sábado, 26 de março de 2011

Aprovados.
E, ainda que tivesse feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
João 12.37 e 43
*      Introdução
Sempre que penso em fatos que marcam a história me lembro de dois fatos que fizeram com que toda a minha vida se transformasse. O primeiro foi no ano de 1984 nas Olimpíadas de Los Angeles, quando a Suíça Gabriele Andersen Scheiss, uma maratonista que chega por último na maratona exausta e quase sem forças. Quem se lembra do nome da campeã daquele ano, ou ao menos de que país ela era? Outro fato que marcou minha vida foi o ocorrido em 1989 na Praça da Paz Celestial na China, quando em meio a uma revolta do povo contra o ditador Mao Tsé-Tung um jovem enfrenta 49 tanques de guerra, fazendo com que o primeiro tanque desligasse o motor mesmo tendo ordens para passar por cima de qualquer manifestante.

*      Texto Base João 12.37 e 43
Olhando para este texto que estamos meditando observo como Jesus havia credenciado seu ministério através do ensino revelado da Palavra nas sinagogas, através da mensagem de boas novas do amor, salvação e remissão, a mensagem do perdão e do arrependimento e dos milagres. Os sinais a que se refere o texto nos reporta a todas essas manifestações do poder de Jesus. O que nos chama a atenção é que ainda assim não creram nele e os que creram não manifestaram sua credulidade por medo de serem postos fora do contexto em que viviam e o texto nos diz: “amavam mais a glória dos homens (V.43)”. Esta glória que o texto se refere é exatamente a aprovação, aqueles que creram desejam ser aprovados em suas intenções pelos homens e não por Deus e por Jesus.
*      Precisamos entender que em nossa jornada muitas vezes estaremos em descrédito diante da sociedade por conta da nossa fé, por andarmos na contra – mão, por não vivermos a vida de modo comum deste mundo, segundo nós mesmos, mas segundo o Espírito Santo, porque amamos mais a glória de Deus do que a dos homens e buscamos aprovação do Todo - Poderoso. Quantos tem se corrompido e perdido a direção por que estão buscando se ambientar com a sociedade para não parecer um extraterrestre, ou um alienado, quantos tem deixado o caminho para não sair do grupinho. Para alcançar a aprovação e a glória de Deus é preciso credenciar sua vida como um filho de Deus.

*      Para credenciar sua vida é necessário:

1.      Nunca desistir – Somos constantemente convidados a deixar o caminho, a buscar outras direções a nos envolver com as coisas deste mundo, mas andar segundo este mundo não nos credencia, nos mata, porque o mundo anda segundo a inclinação da carne. Precisamos resistir fortemente e não olhar para trás, não desistir e assim iremos credenciar nossa vida como a maratonista que não desistiu e credenciou sua vida diante de toda uma geração, nós credenciaremos nossa vida diante de Deus e dos homens (E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. – Lucas 9.62)
2.      Estar dispostos a morrer – Quando penso em entregar a minha vida para que ela tenha crédito, penso em algo muito maior do que simplesmente morrer. Muitos têm morrido por causas que consideram nobre, ou religiosa, muitos tem entregado sua vida por aquilo que crêem como foi com o jovem na China, disposto a morrer por algo que cria. Precisamos entregar nossa vida totalmente a Cristo Jesus para que morramos para o mundo e Ele possa viver em nós. (Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. – Gálatas 2.20)
3.      Ser separado – “Separado” é igual a ser “Santo”. Ainda que o mundo te considere diferente ou estranho, que zombem da tua forma de viver ou do teu caráter, das coisas que te fazem diferentes, precisamos guardar a nossa vida em santidade, para que sejamos credenciados. “Santidade precisa ser desejada para ser alcançada”. A santidade é pior forma de agradar o mundo, mas a melhor para agradar a Deus (Porque está escrito: Sede Santos, porque Eu Sou Santo – 1Pedro 1.16)

*      Conclusão
Precisamos a cada dia buscar nos aperfeiçoar para que sejamos achados aprovados e declarar como disse o Apóstolo Paulo em Filipenses 3.12 e 14 (Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.)


Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida

sábado, 19 de março de 2011

Eu tenho uma Promessa.

Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel, e de Judá, diz o SENHOR; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão.
Jeremias 30.3
*      Introdução

Você já parou para pensar como o mundo está cheio de “tendências”. Não que seja errado gostar de algo que alguém está usando ou fazendo, mas sinto – me estranho a ver pessoas conduzindo suas vidas baseadas nas tendências. Olhamos ao nosso redor e vemos muitas coisas iguaiszinhas. Cores da estação, corte de cabelos, se um usa moicano, todo garotão usa, até mesmo quem não é mais garotão. SE a moda é roupinha apertadinha, toda garotinha usa e até quem não é tão garotinha assim. O caso é que as tendências fazem com que copiemos ou imitemos algo que alguém disse que era correto, algo que alguém disse que era moda ou bonito. As tendências se tornam um assunto tão sério que consideram até sexualidade uma tendência, ouvi no ano passado uma psicóloga dizer que o homossexualismo tenderia a crescer entre adolescentes e jovens por conta das pessoas que se assumiriam incentivando assim, aos mais jovens a aceitarem sua condição. As tendências são instrumentos para neutralizar a nossa mente e nos impedir de prosseguir ao alvo (Ex: de como é difícil escolher um corte de cabelo é mais fácil escolher o que todos usam). Quem tem uma PROMESSA nunca perde o alvo.” Porque a promessa não te deixa desviar a atenção com o que todos fazem ou o que as pessoas dizem, pois você sabe o que Deus falou e aquilo que Ele prometeu. “A PROMESSA AMPLIA SUA VISÃO E A SUA MENTE SE RENOVA.”  

*      Texto base Jeremias 30.3

No texto que nos em que estamos trabalhando traz uma palavra que é a motivação para existência do Livro do Profeta Jeremias. Este livro seria então um consolador para o povo de Israel que estava em cativeiro. A Palavra de Deus para Jeremias era: “... Escreve num livro todas as Palavras que te tenho dito... (V.2)”. Em seguida a Promessa vem em a Jeremias para ser transmitida ao povo, de que não somente os faria voltar da terra do seu cativeiro, como eles possuiriam a Terra que fora dada a seus pais. Interessante neste texto é o emprego do verbo possuir (possuirão) que é do Heb. Yarash – que segundo o dicionário Strong é: herdar, possuir definitivamente, apoderar – se de, ocupar.  Esse verbo é usado 250 vezes no AT sempre relacionado a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó e agora usada ao povo cativo de Israel e Judá para dizer que eles definitivamente herdaria e possuiriam a terra que foi jurada a seus pais. Essa promessa traz um alvo a Israel que não permitia que eles se esquecessem, não deixava que eles se misturassem com as tendências ou com a maneira de viver dos povos onde estavam cativos. Veja o que diz o Salmo 137.1 – 4. “VOCÊ TEM UMA PROMESSA?”

 

*      Quem tem uma PROMESSA nunca perde o vigor até alcança – la.

Ø  Josué 14.6, 10 e 11

Calebe tinha uma promessa e isso lhe deu vigor para conquistar a promessa. Mesmo tendo passados 45 anos o alvo de Calebe estava na Palavra de Deus dada por Moisés, isto tornava a promessa cada dia mais próximo. É como o otimista que diz que faltam apenas algumas horas para chegar sua vitória enquanto o pessimista diz que ainda faltam muitas horas para chegar sua vitória.

 

 

 

*      Quem vive sem PROMESSA morre sem esperança.

Ø  Josué 7.21

Acã, apesar de ser um líder em Israel desejou a capa babilônica mais do que a promessa de conquista da terra e isso o levou a morte e destruição de tudo o que era seu juntamente com sua família. Quem não tem uma promessa vive preso aos tesouros e riquezas visíveis e palpáveis porque não conseguem olhar o que está além.

 

“Jesus nos fez algumas promessas que quero compartilhar.”

 

     Jesus nos fez a promessa de acharmos vida n’Ele.

Ø  Mateus 16. 24 - 25

Para encontrarmos vida em Jesus é necessário carregarmos nossa cruz e nunca buscar as facilidades deste mundo, fugindo das suas tendências e de seus padrões, nos amoldando aos padrões que nos levam a PROMESSA.

     Jesus nos fez a promessa de sermos aperfeiçoados até o dia d’Ele.

Ø  Filipenses 1.6

Não somente ele nos faz uma Promessa e nos dá um Alvo como nos aperfeiçoa para alcançarmos o que Ele mesmo prometeu, sendo Ele mesmo quem começou a boa obra e aperfeiçoa até seu próprio dia.

     Jesus nos fez a promessa de voltar para nos buscar.

Ø  João 14.3

Muitos têm feito promessas por aí, mas somente em Jesus ao menos 300 profecias foram cumpridas dentre tantas cumpridas pela Palavra de Deus, isso é a garantia de que a promessa irá se cumprir. Ele voltará! E irá buscar todos os que não desistiram da Palavra da Promessa e não se desviaram do Alvo. Breve Vem Jesus!

 

 

*      Conclusão

Você precisa entender e declarar que por Cristo Jesus temos uma PROMESSA. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;” (Atos 13.32 – NVI 13.32 e 33). Se você já faz parte deste povo que tem uma promessa então declare: “EU TENHO UMA PROMESSA! EU SOU UM CONQUISTADOR (A)! EU SOU UM MULTIPLICADOR (A)! EU SOU RADICAL!

 

 

Shalom!

 

Pr. Rodrigo de Almeida

sexta-feira, 11 de março de 2011

Geração de Avivamento

Geração de Avivamento

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;
Amós 9.11
*    Introdução
Nos dias de Davi fora construído o segundo tabernáculo. O primeiro feito por Moisés era um a tenda móvel com três partes: O Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos, onde se colocava a Arca da Aliança e o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano para oferecer holocausto no chamado Yon Kippur que é o dia do perdão, nos relatos bíblicos veremos escrito Dia da Remissão, onde o povo encontrava perdão para seus pecados. A apresentação deste texto nos mostra uma profecia quanto a restauração do tabernáculo de Davi que foi o segundo, instalado na forma de uma grande tenda no pátio principal da cidade de Davi, hoje na parte sul da cidade velha de Jerusalém, fora dos atuais muros velhos construídos pelos Turcos, neste tabernáculo havia apenas a Arca da Aliança, não haviam utensílios como o feito por Moisés, não havia holocaustos, nem incenso, apenas adoração constante em turnos diários interruptos, cada levita no seu turno. A diferença mais marcante não estava na forma de apresentação do tabernáculo, mas na maneira em que as pessoas se achegavam a Arca, todos tinham acesso a Ela, ou seja, todos tinham acesso ao concerto a Aliança e sobre tudo a Presença de Deus. Davi coloca a Presença de Deus (Arca) numa posição de ser adorada por todos.
Quando pensamos sobre a restauração deste tabernáculo de Davi pensamos logo em avivamento porque o texto aponta para um mover de avivamento genuíno nos últimos dias e por quê? Porque o primeiro tabernáculo aponta para remissão, para o perdão do pecado, para obra redentora de Jesus na Cruz e para o sacrifício, já o segundo aponta para nós com acesso direto ao Santo dos Santos mediante a Jesus a Raiz de Davi onde o louvor precisa ser contínuo e onde somos Sacerdotes de uma Nova Aliança.      
*      Criando uma geração do Avivamento:
Ø  1° Passo: Ser um agente da Revolução
Hoje o que temos visto são pessoas praticando “REBELIÃO” e não a “REVOLUÇÃO”
Rebelião é: Resistência violenta contra os agentes da autoridade ou contra ordem de coisas estabelecidas; insurreição, revolta; insubmissão.
A Rebelião é praticada por pessoas incapazes de gerar avivamento. Absalão filho de Davi era alguém que praticava Rebelião (2Samuel 15.1 – 7 e 10).
Revolução é: Reforma; transformação, mudança completa; perturbação moral, perturbação, indignação; modificação de qualquer ramo do pensamento humano; náusea, nojo, repulsa.
A revolução é praticada por pessoas dispostas a viver o novo ou as boas novas de Cristo (Romanos 12.2).

Ø  2° Passo: Estar disposto a sacrificar
O avivamento é gerado por sacrifícios. Para que Jesus gerasse vida em abundância foi necessário doar sua vida em sacrifício. Que tipo de sacrifícios tem sido oferecido? Em Levítico 10.1 Nadabe e Abiú filhos de Arão oferecem incenso diante do altar e foram consumidos porque ofereceram fogo estranho. Ora o incensário era correto e o incenso também, o ofício era deles, mas o fogo foi produzido por eles mesmos e não era do altar, eles desejaram ter a mesma resposta que tiveram Moisés e Arão após sacrificar, mas foram consumidos porque seu fogo era estranho e seu sacrifício não procedia. Contudo um jovem rapaz sacrifica algo que lhe é fundamental para que vida seja gerada, mediante a impossibilidade dos discípulos em alimentarem uma multidão ele oferece tudo o que tem para que pessoas não morressem (João 9.6).

*      Conclusão
Avivamento é exatamente tornar a viver, é trazer sobre ossos secos a vida, é sacrificar o que temos de melhor para que a vida se manifeste; avivamento é doar sangue como Jesus doou, é oferecer o que há de melhor em sua vida para que muitos vivam; é transformar a nossa mente até o ponto de termos a mente de Cristo e revolucionarmos como Ele revolucionou.

Seja Radical, Revolucione, Sacrifique, Avive, seja Livre!

Pr. Rodrigo de Almeida.
Shalom!