tempo de maldições sendo propagadas pelas pessoas de modo muito comum. “palavras de maldições lançadas para crianças”; “quadro do Zorra total a pobreza bate em sua porta”; etc... 

*      Conclusão

O grande segredo para os que perseveram é que não precisam esperar o fim para experimentar coisas novas ou viver um novo começo porque para nós não existe fim. Quando nos encontramos com Jesus experimentamos imediatamente uma nova vida, nascemos de novo, e não vemos o fim porque agora não sou mais eu que vivo, mas cristo vive em mim.

 

*      Apelo

Você precisa deixar Jesus viver em você par que você experimente um novo começo.




*      Para Célula
A promessa para os que perseveram, ou seja, para os que vencem é de herdar com ele todas as coisas.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”
Apocalipse 21.7

Amados, levemos discípulos de sua célula a entender a necessidade de vivermos como herdeiros do Reino que nos foi preparado desde a fundação do mundo. Quando entendemos que somos herdeiros que desfrutamos deste reino agora entendemos que estamos vivendo um novo começo a cada dia, pois estamos descobrindo e experimentando as riquezas do reino.

Ser herdeiro significa ter não somente os frutos que o reino nos oferece, mas, viver como alguém digno do reino.
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.”
2 Coríntios 3.2

Aproveite o momento em sua célula e convide os amados que lá estiverem a se tornarem parte deste reino recebendo o Rei em seus corações e a viverem um novo começo.

Shalom!!

Pr. Rodrigo de Almeida
tel. 97537773

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

“Desfrutando de Abundância”

Texto base: João 10.10

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

Abundância, do Grego Perissos é igual superabundância, excessivo, transbordante, excedente, além do mais, mais do que suficiente, profuso, extraordinário, acima do comum, mais do que suficiente.



Existem duas famílias que tiveram oportunidade de desfrutar de abundância:

1. Família de Eli o Sacerdote (1 Samuel 12 – 17).



Os filhos de Eli Hofni e Finéias eram perversos e tinham práticas que profanavam o santuário e seu pai Eli estava ciente de suas praticam e não os corrigia nem os afastava do serviço do santuário. (Ler Oséias 8.7) Eles plantaram perversidade e desonra e colheram uma grande tragédia.

Obs.: Nos dias do Sacerdote Eli e de seus filhos a arca de Deus foi tomada de Israel pelos filisteus permanecendo por 20 anos fora da terra de Israel.



2. Família de Obede – Edom ( 1 Crônicas 13.13 – 14).



Obede – Edom era filisteu e não estava debaixo da promessa de Israel e quando procurado por Davi que o solicita fazer repousar a arca em sua casa após uma tentativa frustrada de retorno, Obede – Edom não o recusa e com muito zelo e temor pela arca e pela presença de Deus aceita o pedido de Davi. Esta família poderia ter morrido por completo quando na verdade seu procedimento para com a presença da arca do Senhor fez de sua casa abençoada e experimentou abundância da parte de Deus.

Obs.: Nos dias de Obede – Edom a arca volta para Israel.



Pr. Hélio da Rocha Netto

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Qual a verdadeira imagem de Jesus?

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
*      Introdução
Existem no mundo muitos aspectos que são apresentados como a verdadeira aparência de Jesus ou sua provável aparência. Imagens que tipificam desde muito cedo em nossa mente qual seria o rosto de Jesus, pois desde pequenos somos ensinados a idealizar segundo tradições como seria o rosto de Jesus. Essas imagens são muito difundidas pela igreja Católica Romana e algumas crenças adotaram as mesmas imagens. Estas são baseadas no Sudário de Turim que segundo a tradição Católica envolveu o corpo de Jesus em seu sepultamento tendo então mantido nele gravado o que se dá por entender como o rosto de Jesus.
Mas com quem Jesus se parece afinal? Ora o texto que lemos diz que Jesus se pareceu humanamente com homens simples do seu tempo, não havendo nele forma ou formosura (Isaías 53.2). Vamos ver como Jesus se pareceu conosco enquanto homem:

1.)    Jesus Teve Fome (Marcos 11.12)
“E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome”
2.)    Jesus Adormeceu (Lucas 8.23)
“E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.”
3.)    Jesus foi a festas (João 2.2)
“E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas”
4.)    Jesus se irritou, indignou e aborreceu (Lucas 19.45)
“E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,”
5.)    Jesus chorou (João 11.35)
“Jesus chorou”
6.)    Jesus Amou (João 13.1)
“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

*      Jesus se apresentou como homem tendo os mesmos sentimentos que nós temos. Jesus parecia com o homem. Jesus parecia comigo e contigo.
*      Para que Jesus se pareceu comoigo e contigo : Ler Hebreus 4.15 e Filipenses 2. 9 – 11
*    Ele se manifestou e se ezsvaziou de si mesmo para que livres de pecados podessemos nos precer com ELe (Romanos 8.17)




Apelo
A única forma de nos parecermos com Jesus assim como Ele buscou parecer conosco é com base na aliança se pecados feita em seu sangue.

Para Célula
                Enfatize com seus discípulos sobre a importância de nos parecer com Jesus apresentando como Jesus foi tentado sendo Deus em Mateus 4.1. Aplique ao coração dos discípulos a necessidades de darmos passos rumo ao crescimento do Evangelho e do Reino de Deus enfrentado as dificuldades e vencendo as tentações que buscam nos fazer parar no ministério e na caminhada e as necessidades e/ situações que o mundo nos apresenta para que nos afastemos da vontade de Deus que é que sejamos com Jesus Glorificados.
Deus vos conceda Graça, Paz e misericórdia.
Profetizo em nome de Jesus a todos que sobre ti há uma unção de conquista, consolidação e multiplicação para investimento no Reino de Deus preparado para os lavados e remidos desde a fundação do mundo.
Shalom

Pr. Rodrigo de Almeida