quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Será que temos ouvido a Deus?

Em Jeremias 33.1 lemos assim:

"E veio a palavra do SENHOR a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda..." 



No texto que lemos destaco para nossa meditação a expressão SEGUNDA VEZ, que se faz de muita valia para nós hoje. este text me leva a uma pergunta inicial e três verdades para que possamos compreender. A pergunta está exposta no título "será que temos ouvido a Deus?" Nos dias atuais e neste tempo corrente onde muitas vozes ecoam em nossos arraiais (1 Co 14.10) devemos nos perguntar se temos ouvido a voz de Deus ou se estamos ouvindo apenas a voz de homens. Pensando neste texto e em especial na parte grifada podemos entender que Jeremias sabia bem a voz que ouvia e a diferenciava de forma bem compreendida. Vamos entender o que este texto trás ao nosso entendimento com 03 verdade simples a cerca dele:

  1. Se Deus falou com Jeremias uma segunda vez é porque falou uma primeira anteriormente. Parece óbvio o que estamos falando mas pense comigo quanto a esta verdade, você fica falando com alguém que não te ouve? O que podemos entender a princípio é que Deus só falou com Jeremias uma segunda vez é porque  na primeira vez Jeremias o ouviu. Isso nos leva ao segundo pensamento;
  2. Se Jeremias o ouviu é porque o conhecia. Jeremias ouve Deus falando com ele uma segunda vez porque ele bem sabia identificar a voz de Deus. Vivemos um tempo onde pseudos - profetas tem se levantado e muitas pessoas tem falado "em nome do Senhor" e em alguns é difícil identificar a respeito de que Senhor estes tem falado, visto que não condiz suas palavras com a Palavra do Senhor. Jeremias identifica a voz do Senhor e o conhece e isso faz com que o Senhor se revele a ele um SEGUNDA VEZ. Pensando nisso chegamos a terceira verdade deste texto;
  3. Se Deus falou uma Segunda Vez é porque pretende continuar falando. A luz de tais verdades precisamos compreender uma última e não menos importante sobre os fatos. Primeiro Deus já havia falado, depois Deus fala novamente e agora Deus deseja continuar falando. O que faz esse afirmação do texto na expressão SEGUNDA VEZ ter um valor aplicativo para nós é o fato de que Deus ainda deseja falar outras vezes. Observe o exemplo de Samuel onde Deus o chamou três vezes ou de Ezequiel que foi tomado pela Mão do Senhor em visões várias vezes. Quando ouvimos ao Senhor e identificamos sua voz em meio a tantas vozes deste mundo e todas com significações, sabemos que outras vezes Ele irá nos chamar para falar conosco. Estaremos atentos a este chamamento de Deus para nós? Ouviremos sua voz uma segunda vez? Quando Ele falar saberemos que Ele está falando?

Devemos ouvir a voz do Senhor, contudo nos é necessário a ouvir como quem distingue a voz de seu Amado no meio de uma multidão, ou como a mãe que conhece o choro do seu filho no meio de outras crianças.É esta intimidade que permitirá que saibamos que Deus nos chama a falar conosco.
PORTANTO:

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. 
Oséias 6:3



Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!
Tel. 97537773