quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tempo de Dedicação

Tempo de dedicação.
Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.
Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação”. Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão. Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza. "Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”
Lucas 22.39-46
*    *  Introdução
Dedicação é algo muito exigido para cada um de nós especialmente nos relacionamentos, quer nos relacionamentos afetivos ou fraternais, quer nos relacionamentos sócios - econômicos. Qual é o propósito ou o sentido da dedicação? No dicionário é: Desprendimento de si próprio em favor de outro ou de alguma ideia; consagração. No Hebraico é: usado para apresentar ou oferecer a Deus algo. A palavra hebraica para dedicação é “CHANUCÁ”. Hoje o chanucá hebraico é uma grande festa celebrada em 8 dia no mês de Kislev em meio ao nosso dezembro e é chamado de ‘festa das luzes’, festa esta que historicamente se atribui a Judas Macabeu e seus irmão quando da retomada de Jerusalém por volta de  160 a.C consagrou ao Senhor o templo e os altares assim como objetos antes profanados e reacendeu os candelabros do templo celebrando por 8 dias o ocorrido. Portanto, dedicação é ofertar o que nos é de grande valor ao Senhor. Um grande exemplo de dedicação na bíblia se encontra em Gênesis 22.2 onde Abraão é ensinado pelo Senhor sobre dedicação quando este pede seu filho único.
*    *  Sobre o texto
Aqui podemos ver Jesus nos ensinando sobre dedicação ou chanucá, pois vemos Jesus dedicando ou consagrando nossas vidas ao Pai sendo Ele mesmo a oferta, porque sempre que algo era dedicado a Deu sou ao templo uma oferta era entregue. Nós fomos dedicados ao Senhor, e Jesus foi nossa oferta. Jesus se oferece ao Pai por nós, Jesus se oferece pelo pecado em nosso lugar, Jesus se oferece para morte que nos cabia.
*  *   Tempo de dedicar.    
1.       Dedique o que há de melhor (Lucas 22.39) A dedicação de Jesus não fora momentânea ou apenas por um motivo específico, mas era costume de Jesus dedicar – se ao Senhor. Não entregue migalhas do que há em você.
2.       Suporte o peso da sua oferta (Lucas 22.44) Para dedicar sua vida ao Senhor e nossas vidas a Deus, Jesus precisou carregar nossos pecados; muito mais do que a cruz ou do que açoites, Ele recebeu nossos pecados. Carregue o peso da tua oferta de dedicação.
3.       Saiba o fundamento e o resultado da tua dedicação (Lucas 22.45) Jesus sabia de onde havia vindo e para onde ia dedicando assim sua vida por nós e não vacilou em prosseguir. Siga em frente, pois além do madeiro há vida eterna.
*     * Conclusão (Isaías 53.4-7)
Ele Levou sobre si, como na dedicação do antigo, toda nossa dor e sofrimento ainda nos abriu um caminho de acesso ao Pai que é novo e vivo. Basta – nos seguir o mesmo exemplo e nos dedicar ao Senhor. Jesus disse: “EU SOU A LUZ DO MUNDO (João 8.12).” Ele é a tua festa das luzes a tua dedicação.
Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!