sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pregada em 23/12/12 - Domingo à noite em Maria da Fé


Título: Vinte e três de dezembro de dois mil e doze (23/12/12).
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 
1 Tessalonicenses 5.2

*      Introdução
Durante quase toda história da humanidade especialmente após o surgimento do Jesus histórico, muitos têm se dedicado a prever o fim do mundo. As primeiras profecias importantes e com grande impacto por volta de 992d.C prevendo o fim do mundo para o aqueles anos baseados na data do nascimento de Jesus e com vista ao que diz em Apocalipse sobre os mil anos de governo de Jesus, portanto até o ano de 1033d.C surgem diversas profecias quanto ao fim do mundo baseados na data de nascimento de Jesus, com variações por conta dos calendários existentes. Fato é que até o século XX ocorreram em torno de 30 profecias vultosas que geraram grandes tumultos e prisões dos tais “profetas”. A partir do séc. XX a coisa ganha mais contorno e aumentam as profecias chegando a uma média de 50 profecias importantes, quase dobrando o número ocorrido em 20 séculos. Destas cerca de 50 profecias existiram fatos específicos sendo 5 profecias de Testemunhas de Jeová , 5 de Ets, 5 sobre cometas ou alinhamentos de planetas, 2 da Nova Era, 8 de desastres naturais, 3 de grandes guerras. Nestes doze anos de séc. XXI já foram elaboradas 11 grandes profecias sobre o fim do mundo considerando 3 sobre astronomia, 2 de guerras e 1por conta do avanço científico. De todas estas destacamos as duas mais famosas: Nostradamus, cientista e profeta russo haveria dito a celebre frase “a dois mil chegará e de dois mil não passará...” que fora indicado como dia 8 de Agosto de 2000 o fim do mundo; outra grande profecia que destacamos é a referido segundo o calendário do povo Maia que tem seu fim no dia 21 de dezembro de 2012.
O grande marco nisto tudo é que após o acesso a bíblia e suas verdades, pessoas, ainda que incrédulas quanto as sagradas escrituras, tentam decifrar o que Jesus havia predito quanto a este mundo ter um fim. Textos bíblicos como Marcos 13.32 e Mateus 24.36, 42,e 50 e Mateus 25.13 chamam a atenção sobre o fim. A grande verdade sobre as previsões é que todos querem estar atentos sobre quando será o fim para então poderem se arrepender ou se consertar. Jesus nos ensina a estar sempre prontos, não esperando o fim, mas vivendo como se o fim fosse agora mesmo.
*      Sobre o Texto
Este texto contém uma advertência para os cristãos em Tessalônica, não prevendo uma data para o futuro, mas um comportamento para todo dia. O Apóstolo Paulo ao escrever à esta igreja endereça aos crente da localidade que não haveriam de se preocupar com o que estaria para acontecer nos últimos dias; a ressalva feita por Paulo até o versículo 10 deste capítulo 5 é par que eles andem e se portem como filhos da luz, sendo sóbrios, vigilantes, não dispersos ou dormindo que pode ser entendido “vivendo como mortos”. Já bem no primeiro versículo ele diz que não era importante falar de tempos ou estações. A grande verdade é que não importa o tempo do fim, mas como estaremos quando o fim chegar. Portanto vamos observar neste estudo como devemos nos portar dia a dia para que quando vier o fim, e ele virá certamente, possamos nos achar prontos e com nossas lamparinas acessas e adentremos as bodas como noiva e não precisemos cingir os lombos e “correr atrás do prejuízo” após as bodas.

*      Como me preparar para o fim do mundo
      Guarda o teu coração (1Ts 5.3)
 Este v.3 nos fala de sentimentos inevitáveis, dizendo que o dia do Senhor vem como uma mulher que esta como dores de parto, ou seja, do mesmo modo que é certo que a criança irá nascer, é certo também que o Senhor virá. Deus sonda e esquadrinha os corações, não somos salvos por meio das obras, mas da Graça (Ef 2.8). Se caso fossemos salvos por meio das obras, impossível seria para alguém no leito de morte ser salvo em Cristo. Devemos, portanto guardar nossos corações, ou sentimentos, emoções e etc.(Pv 4.23 - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.)
      Ande em Luz (1Ts 5.4)
O texto é enfático ao dizer que não estamos em trevas. Trevas são compreendidas na bíblia como escuridão, carnalidade, ausência de Deus, estar perdido ou fora do caminho. Quando andamos em trevas estamos fora do centro da vontade de Deus por meio de Cristo. Andar em trevas é como quem não enxerga a Jesus ou os sinais de sua vinda e vive como se de fato Jesus não fosse voltar. Por isso devemos andar na luz para que tenhamos com Ele comunhão. (1João 1:6-7 – Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.)
      Sejamos Sóbrios (1Ts 5.6 a 8)
Este ponto fala de sobriedade e de não dormirmos, contrapondo o embebedar – se e com dormir. O que podemos compreender de fato é que ser sóbrio é estar lúcido, plenamente certo, convicto de todas as coisas sem perder os sentidos, ou não se desesperar, e dormir aqui é morrer, ou seja, não devemos andar como mortos, mas como vivificados em Cristo, não podemos viver obras mortas, que não produzem nada. A ideia de morte ou dormir é procedente da “dormência” onde não há produção e nada é gerado, onde não há favor. (João 11.9 – Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;)
      Viva como que é salvo (1Ts 5.9)
A salvação é o meio pelo qual Deus nos adquiriu para Ele mesmo, precisamos viver como quem pertence a Jesus porque fomos por Ele adquiridos, pertencemos a Ele. Esta salvação nos transforma dia após dia para sermos aperfeiçoados, a salvação deve ser gerada em nós como meio de vida. Quem é salvo não anda como perdido, porque foi para isso que foi salvo. Deus nunca pretendeu que ninguém fosse para a perdição. Mas ao que foram achados para a Salvação são aperfeiçoados a imagem d’Ele. (1Co 3.18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.)

*      Conclusão (1Ts 5.10)
Devemos entender que não importa dia ou hora que Jesus virá, ou que estação do ano ocorrerá a sua vinda. Deus não está limitado a dias e anos com nós; o que de fato precisamos entender é que independente do estado precisamos nos apresentar diante dele como vivos, não apenas com aparência de vivos como a igreja de Sardes em Apocalipse (Ap 3.1). Precisamos andar como que foi por Ele vivificado e achamos nele a vida eterna (1João 5.11 a 13 –E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna;e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.)

Pastor Rodrigo de Almeida
Maria da Fé, Mg
(Igreja Batista Ministério Ágape em Maria da Fé)




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Coração missionário


Coração missionário


Texto Bíblico: Jonas 1: 2-3 e 4: 2

 
A história de Jonas eu creio que os irmãos já conhecem, porém o que queremos ressaltar é o principal ensinamento neste livro. E para chegarmos a esse entendimento precisamos saber que Jonas não queria pregar em Nínive por causa de alguns fatores.

 

Ø  O povo de Nínive era extremamente violento, praticavam a carnificina e o canibalismo contra os seus inimigos.

 

Ø  Nínive era capital da Assíria que era um dos principais adversários de Israel.

 

Ø  Jonas achava que o povo não merecia e não iria se render ao Senhor

 

Há momentos em nossas vidas que agimos igual a Jonas, deixamos de pregar a certas pessoas como nossos parentes, amigos de trabalho e até mesmo pai, mãe, marido e esposa por motivos específicos, os quais na maioria das vezes mexem conosco. Isso se torna uma brecha para que nós percamos o prazer de anunciar o amor de Deus, focamos apenas com os nossos “ministérios” e trabalhos da igreja. Com a desculpa de que não pregamos porque estamos muito ocupados com a “obra do Senhor” e que estamos deixando de fazer é o que?

Devemos pregar a palavra como diz em 2 Timóteo 4: 2 que diz: Pregue a palavra , esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

            Se deixarmos isso acontecer além de estarmos fora da vontade de Deus, perderemos a visão que todo o cristão deve possuir: Ter um coração missionário.

  

Seminarista Marcus Vinícius da Silva Martins