terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Qual a sua Geração?!


De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.
Mateus 1.17
 *      Introdução
Quanto tempo dura uma geração? Para alguns estudiosos em antropologia, uma geração dura entre 20 e 25 anos. Estudos recentes apontam que uma geração pode durar em torno de 10 anos e se considerarmos a revolução tecnológica a quem diga que pela capacidade de amadurecimento da juventude e das crianças por conta ao acesso a informação, uma geração pode ser construída em apenas 6 anos. Fico pensando nas gerações mais famosas do Brasil e algumas delas marcaram profundamente nossa história como, por Exemplo, a Geração dos Festivais. Muitos irão lembrar uma música de Jair Rodriguez: “deixe que digam que pensem que falem, eu não estou fazendo nada e você também...” Essa geração também chamada de geração Tropicália, foi marcada por um avanço da sociedade na política. Também chegou a Geração da Jovem Guarda, essa geração lembra: “Splish splash fez o beijo que eu dei, nela dentro do cinema... de Roberto Carlos.” Essa geração ficou marcada pelo romantismo e pelo exercício da liberdade de expressão que a geração anterior alcançou, um pouco de paz e amor estava no ar. Depois disso veio a Geração Coca-Cola e claro que nos vem à memória: “quando nascemos fomos programados pra receber o que vocês... geração coca-cola... da Legião Urbana.” Essa geração também conhecida por rebeldes sem causa onde o importante era reclamar e muito se ganhou no braço, na força e nos movimentos estudantis. No âmbito mundial encontramos a Geração X que está relacionada a era do informática, quando surgirão os vídeo – games e o computador e mais recentemente a Geração Y que é a geração digitalizada, da net rápida e das redes sociais, do mundo globalizado e da rapidez dos contatos. A ênfase que quero focar neste momento é que cada geração carrega sua característica, sua marca que influencia o pensamento e as atitudes desta geração. Para que uma geração nasça a geração anterior precisa morrer. Há um texto interessante que mostra a Ação de Deus em Relação a uma geração perversa que consta em Juízes 16. 27 diz:”  Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes (régulos) dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar. (Almeida Corrigida e Revisada / Sociedade Bíblica Britânica).” O texto quando fala de príncipes ou régulos fala-nos de reis, príncipes,  líderes ou sacerdotes, de fato, segundo o dicionário, governantes de uma província ou reino dinástico relativo a duas ou três gerações. O que está descrito para nós é que Sansão destruiu ao menos duas gerações de líderes Filisteus do mesmo modo que durante cerca de duas gerações (Juízes 13.1) os Filisteus oprimiram Israel. A temática é que uma geração nasce quando uma geração anterior morre.
 *      Sobre o texto (Mateus 1.17)
Este texto apresenta para nós a genealogia de Jesus partindo Abraão e há um texto correlato em Lucas 3.23 – 38 que apresenta a genealogia partindo de Jesus voltando a te a Deus. O texto de Lucas busca mostrar que Jesus é Filho Legítimo e único de Deus enquanto É Claro que muitos buscam trazer grandes revelações sobre as 14 gerações que o texto na íntegra de Mateus expõe; muitos nomes foram omitidos no texto e muitas outras especulações existem, contudo a temática do texto de Mateus 1 ao 17 é exatamente está: “Jesus é a razão da Fé que Justifica, conhecida em Abraão.” Ainda temos outra curiosidade sobre o texto de Mateus, mais especificamente no versículo que estamos trabalhando no capítulo 1 que é o versículo 17; ele diz sobre uma geração de Abraão a Davi, de Davi ao exílio, e do exílio até Cristo, sendo que não há após Cristo uma nova contagem de geração; quero lembrar o que anteriormente falei: para que nasça uma geração a anterior precisa morrer.” Não há um relato de uma geração pós Cristo por que Ele Vive e Reina e vivo está e a sua geração dura para sempre. (Apocalipse 1.18 e Lamentações 5.19)   

*      A que geração nós pertencemos?
Podemos fazer parte de nossas gerações segundo o contexto humano, e é claro que fazemos parte porque nascemos nestas gerações, o que não podemos é deixar o que conteúdo mundano destas gerações fazerem parte de nossas vidas, porque mediante ao texto que estamos apresentando só existe de fato duas gerações. A geração do mundo ou a Geração de Cristo, e como identificar a geração do Mundo, observe Mateus 16.1 e 4; era esperado que o Messias apresentasse grandes sinais e maravilhas, de fato Jesus responde o questionamento de João mostrando os sinais (Mateus 11.3 – 5) contudo João não pergunta pelos sinais como os Fariseus e Saduceus em Mateus 16. Eles queriam ver os sinais. Hoje não é diferente com a geração que se relacionam com os conceitos do mundo, eles desejam os sinais, os milagres.  João queria saber se Jesus “É”. Os fariseus querem saber o que Ele pode fazer.  A geração que se relaciona com o mundo não está interessada em quem Jesus É, mas no que Ele, Jesus pode fazer em sua vida humana. Contudo a Geração de Cristo não está preocupada com o que Ele pode fazer porque sabe quem Ele É, uma geração Bem – aventurada que como diz em João 20.29b N Não viu, mas creu. Uma geração que vem embasada na fé que justifica exposta por Abraão. Nós somos a Geração de Cristo.
Como eu disse uma geração precisa seguir os passos idealizados por esta geração. Jesus mostrou os passos de sua geração:
Ø  Uma Geração que tem Relacionamento com o Pai (João 11.41 e 42)
Uma geração Bem-Aventurada, a Geração dos que nasceram de Cristo, precisam ter relacionamento íntimo com o Pai, saber ouvi-lo e ter certeza de que Ele te ouve.
Ø  Uma Geração que Vence a carne (Mateus 4.1)
A geração de Cristo, Bem-Aventurada, precisa vencer a carne dando valor a Palavra (No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6.10; Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.17) não se deixando levar pelo desejo deste mundo, mas fazendo a vontade de Deus (João 4.34).
Ø  Uma geração decidida a entregar a sua vida (Marcos 10.45)
A verdadeira geração de Cristo deseja o mesmo sentimento que houve em Jesus, Vale a pena morrer para que Ele viva em mim. Sendo assim muitos serão salvos desta geração má e perversa associada ao mundo.

*      Conclusão
Você pode hoje fazer parte da Geração de Cristo, uma Geração Bem-Aventurada para isso será necessário decidir do que você será nascido: Da geração X ou Y,e etc. ou da Geração de Cristo como bem diz João 3. 3, 5 e 6. Para Fazer parte desta geração basta nascer de novo, nascer de Cristo e fazer parte da sua geração.

Eu faço parte desta Geração e você?

Pr. Rodrigo de Almeida