sábado, 21 de janeiro de 2012

O mundo na Igreja

Jo 17:15 “ Não peço que os tires do mundo , mas livres do mal”.

Precisamos estar atentos, pois a igreja do Senhor Jesus está mergulhada num sistema de mentalidade mundana o qual é o próprio mal desta era.

Dia das Mães


Origem : A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga , a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea , mãe dos Deuses.

Dia dos Namorados


Origem : Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus , conhecidos como protetores dos casais. As pessoas faziam um festa a estes deuses , agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam o nome das moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa.


Dia dos Pais


Origem : O dia dos pais tem sua origem na Babilônia há mais de 4000 anos. Um jovem chamado Elmesu moldou uma placa de argila e colocou sobre a placa uma homenagem ao seu pai desejando: sorte, saúde e voda longa.


O Costume do Parabéns nos aniversários


Origem : O costume de cantar parabéns nas celebrações de aniversário , nos tempos antigos , era para proteger o aniversariante de demônios e garantir a segurança no ano vindouro. Até o quarto século estas práticas eram rejeitadas pelo cristianismo. Acreditava-se também que as saudações tinham poder para o bem ou para o mal , pois a pessoa , neste dia , estava próxima ao mundo espiritual.


O Bolo redondo nos aniversários e velas acesas


Origem: O costume de acender velas nos bolos começou com o povo grego. Bolos redondos como a lua , iluminados com velas acesas eram colocados nos altares dos templos da deusa Artemis. As velas de aniversário , na crença popular , são dotadas de magia especial para atender pedidos.


sábado, 7 de janeiro de 2012

Vinho Novo, Odres Novos.

E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho. 
Lucas 5.37-39

*      Sobre o texto
O texto que estamos trabalhando nesse tempo é um texto dos mais belos e dos mais intrigantes proferidos por Jesus. Jesus, por mais uma vez ao ser interpelado quanto um assunto responde de modo atraente e profundo; mesmo que a resposta pareça complexa, a simplicidade de Jesus está exposta de modo natural e incomum. No texto que estamos comentando apresenta um questionamento feito por Fariseus e por uns discípulos de João Batista quanto ao Jejum, no qual Jesus responde com uma dupla parábola. O contexto geral deste capítulo 5 do livro de Lucas trata especialmente do chamamento dos discípulos e estende o tópico até o capítulo 6.16, sendo que o maior questionamento no contexto não é sobre jejuar ou não jejuar, mas na maneira que Jesus havia escolhido seus discípulos, ou até seus primeiros discípulos já que a lista final vem após um retiro de oração em Lucas 6.12 – 16.
O texto, tratando basicamente destes versículos, apresenta para nós o conteúdo da segunda parábola na qual Jesus diz que não se deve por remendo de pano novo em roupas velhas e nem se coloca vinho novo em odres velhos, porque a roupa velha se rasgará tornando maior a rotura e o odre velho se rompe e se derrama o vinho.  A primeira parte desta parábola Jesus aplica como o noivo e seus convidados, falando diretamente sobre o jejum. Nos versículos em questão, o que muitos interpretam é que Jesus estava dizendo que o judaísmo era o pano e vinho velho e que o cristianismo era o pano e vinho novo. De fato o que se fala está relacionado a uma novidade, mas não aplicada à religiosidade, mas ao propósito de Jesus em escolher seus discípulos.  O vinho novo não poderia ser colocado em odres velhos por um motivo simples; o odre que era feito de couro quando recebia o vinho novo, sendo ele novo também, dilatada por conta da fermentação do vinho novo e expande – se ao máximo, se colocado nele vinho novo outra vez ele se rompe por não suportar a expansão produzida pela fermentação do vinho novo. Portanto em odres velhos ou já usados se colocava vinho velho que não fermentaria e ambos seriam conservados. Frequentemente na Bíblia há a referência do vinho novo como mosto, que é o suco da uva não fermentado. Portanto no contexto dessas parábolas, Jesus não está enfatizando quanto à religião judaica e o cristianismo (até porque o Cristianismo só surge de fato após a morte de Jesus e sua ressurreição através da Grande Comissão de Mateus 28.19), mas está dizendo que seus discípulos deveriam ser pessoas com a capacidade de receber o Novo que estava por vir. 

*      Aplicação
Há uma aplicabilidade forte deste contexto para nossa vida e podemos ver que ela é muito aparente tanto biblicamente como na nossa vida cotidiana. Se observarmos a história de Israel veremos que suas vidas, apesar de ansiarem por ver o Deus de seus pais, o Deus de Israel agir em seu favor, eles não estavam prontos para receber o novo que seria trazido a seus corações e mente. Ao observar Êxodo 14.12 podemos ver que Israel desejava viver um tempo novo de restauração, mas seu coração e sua mente estavam ainda presos no passado. Outro exemplo vindo ainda de Israel é Êxodo 32.1, onde a questão aparente não está relacionada a servir aos deuses do Egito, até por não haver tal tipo de relato em que Israel os tenha servido, mas em não estar dispostos a servir ao Senhor do modo prescrito por Ele. Outro exemplo consta em Números 11.5 – 6 onde os desejos de Israel estavam voltados ao que comiam e bebiam de graça no Egito, passando até a desprezar o que Deus havia feito para sustentá-los e que nunca falhava: o maná.
Pense que quando enclausuramos nossa mente e coração impedindo que Deus se revele e nos traga o seu vinho novo, desejamos viver preso no passado, servindo como no passado e se alimentando do passado. Vivemos em alianças mal feitas e por isso não podemos assim como o vinho novo expandir e nos tornar melhores, porque nossos odres acabam se rompendo, é por isso que Jesus diz que quem vive a beber do vinho velho, não deseja o novo e diz que o velho é melhor (Lucas 5.39).

Deus tem um vinho novo para você neste tempo. Portanto é tempo de uma nova unção para sua vida, um tempo de crescimento e de renovação da sua mente e de seu coração, para isso é necessário que:

Ø  Viver como discípulo de Jesus
No texto paralelo de Mateus 9.17 Jesus afirma que “Ambos se conservam”. Só haverá vinho novo de Jesus quando desejarmos ser discípulos que guardam e vivem seus ensinamentos Ele estará em nós e nós estaremos nele, sendo conservados (João 15.10). Não podemos viver presos ao passado

Ø  Anular o Velho Homem
No texto paralelo de Marcos 2.22a Jesus diz que “tanto se perde o vinho como os odres.” Só pode haver um vinho novo quando não há desperdício. Quando Jesus Nos traz algo de sua parte não é para que desperdicemos com os conceitos e práticas do passado, vivendo uma vida como quando criamos que éramos ‘donos do nosso nariz’, servindo ao velho homem com o que nos convém, mas entendendo que fomos chamados a ser novas criaturas (Romanos 6.6). Não podemos servir ao Senhor como no passado.

Ø  Ansiar por mais
No texto de Lucas 5.39 NVI diz que ninguém que “experimenta o velho prefere o novo por que diz que o velho é melhor.” Só desejamos o que nos alimentava e nutria no passado por que não precisamos nos preocupar em desfrutar e experimentar coisas novas, desta forma alimentando sempre a carne e seus desejos por já havermos nos acostumado com aquele “tempero.” Devemos desejar mais para que não desejemos apenas o que já conhecemos. Só haverá um vinho novo, fresco, constante e abundante quando nosso desejo for se alimentar deste novo de Deus, quando ansiarmos por mais (João 4.34). Não devemos nos alimentar do Passado.

*      Conclusão
Deus tem um vinho novo para os que do passado não querem viver presos, nem servir ou se alimentar dele. Há um Vinho Novo (que é o próprio Jesus) a ser posto em Odres Novos (que somos Nós) que vivemos como discípulos, anulando o velho homem e ansiando por mais de Deus.


Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!