quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

“Pai de Multidões.”
E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandemente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: será o pai de multidões; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandemente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
Gênesis 17.2 – 6

*      Introdução
Quando pensamos em Abraão pensamos num homem próspero em todos os seus caminhos (Genesis 24.1). É necessário entendermos a amplitude da vida deste homem chamado amigo de Deus. Seu nome originalmente era Abrão que comumente é interpretado por “pai de filhos” segundo o dicionário Strong o significado literal é “pai exaltado”. Este quando chamado por Deus para sair de sua casa e de sua parentela a ir para uma terra que ele não conhecia, sai de Ur dos caldeus para formar a partir dele uma grande nação e tinha seu nome uma promessa como pai de filhos, contudo aos 75 anos Abrão não tinha filhos (Gênesis 12.1 – 4). Abrão sai da terra com sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló e uma promessa, mais do que com uma promessa feita por um Deus que ele não conhecia, Ele sai com uma aliança ou um concerto. Durante toda narrativa bíblica podemos ver Deus fazer concertos, alianças estabelecidas com homens para que se perpetuasse a presença dele no meio da sua maior criação e mantivesse viva a chama do Espírito na humanidade, mas quando Deus chama a Abrão Ele o chama para por sobre ele o seu nome. Abrão se tornaria Pai de Multidões pela FÉ, mesma fé que nos alcança e faz com que o nome do Senhor repouse sobre nós (Apocalipse 3.12). O que precisamos entender é que Abraão para ser Pai de Multidões era necessário que em sua vida houvesse multiplicação. Contudo, a multiplicação nem sempre foi excelente na vida de Abraão. Portanto antes de compreendermos como nos tornar Pais de multidões será necessário entender a Multiplicação Sem Excelência e a Multiplicação Com Excelência    

*      1° Parte

Ø  Multiplicação Sem Excelência: Quando Abraão recebe a ele era da idade de 75 anos e os termos da aliança estava baseado em Abraão se tornar pai de nações. Mesmo Abraão sendo pai da fé, ele toma a primeira atitude para multiplicação levando consigo seu sobrinho Ló. Abraão precisava apenas levar consigo sua mulher para multiplicar e ter filhos, Ló era a garantida de perpetuar sua descendência caso ele não gerasse filhos. Mas o texto diz que houve contenda entre os pastores de Abraão e de Ló por conta da terra que se tornara pequena para ambos e também para cananeus e ferezeus que habitavam a terra (Gênesis 13.7 – 8). Abraão tem então uma grande lição: “A promessa de Deus não é divisível, mas é multiplicável.” Não havia possibilidade de dividir a promessa de Deus para sua vida com seu sobrinho, mas poderia ser multiplicado, então entendendo a palavra da promessa Abraão diz para que Ló escolhesse para onde desejava ir (Gênesis 13.9). No mesmo contexto quanto à promessa Sara também entende o que é multiplicar sem excelência e dá sua escrava por mulher a Abraão para que dele fosse grado a promessa (Gênesis 16.1 – 4), essa serva egípcia se torna objeto de zombaria para Sara. A Bíblia diz em Marcos 16.17 que os sinais seguem os que crêem, quando Deus faz um concerto ou aliança contigo te fazendo nele uma promessa você não precisa correr atrás da promessa, pois ela virá até você.

Ø  Multiplicação Com Excelência: Tendo entendido a palavra da promessa e o concerto de Deus Abraão passa então a ter convicção de que a multiplicação deveria ser excelente para estar debaixo do favor de Deus e passa a aguardar o tempo favorável para Multiplicar e se tornar Pai de Multidões. Em Gênesis 21.1 – 2 o tempo da multiplicação excelente se manifesta, já Abraão e Sara eram de idade avançada, mas o texto é pragmático* a dizer que o tempo era DETERMINADO, ou seja, um tempo favorável. “Deus tem um tempo favorável para minha e para tua vida debaixo da promessa e da aliança feita em Cristo Jesus.” Ainda confiando e entendendo a apalavra da promessa Abraão antes de morrer se firma na convicção do seu chamado para ser um Pai de Multidões e dá uma ordem a seu servo que busque uma esposa para seu filho Isaque em sua parentela (Gênesis 24.3 – 4), ele entendia que a promessa não pode ser contaminada para que haja excelência.

 

*      Aprendendo a multiplicar com excelência para se tornar PAI DE MULTIDÕES

Ø  É Necessário Conhecimento: Se desejamos nos tornar Pai de multidões, devemos ter conhecimento da nossa instrumentalidade para que Deus nos use em sua promessa (Êxodo 31.2 – 6).

Ø  É Necessário Disposição: A promessa de Deus é para aqueles que têm disposição de seguir em frente e desejam faze com excelência (Eclesiastes 9.10).

Ø  3°É Necessário Permanecer na Promessa: Quando multiplicamos sem excelência andamos fora da promessa assim como Abraão andou fora da promessa quando tentou o seu próprio caminho, mas precisamos estar debaixo da promessa (Gênesis 17.1).

Ø  É Necessário que haja Sacrifícios: quando entendemos a palavra da promessa de que seremos Pai de Multidões entendemos que a multiplicação acontece mesmo quando precisamos sacrificar a promessa (Gênesis 22.10 e 12).

O que acontece é que muitas vezes estamos sacrificando coisas tolas que não agradam a Deus por que estamos buscando o desejo do nosso coração e olhamos para coisas terrenas e nossa própria vontade, mas nisso não há excelência nem gera multidões. Israel fez assim no deserto escolhendo o caminho da promessa fizeram para si um bezerro de ouro trazendo para toda aquela geração morte e não multiplicação (Êxodo 32.1 e 4).   

 

*      Conclusão

Precisamos nos portar como Pai de multidões, andando em excelência e sempre multiplicando, em nossa casa, em nossa família, no trabalho e etc. Este é um ano de Multiplicação com Excelência que vai te fazer pai de multidões. 

 

*OBS: Pragmático = que tem motivações relacionadas com a ação ou com a eficiência; que ou quem revela um sentido prático e sabe ou quer agir com eficácia.

 

 

 

Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida