sábado, 12 de maio de 2012

Guardando firme a sua Promessa.


Porque um menino nos nasce, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Isaías 9.6
*      Introdução
Quando olhamos para este texto podemos observar Deus trazendo uma apalavra de esperança para o povo de Israel. A promessa estava baseada não só em um plano de libertação territorial, ou mesmo de uma estruturação do Reino de Dravídico, mas fala – nos de uma libertação plena e eterna, mediante aos atributos relacionados ao Messias, a Jesus. Portanto se pusermos em comparação este texto com Lucas 1.30 ao 33 poderemos ver que Maria não esta apenas grávida de um menino, ou de um Jesus qualquer, “ela gerava toda esperança de um povo.”

Durante toda história de Israel desde Moisés o Messias era esperado (Deuteronômios 18.18), neste texto de Isaías que temos por base ele é novamente anunciado, vários personagens da história de Israel apontam para Ele, mas quando este veio a nascer e anunciar suas palavras ao povo, que há tanto tempo o aguardava, eles não o ouviram.

Quando temos uma promessa de Deus precisamos estar atentos ao agir de Deus e suas manifestações para que quando recebermos a promessa não venha despreza – lá.

*      Como guarda a sua promessa.    

1.       Aprenda a olhar os sinais (Mateus 16.2 – 3) Deus se manifesta através de coisas simples e naturais, quase sempre estamos esperando que cai “canivetes do céu’ para sabermos que Deus está se manifestando, quando Deus em sua simplicidade se mostra grandioso.
2.       Não limite o poder de Deus (Efésios 3.20) É impossível limitar o poder de Deus. Contudo agimos “limitando” este poder quando não creditamos a Deus os feitos de suas mãos. Creditamos a nós mesmos ou a outro aquilo que Deus por seu excelso poder realizou.
3.       Não diga para Deus o que Ele deve fazer (Isaías 55.8) Quando “ditamos” para Deus como deve ser em nossas vidas, impedimos nossos olhos de reconhecer os caminhos e planos de Deus para nós.

*      Conclusão
Se deixarmos o Senhor nos conduzir poderemos reconhecer a promessa mesmo sem vê – La, e sentirmos a procedência de Deus pela resposta do Espírito Santo em nós testificando e confirmado a promessa como em Lucas 1.41.

Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!  

quinta-feira, 3 de maio de 2012


Lutando por nossas Famílias.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo do Egito.
Êxodo 3:10

*      Introdução
Quando entramos pelas portas do Evangelho muitas são as lutas que enfrentamos dentro do nosso lar. É dentro de nossa casa que temos maior dificuldade para demonstrar que somos agora nova criatura. O testemunho pessoal é sempre afligido por palavras como: “Crente pode isso”, “Seu pastor sabe disso”, “é assim que você é na igreja” e etc. Somos cercados de uma grande Nuvem de Testemunhas (Hebreus 12.1) e existe uma expectativa, especialmente dentro da nossa casa sobre o nosso proceder, deste modo começamos a travar uma guerra espiritual para vencer junto a nossas famílias. Para ilustrar nossa Luta dentro de casa e as artimanhas que enfrentamos usaremos o povo de Israel e sua saída do Egito para aplicar a nossa luta diária e ver como podemos vencer.
*      Sobre o Texto
Neste texto que estamos tratando Deus chama a Moisés para livrar Israel do poder e da opressão do Egito. Deus usa de ações miraculosas para que Moisés possa demonstrar ao povo e a Faraó que o Senhor tinha planos para Israel como sendo sua Família, contudo a história do êxodo não foi fácil, existiram grandes batalhas e muitas lições a serem tiradas. Neste relato temos personagens que serão nossa base de discussão neste tempo: Moisés, Faraó, Egito e Israel, estes nos servirão de base para esta aplicação, portanto: Moisés = Eu e você (Nós) / Faraó = Adversário; satanás / Egito = O mundo / Israel = Nossas Família que precisam ser Libertas.

*      Estratégias de Satanás para que nossa família não seja Liberta.

1.       Ele irá resistir e não permitirá que sejamos livres (êxodo 5.1 – 2).
A primeira coisa que satanás tenta é nos intimidar e dizer que não deixará livre nossa família – ele tentará dizer que é ele quem manda.
2.       Ele tentará gerar angústia em nossa casa (êxodo 5.7).
Quando começamos a lutar por nossa família, satanás tentará fazer cm que as coisas se tornem difíceis, tudo parecerá piorar e não melhorar e muitos desistem já neste ponto e dizem: “depois que recebi Jesus tudo piorou.” Ainda não é tempo de desistir: LUTEM!
3.       Ele tentará imitar os feitos do Senhor para iludir a tua casa (êxodo 7.22).
Quando começamos a apresentar os milagres e transformações de Deus para nós, o adversário tenta contra nossa casa desejando demonstrar que ele pode fazer o mesmo, buscando reduzir a ação de Deus a coisas comuns. Isso se repetirá por algum tempo, portanto não desista e continue testemunhando do poder de Deus e do que Ele, O Senhor tem feito em sua vida.
4.       Ele começa a ceder, mas não totalmente (êxodo 8.25).
Quando Deus começa a fazer separação entre você e o mundo e isto se torna notório, satanás não pode resistir, mas suas estratégias para evitar que levemos a adoração a nossa casa permanecem. Ele te permite adorar com sua família, contudo você precisa se manter no Egito. Muitas são as famílias que decidem então servir a Deus, mas como parte dela ainda não está em Cristo se divide em Andar com Deus e andar no mundo. Não podemos aceitar adorar a Deus com nossa família no mundo, no Egito, pois a estratégia era esta Adore aqui mesmo.
5.       Ele quer te satisfazer com apenas uma parte da família (Êxodo 10.7 e 10).
Chega um ponto da luta que o adversário começa a perceber que estamos cansados, impacientes e de certa forma ansiosos pela libertação da nossa família e de nossa casa e permite então que parte dela sirva ao Senhor. Ele até deixa que os pais sirvam, mas os filhos não. Nãopodemos aceitar partes da nossa família, porque Deus nos chama a plenitude.
6.       Ele deseja retirar o objeto de nossa adoração familiar (êxodo 10.24).
Israel não sabia com que haveria de adorar, visto que naquele tempo os animais eram objeto de adoração, o adversário tenta impedir que estes fossem levados. Muitas vezes dentro de nossa casa permitimos que o objeto de adoração seja retido, por conta das lutas deixamos de louvar, de testemunhar, de ler a palavra, falta comunhão na família e falta relacionamento entre os cônjuges e os filhos.

*      Não devemos nos Render
v  Lute por tudo que Deus tem te dado, Lute por sua casa (Êxodo 12.32).
Não permita que nem uma unha, ou seja, a menor parte da sua casa fique no Egito.
v  Você deixará essa batalha com abundância (Êxodo 12.36).
Quando satanás vir tua vitória, nãopoderá impedir que você seja abençoado e não poderá reter o que Deus preparou para você.
v  A libertação da tua casa alcançará outros (Êxodo 12.37 – 38).
O que Deus está para manifestar na tua família será motivo de outros desejaram ao Senhor também.

*      Conclusão
Efésios 2.19 nos garante que somos Família de Deus e não podemos abrir mão deste privilégio

Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida
(21) 97537773