terça-feira, 30 de novembro de 2010

Enem da Vida




Existem muitas situações e provas que temos que fazer na vida. Muitas das respostas desta provas são múltiplas escolhas ou apenas duas escolhas. Mas o fato é que sempre temos escolhas nestas provas.


A escolha que fazemos hoje em muitas provas reflete, muitas vezes, nossa vida por toda a eternidade. Há muitas escolhas que conduzem a caminhos aparentemente bons mas na verdade, seu fim não é o melhor.

O fato é que em inúmeros casos, só descobrimos o resultado errado de nossa escolhas, quando estamos no meio ou no fim do caminho e não temos mais como voltar.

Precisamos aprender a marcar a questão certa nas opções que temos na vida para não nos arrependermos ou descobrirmos que já é "tarde demais".

Então seguem as dicas do "ENEM DA VIDA", das questões que você não pode errar:

1. NÃO LEVAR A SÉRIO A LEI DA SEMEADURA. (Gl 6:7)
A) Semear é opcional, colher é obrigatório.
B) Tudo na vida é uma questão de semeadura.
C) Quem semeia honra colhe longevidade.
D) Palavras são sementes que lançamos no solo do coração da pessoas.

2. DAR MAIS VALOR À APARÊNCIA FÍSICA, DO QUE PARA A BELEZA DO CARÁTER. (1 Pe 3:2-4)
A) Não basta ter casca, mas não ter conteúdo.
B) Não basta ser aplaudido pelos homens, e não ser aprovado por Deus.
C) Quem você é, é mais importante do que aquilo que você faz.
D) Talento é um dom, caráter uma escolha.

3. NÃO PROTEGER A ÁREA DA SUA VIDA QUE É MAIS VULNERÁVEL AO PECADO. (Mt 26:41)
A) Sansão terminou sua vida de forma trágica, porque brincou onde não deveria brincar. Sansão flertou com o pecado, brincou com a tentação.
B) Ele não protegeu seu ponto fraco.
C) Qual é o seu ponto fraco, comer demais, falar demais, o sexo ilícito, o temperamento, a Ira, o dinheiro, a pornografia etc…?

4. NÃO TER COMPROMISSO COM UMA LISTA DE PRIORIDADES ORDENADAS. (Mt 6:33)
A) O que deve vir em primeiro lugar na vida de alguém que nasceu de novo, que serve ao Senhor?
B) Diz a Palavra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus…”

5. NÃO INVESTIR NO SEU FUTURO.(Lucas 14:28)
A) Quem pensa só no momento, amanhã sofrera com a dor do arrependimento.
B) Planejar significa pensar antecipadamente.
C) Quem investe no seu futuro, tem visão, sabe aonde quer chegar, tem objetivos na vida.
D) Disse Jesus - (Lucas 14:28) - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

6. NÃO INVESTIR NO SEU CRESCIMENTO PESSOAL. (Provérbios 1:20) - A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
A) Quem escolhe a mediocridade, não se destaca e sua história nunca será contada.
B) Não há crescimento sem pré-disposição para as mudanças necessárias. ( Prov 2: 1-6)
C) Não há crescimento sem a dor da disciplina. Aceite a dor da disciplina para não chorar com a dor do arrependimento.
(Hebreus 12:6-8) - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

7. FAZER PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO. (1 Co 10:23)
A) Quem faz só porque todos estão fazendo, não tem opinião própria e nem personalidade.
B) Suas decisões revelam qual é o seu código de valores.
C) Seu código de valores revela a qualidade do seu caráter.
D) O jovem que tem um caráter cristão decide sempre com base em princípios, ainda que a maioria esteja fazendo, se é contra as escrituras ele não faz.

8. NÃO PERDOAR OS PAIS… (Mt 18:21,22)
A) Pais ausentes. (Nunca tem tempo para os filhos.)
B) Pais agressivos (Ele passou a cueca suja no rosto do filho. )
C) Pais que foram infiéis. (Ela pegou a mãe beijando outro na cozinha.)
D) Pais que abandonaram. (O pai foi embora, sem Dar satisfação à ninguém.)
E) Pais que são homossexuais. (A mãe abandonou o pai e foi morar com outra mulher.)
F) Pais que abusaram dos filhos física ou psicologicamente. (Com 7 anos ela foi abusada pelo pai.)
G) Pais alcoólatras – (Meu pai FICA irreconhecível quando chega embriagado.)
Quem não perdoa:
· Destrói a Ponte que um dia vai precisar usar.
· Desenvolve um câncer na alma.
· Nunca vai experimentar o milagre da transformação em sua Casa.
· Coloca-se debaixo da Ira de Deus.
· Não tem Paz.
· Abre uma brecha enorme na alma para a depressão.
· Não tem suas emoções conquistadas.
· Diz não para Deus e sim para o diabo.
· Vive como um prisioneiro dos sentimentos negativos.

9. SEMPRE TRANSFERIR A CULPA PARA ALGUÉM, NUNCA ASSUMINDO RESPONSABILIDADE. (Gn 3:10-13)
A) A sua vida é o resultado das escolhas que você faz.
B) Ninguém pode decidir por você.
C) Quando transferimos toda culpa para o diabo, não sentimos necessidade de mudar.
D) Não há mudança quando a pessoa não reconhece que precisa mudar.

10. NÃO TER PARCEIROS DE ORAÇÃO E NEM CONSELHEIROS(Líderes) .
A) Daniel, Ananias, Misael e Azarias eram parceiros de oração. (Dn 2:17,18)
B) Um conselho pode nos livrar do caminho da morte. (Pv 16:25; Pv.12:15; Pv 27:9).
C) A Bíblia diz que o cordão de três dobras não se quebra com facilidade. (Ec 4)

Jovem busque fazer as escolhas certas. Nossas atitudes refletem na eternidade e sempre colhemos o que plantamos. Escolha o caminho que leva a Deus, o caminho de uma vida abundante e com propósito.

Autor: Pr Josué Gonçalves

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEJA UM VALENTE

Texto Base:
II Samuel 23.9-10
(9) Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, (10) mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. O Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos.”
________________________________________
No final do Livro de II Samuel, fala sobre os três principais guerreiros de Davi, homem destemidos que lutavam como ninguém, homens que tinham muita coragem, homens que vibravam a cada batalha e a cada vitória, homens fiéis ao seu rei, seu rei Davi, homens que aprenderam e foram liderados por Davi e venceram várias batalhas com Davi.

Esses eram os três principais guerreiros de Davi: Jabesão (Josebe-Bassebete) o taquemonita; Eleazar, o aoíta e Samá, o hararita. E através desses três homens tiramos ensinamentos importantíssimos para as nossas vidas através de suas características, como por exemplo:

 Josebe-Bassebete (Jabesão)  O nome Josebe é uma variante do nome José, que significa “Aquele que Acrescenta”. E o nome Bassebete significa “Apaziguar”, Paz, Pacificar. Então Josebe-Bassebete significa: Aquele que acrescenta a paz. Com isso esse valente de Davi, aonde ele ia ele acrescentava a paz. Seja como esse valente de Davi, onde você colocar a planta dos seus pés, ali você acrescente paz!

 Eleazar  Significa Deus Ajudou. Uma característica de um valente é crer que onde ele for para guerrear ou não, independente do local onde ele estiver e da situação que esteja passando ele tem a certeza que Deus irá lhe ajudar. Seja como esse valente de Davi, creia que onde você colocar a planta dos seus pés, ali Deus te ajudará.

 Samá  Significa Deus ouve. Uma característica desse valente era que ele defendia tudo o que era seu, tudo o que vinha a sua mão, com muita confiança e certeza da vitória, pois ele sabia que Deus sempre o ouvia. Seja como esse valente de Davi, creia e defenda tudo o que é seu e tudo o que Deus te deu, pois Deus te ouve.

Todos esses três valentes têm suas marcas próprias. Porque todo valente é reconhecido e tem uma marca. Todos aqueles que se destacam têm um sinal em sua vida. Porque todos os valentes são chamados para conquistar e nunca se intimidam, nunca desistem, nunca abandonam o seu Rei. Mesmos que parece difícil, mesmo que seja impossível, mesmo que sejam muitos contra a sua vida, mesmo que você esteja vendo a morte de perto, não recue, lembre você é um valente, e o valente não desistem, não desista diante do inimigo, não fuja, porque ao seu lado, quem peleja ao seu favor é o SANTO DE ISRAEL, o Deus CRIADOR DE TODAS AS COISAS, o SENHOR DOS EXÉRCITOS.

Mas hoje nós iremos falar apenas de um desses três valentes, iremos falar apenas de Eleazar. Esse homem servirá de exemplo para tantas coisas em nossas vidas, e veremos também como esse homem foi um verdadeiro discípulo.

Vamos ler o que diz em II Samuel 23.9-10: “(9) Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, (10) mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. O Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos.”

Na vida de Eleazar encontramos características fundamentais para que um relacionamento de discipulado aconteça de forma saudável e correta. Podemos citar que olhando para esses versículos que acabamos de ler várias características que Eleazar tinha e que servem para a SIBATA nesta manha. Potencial, Ensinável, Automotivado, Orientado por objetivos, Fiel, Perseverante, Responsável, Compromissado e etc. Entre tantas outras características podemos tirar desses versículos.

Mas vamos dividir esses dois versículos em 4 pontos, para que possamos entender bem a importância desse texto para as nossas vidas e para o relacionamento de discipulado.

1º Ponto: “...Ele era um dos três principais guerreiros...”
Eleazar serviu sem reservas, com comprometimento, era um grande guerreiro.
Eleazar não nasceu já sendo um grande guerreiro, mas desde novo Eleazar treinou para isso, horas e mais horas, dias e mais dias, anos e mais anos, treinando. E não só treinando, mais também sendo treinado.
Eleazar tinha um potencial e esse potencial foi posto em prática, e isso fez dele um dos três principais de Davi.
Eleazar era um homem que tinha certeza do que queria para a sua vida, e isso fazia dele um homem que honrava a posição que ele tinha diante de Davi.
Um dos motivos que fizeram se tornar um dos três principais valentes de Davi, é que Eleazar era ensinável, ele tinha compromisso.

2º Ponto: “...e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, mas ele manteve a sua posição”
Eleazar foi um homem de extrema fidelidade, Pas-Damim segundo fontes geográficas, ficava próximo ao local onde Davi derrotou Golias, e no original hebraico diz que os filisteus desceram do monte para o vale e os soldados israelitas fugiram para o outro lado, ficando apenas duas pessoas no vale o rei Davi e Eleazar.
Que tremendo irmãos, Eleazar preferiu ficar ao lado do seu rei, do que fugir como os outros, ele não deixou Davi sozinho. Ele poderia ter fugido junto com os outros, mas ele ficou e sua posição. Mesmo com todos fugindo, com todos desistindo, mesmo vendo a quantidade de inimigos vindo em sua direção, Eleazar permaneceu.
Eleazar era um homem orientado por objetivos, o objetivo de Eleazar era lutar e Eleazar lutou, defendendo o seu rei sozinho, expondo a sal própria vida. Mesmo Eleazar vendo a morte de perto ele lutou pelo seu rei.
Eleazar sabia qual era o seu chamada, e ele o cumpria. Talvez irmão, agora nós entendemos os motivos que levam pessoas que tem uma boa casa, uma vida estruturada, um bom emprego. Largar tudo, ir tirar o seu passaporte e de sua família e embarcar para China, Índia, Sudão, Argélia, ir para os outros países da Janela 10/40.
Ir para lugares onde para o cristão o risco de morte é altíssimo, e nós muitas vezes achamos que essas pessoas são loucas por irem para lá, mas Eleazar nos ensina que essa atitude é a certeza e consciência do seu chamado. É estar em um lugar que mesmo que a morte esteja mais próximo do que imaginamos, mantemos a posição e lutamos e morremos se for preciso pelo nosso Rei. Isso é fidelidade, isso é ser fiel com quem sempre é fiel conosco.

3º Ponto: “...e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada...”
imagino Eleazar olhando para frente e vendo o exército filisteu descendo furiosos para a batalha, irmãos os filisteus tinham um “amor” gigantesco por Davi e por Israel, para os filisteus Israel cheirava mal.
Então Eleazar, vendo aquela situação, olha para os lados e não encontra ninguém. Eleazar era fiel, orientado por objetivos e principalmente ele era discípulo de Davi e isso quer dizer que Le sabia que se você ao contrário Davi não iria fugir.
Então imagino Eleazar falando as seguintes palavras: “Querido rei Davi, o senhor poderia dar alguns passos para traz.” — Após Davi chegar para traz. Eleazar deve ter pego seu bloquinho de anotações, foi lá na página da última batalha, conferiu quantos ele venceu e falou: “Chegou o grande dia, é hoje que eu bato o meu record...”
Pode puxar na sua memória a quantidade de inimigos que o Senhor concedeu que você derrubasse e creia que a partir de hoje você será um quebrador de records, porque o Senhor está contigo e nenhum inimigo é capaz de te parar, porque Deus já decretou a vitória na sua vida.
Você não vai fugir de diante dos inimigos, ele que irá fugir de diante de você, e por 7 caminhos eles voltaram.
Eleazar lutou com seus recursos, o texto diz que ele feriu os filisteus até a sua mãos grudar na espada, irmão e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada.
Irmãos isso quer dizer, todo o tempo destinado por Eleazar a aprender foi usado de tal forma nessa batalha, que o seu instrumento, a sua arma naquela hora se tornou uma extensão do seu braço. A espada e o braço de Eleazar se tornaram um.
Quando nós aprendemos a manusear as armas que o Senhor nos dá, nos tornamos guerreiros poderosos. E isso Eleazar via que Davi sabia fazer.

4º Ponto: “...e o Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava...”
irmão, Deus concedeu a vitória ao povo de Israel, através da vida daquele homem, que lutou sozinho. A vitória foi dada por Deus, nós nunca ganharemos nada sem o auxilia do Senhor Deus.
E essa vitória foi concedida através de Eleazar por meio dos recursos de Eleazar, ele lutou sozinho, pois tinha coragem, tinha habilidade com sua espada e tinha um objetivo traçado, lutar em favor sempre do rei, jamais fugir.
O exército depois que Eleazar terminou com a batalha, voltou apenas para saquear os mortos. O exército voltou pois eram homem até fortes e bons lutadores, mais não eram responsáveis, não aprenderam com seus líderes, não tinham compromisso e nem fidelidade, eram homens que não souberam ser discípulos.
Podiam até ter potencial, mas não eram ensináveis, não eram automtivados, não eram responsáveis e tinham como único objetivo se esconder e saquear os mortos.
Eleazar serviu sem reservas, não recuou diante do inimigo, atacou usando os seus recursos e foi um dos três principais discípulos (guerreiros) de Davi pois, o discipulador procura discípulos com potencial parecidos com os seus.
Lembram de Davi e Golias, Davi não recuou como o exército, Davi usou os seus recursos, Davi serviu sem reservas e Deus concedeu uma grande vitória para o povo de Israel por intermédio de Davi.
Devemos treinar nossos discípulos para que eles sempre estejam preparados para guerra, Eleazar não aprender a usar a espada naquela batalha, ele já sabia manusear muito bem sua espada, assim como Davi com a funda, eles se dedicaram.
E eu pergunto a vocês nessa manhã: Esperaremos os diabo se levantar contra nossas vidas e conta a vida de nossos discípulos, para depois treinarmos e treiná-los. Ou faremos um relacionamento de discipulado sincero, diante de Deus, querendo realmente formar pessoas preparadas para quando o inimigo se levantar e todos fugirem, nós e nossos discípulos continuarmos na mesma posição, não fugir, não voltar apenas para saquear os mortos, mas sim guerrear a favor do nosso Rei.

sábado, 20 de novembro de 2010

Derrubando fortalezas na Alma

As armas com as quais lutamos não são humanas ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2Coríntios 10. 4 – 5

*      Introdução
Existe um grupo de profissionais chamados restauradores. Esse grupo de profissionais tem uma missão complicada em seu trabalho, restaurar obras primas de artistas renomados. No Brasil a [ultima grande restauração de obras de arte foram concluídas no decorrer do ano de 2009, obras do mestre Aleijadinho e algumas expostas em igrejas de Minas Gerais em dezembro de 2009. A missão do restaurador não é apenas consertar uma obra de arte danificada, é trazer aquela obra ao original e manter o crédito da mesma ao seu criador. Além de trazer à obra a originalidade o restaurador tem objetivos maiores de fazer com que estas obras estejam seguras e mais vibrantes. Nós fomos criados como arte por Deus e fomos danificados pelo pecado que nos corroeu e alguns perderam até a identidade mediante a tantos danos. Jesus enviado a nós em forma de homem realizou a maior obra de restauração nunca vista antes devolvendo – nos ao nosso estado original nos levando de volta ao pai por um novo e vivo caminho (Hebreus 10.20a) e não só isso, fez mais seguros tornando – se Ele mesmo nosso Advogado (1João  2.1) e nos tornou mais vibrantes e revigorados dando – nos o seu Espírito (1João  4.13).
Como restaurados que somos, precisamos agora vencer fortalezas que estão situadas em nossa alma para que possamos desfrutar de plenitude em Cristo, pois Ele mesmo nos ajudar a vencer.
Certa mensagem que preguei dizia que Davi enfrentou 03 tipos de Adversários: O leão, o urso e o gigante, cada um deles aponta para um tipo de fortalezas que precisam ser vencidas, contudo, o urso e o leão Davi venceu com suas próprias mãos e apenas o gigante venceu na força do Senhor (1Samuel 17.34, 35 e 45). Da mesma maneira existem fortalezas em nossa lama que podemos enfrentar e vencer, pois Cristo já as derrotou por nós (Colossensses 2.15 – principados = governos / potestades = fortalezas).

*      Fortalezas a serem derrubadas

Ø  Fortalezas da Inconstância
A inconstância tem marcado o nosso tempo e o século 21. Nunca o número de projeto inacabado foi tão grande. Obras interminadas, faculdades não concluídas, casamentos que não são levados ao “até que a morte os separe”, vidas incompletas por causa da inconstância. Israel enfrentou o deserto e o exílio por conta da inconstância e isso se repete nos dias de hoje. Podemos observar hoje inconstâncias no que diz respeito, por exemplo, ao humor e aos sentimentos. Distúrbios depressivos e bipolares aumentam agressivamente. Mudanças de humor e de sentimentos hoje são como mudança de tempo, imprevisíveis. Existe um estudo chamado de “Perfis Psicológicos” que a psicologia moderna adota como fundamentais para as escolhas de carreira, trabalho, parceiro, sócio e até da modalidade esportiva. Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos. Esses perfis são: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático. Não desconsiderando a psicologia, mas esquecemos do perfil bíblico para nossas vidas descrito em Mateus 11.29 que é ser manso e humilde. A nossa apostila de curso de membresia diz que o coração é o vínculo da Alma e do espírito sendo a Alma a fonte da vontade e do intelecto, emoções e sentimentos (Mente) e o espírito comunhão com Deus, corações inconstantes interrompem essa ligação e ficamos distantes de Deus sem poder senti – LO (1Pedro 3.4), lembre – se que Jesus nos Restaurou para Ele.

Ø  Fortalezas da indecisão
A indecisão difere bastante da inconstância e não só no dicionário. Os inconstantes têm por hábito voltar atrás em suas decisões e em suas palavras e atitudes e nem sempre conseguem concluir o que começaram. Os indecisos nunca dão o passo seguinte, não vão adiante, não prosseguem. A indecisão tem transformado o nosso mundo em um verdadeiro “festfood”, por exemplo: “você entra no MC Donalds da vida e encontra uma fila razoável e não sabe que número você vai comer, o número 1 ou o número 3, e quando chega a sua vez você escolhe o número 1, após fazer seu pedido, você percebe que queria mesmo era o número três, mas não dá mais para voltar atrás porque o “fastfood” já ta com teu pedido pronto, porque você demorou a escolher, ou seja, as pressões chegam e não tomamos uma postura pensada e dirigida em Deus e de repente fazemos uma escolha que não era a melhor, porque estávamos indecisos e agora não dá para voltar atrás (Joel 3.14). Indecisões fazem pessoas não progredirem, as faz estagnar. A orientação que temos nos ensina a decidir (1Reis 18.21) a tomar uma posição diante da obra que Jesus fez em nós e por nós (Apocalipse 22.11)

*      Conclusão
Precisamos apossar – nos de tudo que Jesus conquistou na cruz por nós para que desfrutemos plenamente de suas riquezas (Efésios 3.16) e ter nossa mente / alma guardada nesses dias de batalha, nunca se esquecendo que é em nossa mente onde ocorrem as maiores batalhas e atentar na profundidade do que escreveu Davi diz no Salmo 140.7, pois nele encontramos três palavras importantes para derrubar as fortalezas da alma que são: Fortaleza – heb. Elote = guardado de Deus, seguro em Deus. 2° Cobrir – heb. Kasah = apagar um fogo até extingui – lo. Batalha heb. Krav = guerra e tem a mesma raiz de sacrifício – Korban. 
Então, lembre – se que o Senhor é a tua fortaleza a tua cobertura e quem guerreia a tua guerra.

*      Apelo
Talvez hoje você tenha entendido quantas vezes você quis tomar uma decisão ao lado de Jesus e voltou a trás, ou quantas vezes você ficou indeciso sem saber se era de fato o tempo oportuno para isso. Eu quero declarar que hoje é o dia e este é o tempo para sua vida. Em Cristo Jesus eu te convido a deixar a inconstância e a indecisão e desfrutar de todas as suas riquezas e do poder do Espírito Santo.


Pr. Rodrigo de Almeida

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estudo para células parte 2

Palavra da célula mês de Novembro – 10-11-2010

CONFLITO É UM ASSUNTO SÉRIO

Texto Básico: Mt 18:15-17

Quando pensamos resolver conflitos é importante buscarmos a direção de Deus. Às vezes as coisas se complicam, porque determinamos que somos capazes sozinhos. Cabe lembrar que tudo se torna mais fácil quando deixamos nas mãos de Deus que é Onipotente.
O texto apresentado em Mt. 18. 15-17 nos apresenta princípios infalíveis, observe:

1. O princípio do, a sós, para resolver conflito entre as pessoas é fundamental – v.15
 Peça para os membros de sua célula fale sobre a importância de ouvir primeiro.
 Depois de ouvirmos, o que e como devemos falar á essa pessoa?
 O que devemos evitar falar neste momento?
 Por que é importante irmos ao encontro de um irmão com quem temos um conflito?

2. O princípio de levar uma ou duas pessoas. – v.16
 Quais os cuidados necessários na escolha dessas pessoas?
 Qual a diferença entre fatos que vemos e os que apenas ouvimos?
 Em Mt 5:21-23 diz que se eu pequei contra alguém devo tomar a iniciativa, neste texto diz que se alguém pecou contra mim devo tomar a iniciativa também. Por quê?

3. Qual a importância de aplicarmos I Co 13:4-7 neste processo?
 Faz alguma diferença se a pessoa é da nossa igreja ou é de outra igreja?
 O passo de ir falar com a pessoa faz diferença se ela pecou ou simplesmente errou?
 Quando devemos nos importar em resolver algum incidente ou simplesmente suportar?

Conclusão: Devemos levar a sério esta questão de resolvermos conflitos. Não devemos brincar com o pecado porque ele não brinca com a gente.

Estudo para células parte 1

Palavra da célula mês de Novembro – 03-11-2010

CONTROLANDO A RAIVA E BUSCANDO A RECONCILIAÇÃO.
 Texto Básico - Mt 5:21-26

Ficar com raiva não é pecado, mas ferir alguém na hora da raiva é. Ef 4:26
A palavra nos instrui que devemos cuidar do nosso coração acima de qualquer outra coisa, pois dele procedem às saídas da vida. Pv 4:26
A boca fala do que o coração está cheio Lc 6:45
O coração é enganoso e perverso Jr17: 9.

Este texto nos ensina alguns princípios muito importantes para resolvermos conflitos.

a) Controle suas emoções – lembre-se a temperança (domínio próprio) é fruto do Espírito (Gl. 5.23)
b) Controle suas palavras;

c) Não esqueça o valor das pessoas;

d) Não fique esperando que a pessoa venha até você para resolver o conflito;

e) Evite a procrastinação (adiamento) e resolva conflito o quanto antes;

f) Não esqueça. Paz com Deus quer dizer também paz com o próximo;

h) Procure resolver os conflitos antes de tomar outras medidas.

Você pode responder as perguntas abaixo?

·          O que é mais difícil para você: controlar as suas emoções ou suas palavras?
·          O verso 22 fala de algumas formas de ferir alguém, poderia citar algumas?
·          Fale sobre alguns princípios sugeridos neste texto quanto a resolver conflito.
·         Quem foi à última pessoa com quem você brigou?
·         Você precisa pedir perdão ou reconciliar-se com alguém?

Concluindo:
Terminamos este estudo pedindo que você reflita bem sobre a sua vida e avalie os conflitos e dilemas e, quem sabe, não seria hoje, o tempo de encerrar com eles. Se você entender  que sim eu desejo te encorajar a orar pedindo a Deus, O Nosso Pai, para te dar capacidade e ajudá-lo ou ajudá-la a mudar o rumo das coisas.
                       Deus te abençoe.


(Adaptado com autorização da Igreja Batista Shalon de Curitiba)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OBRAS OU FRUTO? QUAL É SUA ESCOLHA?

Texto Base: Gálatas 5: 19-22

Introdução

Antes de entrarmos na mensagem propriamente dita, precisamos entender o que são obras, e o que é fruto.

Obra é algo que o homem produz para si mesmo.

Fruto é algo produzido por um poder que ele não possui.

Isto quer dizer que o homem pode produzir o mal por si só, com bastante facilidade, e não pode deixar de fazê-lo; a bondade, no entanto, tem que ser produzida para ele por um poder que não é seu.

É importante notarmos que Paulo é um defensor da Tricotomia: (sôma, psichê, pneuma), isso fica evidenciado no texto de: 1 Tessalonicenses 5:23 (E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo).

Então porque Paulo não diz: obras do corpo, ou obra da alma?

Em muitas ocasiões na Bíblia nós podemos notar Paulo falando sobre corpo, propriamente dito, eis alguns textos:

 Corpo que é destinado à morte (Rm 7:24)

 Corpo morto por causa do pecado (Rm 8:10)

 Corpo deve ser escravizado (1 Cor 9:27)

Nestes textos o corpo é visto como a parte do homem que, é destinada a morte e decadência. Mas Paulo nunca subtende que o corpo é incurável, e que não serve para nada a não ser para destruição. Pelo contrário ele pode ser redimido, transformado para glorificar a Deus.

Fica bem claro que para Paulo o corpo não é essencialmente mau. Na sua natureza, morrerá. Mas tem potencialidades tremendas para o bem, e para o mal (2 Cor 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal), dependendo se é dominado pelo pecado, ou dedicado a Deus. Para Paulo o corpo em si mesmo é neutro. A direção que seguirá depende da força que o controla, para o bem ou para o mal. Partindo deste princípio, qual direção você tem escolhido seguir: da carne ou do espírito?

Entendendo a “sarx”

Mergulhando na exegêse do texto a palavra no original que Paulo usa para descrever carne é: “sarx”, esta é umas das palavras características de Paulo que percorre suas cartas especialmente Romanos, Gálatas e Coríntios, essa é uma palavra para a qual não temos uma tradução adequada, uma palavra cujo significado não pode ser definido com nitidez e simplicidade, mas representa certos fatos da situação humana que fazem parte da experiência de todos os homens.

A característica principal desta palavra é que: a sarx é a inimiga mortal do pneuma. O conflito na alma é exatamente entre a carne, para usar a tradução comum da palavra, e o espírito. “Estes” diz Paulo, “são opostos entre si” (Gl 5:17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis). Estas são as duas forças opostas dentro da existência humana.

A carne é a grande inimiga da vida cristã. Vemos a sarx atuando na vida do homem, onde sabe o que deve fazer , mas é totalmente incapaz de fazê-lo. Na carne não habita nada de bom (Rm 8:3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne). É exatamente aqui que vemos porque Paulo usa a palavra carne e não corpo. O corpo pode se tronar instrumento para louvor e glória de Deus, a carne não. O corpo pode ser purificado, e até mesmo glorificado; a carne deve ser eliminada. É com a carne que o homem serve a lei do pecado (Rm 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado). A carne não pode agradar a Deus (Rm 8:8 – Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus).

Pior do que isso a carne é na sua essência hostil a Deus. Os ciúmes, as contendas e amargura são a prova de que o homem e toda a sociedade tem vivido na carne (1 Cor 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?).

Até quando pagaremos um preço alto por vivermos segundo a carne? Vemos em vários textos da Palavra o quanto isso é nocivo a cada um de nós.

Entendendo o “pneuma”

O espírito é o que torna o homem diferente da criação animal. O pneuma é o elo entre Deus e o homem; é através do espírito que Deus pode falar ao homem e que o homem pode ter comunhão com Deus.

Partindo desse princípio bíblico Paulo tem duas palavras que frequentemente ele usa em conexão com Espírito.

 Arrabõn- (2 Cor 1:22; 5:5; Ef 1:14). Esta é uma palavra do mundo dos negócios e comércio. Sempre que existia uma transação comercial que envolvesse compra e venda era usado o arrabõn, ele era um pagamento adiantado de uma parte do preço, como garantia que no tempo devido, a divída inteira seria liquidada. O dom do Espírito Santo é, portanto, um antegozo da plenitude da vida que o cristão viverá um dia na presença de Deus, um antegozo da vida do próprio Deus, e um penhor, uma garantia de que, um dia, Deus cumprirá a promessa e capacitará o cristão a ingressar nesta vida. Portanto aquele que está no Espírito tem a própria vida dentro de si.



 Sfragizein- que significa selar. Paulo fala repetidas vezes do cristão sendo selado pelo Espírito Santo, ou com Espírito Santo (2 Cor 1:22; Ef 1:13; 4:30). No mundo comercial antigo um selo era usado de modo bem semelhante à marca registrada de nossos dias. Era o sinal da propriedade, ou a prova de que determinado produto pertencia a determinado homem ou firma. Isto significa que a posse do Espírito Santo é a garantia que determinado homem pertence a Deus. Se um homem tem o Espírito, a vida dele é o produto da obra de Deus.

Podemos chegar a conclusão que para Paulo o espírito do homem é o Cristo ressurreto que habita nele. O espírito do homem é aquela parte que tem afinidade com Deus, e que, portanto lhe dá a comunhão com o Senhor e o poder para obter a vitória no conflito contra a carne.

Há uma grande diferença para os que vivem as obras da carne para os que andam segundo o Espírito. Temos de forma clara em alguns textos esta verdade.

 Gl 5:16 – “Andai no Espírito, e jamais satisfareis a concupiscência da carne”

 Gl 5:24 – “E os que são de Cristo Jesus crucificaram, a carne com suas paixões, e concupiscência”.

Conclusão

Sabemos mediante o que a Bíblia nos ensina em 2 Cor 5:10; que todos nós um dia chegaremos a presença de Deus para prestarmos conta de tudo quanto realizamos nesta Terra, qual semente você tem plantado? A do bem ou do mal? Deus está pronto para te dar uma sentença favorável: “Vinde, benditos, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” . Mas para que esta sentença seja liberada em seu favor você precisará mostrar ou viver neste mundo uma vida pautada pelo fruto do Espírito, se não for assim lamento em te informar que você ouvirá: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Pois a bíblia nos ensina em Gl 6:8 – “Aquele que semeia para sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna”.

Que você hoje escolha viver uma vida de gozo no céu ao lado de Cristo, que foi o que ele preparou para cada um de nós.

Deus te abençoe, abundantemente.

Bacharel Daniel Almada
Líder da Rede de Homens