sexta-feira, 10 de junho de 2011

Para Viver o Impossível

Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
Êxodo 33.18 – 23
*      Introdução
Nos dias de hoje é comum ver pessoas falando e cobrando sobre postura. Pedimos postura no casamento, medida postural dos deputados, cobramos uma postura mais austera da polícia, pedimos postura tática de nossos times em campo. Porque pessoas que adotam uma postura expõem o seu caráter diante de seus expectadores. O homem segundo ciência evolucionária se classifica em de duas formas basilares: O HOMOSAPIENS, tida como última classificação evolucionária do homem, dada por sua capacidade de pensar, raciocinar (SAPIENS de Sapiência = raciocínio) e a penúltima classificação seria a de HOMOHERECTUS, dada por sua postura em pé; de fato o homem, segundo a ciência é o único animal que consegue estabelecer – se nesta postura herecta (digo segundo a ciência por que contexto o dito animal racional, pois sei que não o sou, sou imagem e semelhança de Deus). Pensando no que estamos a trabalhar nesse estudo, precisamos pensar que tipo de postura adotamos diante de Deus.
*      Texto Base Êxodo 33.18 – 23
Talvez este capítulo contenha um dos mais belos diálogos da bíblia. Para que possamos entender todo o contexto, no capítulo anterior o povo se corrompia no caso do bezerro de ouro enquanto Moisés está no monte, Moisés começa a interceder pelo povo já no capítulo 33 e o diálogo de Moisés com o Senhor Deus se revela pela intercessão. Deus responde a Moisés de uma forma dura e diz: “Sobe tu com este teu povo e eu enviarei um Anjo adiante de ti que livre a terra de seus moradores e a entregues em tuas mãos, não irei no meio de deste povo porque é povo obstinado para que te não consuma no caminho.”  Moisés pede a presença de Deus no meio do povo porque era isso que os fazia diferente dos outros povos pela presença de Deus, por serem separados. Deus atende a petição de Moisés. Ao entrarmos nos V.v 18 – 33 Moisés se expõe completamente diante do Santo e  pede para ver sua Glória. No original Hebraico Moisés pediu literalmente para sentir o peso da Glória de Deus. Era como pedir que o próprio Deus pese ou repousasse sobre Moisés. O que Moisés queria era contemplar a majestade da Glória de Deus como quem vê um amigo face a face. Deus então diz que ele não suportaria o que estava pedindo porque ninguém poderia ver sua face ou suportar a sua Glória sem ser consumido por tamanha Santidade nela revelada, certamente viria a morrer.
Moisés já havia experimentado coisas tremendas, ouvidos coisas grandes e firmes que não sabia. Moisés havia sido preservado em seu nascimento (Ex 2.2); Teve um encontro com Deus na sarça (Ex 3.2); foi usado por Deus para promover 10 pragas e a libertação de Israel do Egito (Ex 7 a 12.30); experimentou a nuvem e a coluna de fogo no deserto (Ex 14.19); o mar se abrir, Israel passar e os egípcios perecerem no mar (Ex 14.21 – 27); o maná, carne no deserto e águas se tornarem doces; Moisés sobe num monte fumegante, com relâmpagos, trovões e fogo (Ex 19).
Moisés em sua trajetória pode ver Deus fazer grandes coisas, grandes sinais em sua vida e através da sua vida, mas Moisés não estava satisfeito, ele queria ver a Glória de Deus, sentir o peso da Glória, sentir o próprio Deus pesando sobre sua vida, ainda que isso o levasse a morte. Você está disposto a viver o impossível ainda que isso leve você a morte?
A grande verdade de nossos dias é que estamos muito desejosos por sinais, queremos ver os milagres, queremos ver os céus se moverem, coisas extraordinárias acontecerem e não há nada de errado nisso, não há mal algum em ver milagres, em ver as coisas extraordinárias, o grande problema é que nos sentimos satisfeitos com isso, satisfeitos com os sinais. O mundo nos dias de Jesus pedia um sinal e Jesus disse: “Se não virdes sinais não crereis (Jo 4.48).” Em outro texto também diz Jesus: “Bem – Aventurado o que não viu e creu (Jo.20.29b).” Em nossos dias não é diferente, vemos muitos buscando sinais e o impossível para crer (Até a Coca- cola diz que com coca- cola zero você vive o impossível, dá para acreditar?). Veremos como é possível viver o impossível.     
*      Como Viver o Impossível

1.      Encontre vida através da morte.
Ø  Moisés entende que sua vida só tinha sentido se ele pudesse morrer e ver a Glória de Deus.
Ø  Jesus nos ensina o caminho. Quando perdemos nossa vida por amor d’Ele encontramos vida n’Ele.
Ø  Mateus 10.39
2.      Negue seus Interesses pela Vontade do Santo.
Ø  Moisés poderia pedir que Deus o separasse do povo e o levasse a terra, mas seu desejo pela presença da Glória valia a pena por em risco seu destino final. Que diferença fazia entrar ou não na terra: Moisés tinha a presença de Deus.
Ø  Jesus nos ensina o interesse correto. Negar – se pela vontade do Santo é carregar sua cruz.
Ø  Marcos 8.34
3.      Busque o que Dura para Eternidade
Ø  Moisés sabia que tudo o que já tinha vivido ficara para trás, ele precisava de algo que durasse para eternidade; A Glória de Deus e sua Presença.
Ø  Jesus foi abandonado por muitos após um discurso duro onde Ele diz que o povo só O buscava pelos milagres. Mas apenas Ele tinha Palavras de Vida Eterna.
Ø  João 6.68
*      Conclusão
Existe um lugar na fenda da rocha onde a bondade do Senhor está diante de ti e a Glória dele se manifesta livremente a ti e seu nome é proclamado diante de nós, a saber: Jesus, o Emanuel, Deus conosco, o Cristo do Deus Vivo (João 1.14)

*      Apelo
Se você deseja ver a Glória de Deus hoje basta confessar a Jesus com Senhor e Salvador e poderá vê – lo se manifestar poderosamente a ti como plena revelação de Deus para sua vida.


Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida