sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A PROPOSTA DO REINO DE DEUS (GANHAR, CUIDAR E AMAR).

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28.19 – 20
*      Introdução
Será que podemos observar em nosso dia a dia um desinteresse que vem existindo pelo próximo ou pelo semelhante. Temos vivenciado um tempo onde o seu interesse pessoal é muito maior do que o interesse do todo. Tem sido assim nas famílias, no casamento, nos relacionamentos, nas empresas, na sociedade e até mesmo na igreja. Prêmios individuais geram mais valor do que os coletivos e o sucesso devem vir a todo custo, não existe um comprometimento. É curioso que tratando – se de Reino de Deus valorização do indivíduo nunca está acima da valorização do todo. O Reino é o importante e todos quantos fazem parte dele, haja vista Deus não fazer acepção de pessoas (Romanos 2.11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.). Então nos chega à palavra de Jesus que diz que devemos ir a todos, no mundo inteiro, batizando em nome d’Ele que é o mesmo que trazer a comunidade ou ao todo, a fazer parte do Reino, e ensinar a guardar que é valorizar o conceito da unidade que Jesus ensinou (João 17.21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.). Este entendimento é muito pertinente ao que temos valorizado dentro de nossa visão de trabalho no Reino de Deus: GANHAR, CUIDAR E AMAR. Vamos observar o que são estes conceitos:

*      A Proposta do Reino de Deus:
1.       Ganhar – Essa primeira proposta do Reino é a maior ideia de inclusão social que existe, porque quando se pensa em inclusão, pensamos em inserir o que é diferente ou incapacitado dentro do contexto. No Reino de Deus ganhar é exatamente inserir dentro da Salvação e da Eternidade, nós que éramos diferentes ou indiferentes a Deus e incapacitados para Salvação. Nós fomos incluídos ou adotados. Porém a máxima do Reino é de que Jesus pagou o preço para nossa inclusão. (Mateus 28.19a – Portanto, ide por todo mundo...).
2.       Cuidar – Essa segunda proposta do Reino de Deus não está limitada ao cuidado em momentos difíceis ou apenas na fase inicial da vida no Reino de Deus. Cuidar pressupõe, dentro de padrões médicos, uma atenção profilática, terapêutica e clínica. Profilática porque deve haver prevenção, terapêutica é investindo no tratamento quando necessário e clínica, quando já se está apenas acompanhando pós – tratamento. Cuidar, no Reino de Deus é promover uma prevenção / profilaxia para quem foi ganho, um tratamento das suas dificuldades e especialmente o cuidado clínico contínuo, nunca abandonando aquele que está sendo cuidado. (Mateus 28.20a – Ensinando – os a guardar...).
3.       Amar – A terceira e não menos importante proposta do Reino de Deus é Amar. Ao obstante este ter sido o tema central da mensagem de Jesus, essa também é a base para que possamos viver plenamente no Reino. A ideia de amar está acima da ficção e do conto de fadas, onde o amor nasce de modo sublime e inesperadamente, mas o amor ensinado por Jesus é aquele onde as diferenças são deixadas de lado, as imperfeições são superadas e a incapacidade e limites individuais são minimizados com vistas a ser UM. Esse é o tipo de amor que Jesus manifestou de modo que nos tornássemos um com Ele e com o Pai. Amar, no Reino de Deus é decidir ir em frente. (Mateus 28.20b – Eu estarei convosco até a consumação dos séculos).

*      Conclusão
Se dedicarmos ao Reino de Deus, tempo suficiente e satisfatório, poderemos executar estas propostas com excelência e assim promover uma grande inclusão de novos filhos ao Reino de Deus.


Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: