sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ATÉ O CÁLICE TRANSBORDAR.


Salmos 23:1-6
*      Introdução
Na construção Bíblica o Salmo 23 se encontra num padrão de grande excelência pelo seu conteúdo tão puro e de grande beleza; é um salmo tão singelo quanto profundo, que traz não somente uma imagem do amor do pastor pelas suas ovelhas, como o poderoso livramento de Deus diante das adversidades. O salmo além de te trazer um profundo conhecimento do amor de Deus é uma revelação intensa do que Deus tem preparado para aqueles que estão debaixo de sua cobertura. É possível que este salmo tenha sido escrito quando Davi esteve cercado num oásis, à noite por tropas inimigas. Vamos entender neste Salmo como somos tratados por nosso Amado Pastor até o Cálice Transbordar.

*      Até o Cálice Transbordar experimentamos
1.      (V.1a) O Senhor é o meu Pastor... Aqui podemos ver a excelência do cuidado, do relacionamento do pastor com a ovelha (do Hebraico Raá). O pastor é aquele que orienta, governa, conduz, guia, alimenta e especialmente sustenta a ovelha. É um relacionamento íntimo e profundo. Deus tem nos dado um cuidado onde Ele é o Pastor de verdade. (João 10.11).
2.      (V.1b) Nada me faltará... Deus se mostra como o Jeová – Jireh, o Deus da provisão, exatamente o Pastor que não deixa nada faltar à ovelha. Não deixar nada faltar não é permitir que a ovelha tenha em abundância mas que tenha o suficiente.  Deus tem cuidado com o que é necessário e útil para suas ovelhas. ( 
3.      (V.2 e 3) Deitar – me faz em verdes pastor... Guia – me Mansamente... Refrigera minha alma... Veredas da justiça... O pastor tem o cuidado com o pasto que a sua ovelha se alimenta. Ele tem o cuidado porque a ovelha nãopode comer excessivamente nem em qualquer tipo de pastagem por não ter como digerir bem o alimento. O Pastor dá um alimento que gera vida abundante para ovelha. (Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6.54).
4.      (V.4a) Ainda que eu Andasse... O pastor tem cuida da vida da ovelha como se fosse a sua própria vida. Davi para defender suas ovelhas enfrentou um urso e um leão, Jesus para salvar suas ovelhas enfrentou a morte de Cruz.
5.      (v.4b) A tua vara e o teu cajado... A vara é um instrumento usado para defender as ovelhas dos perigos como lobos cães e ursos (do hebraico shábet); enquanto isso O Cajado é um instrumento diferente da vara, é usado para içar uma ovelha quando se precipita ou se espalha, separando – se do rebanho, é um instrumento de misericórdia. Deus tem nos defendido e tido misericórdia de nós todos os dias (
*      Conclusão (preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos, unges minha cabeça com óleo, meu Cálice Transborda – Salmo 23.5).
Quando experimentamos o cuidado de Deus no nível pastoral, podemos desfrutar da mais pura satisfação de sermos postos em livramentos constantes. Onde nossos inimigos se assentar para celebrar a nossa vitória sobre eles mesmos e o nosso triunfo sobre seus ataques e seremos capazes de Dizer que “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e o Cálice transborda quando vivemos na casa do Senhor por longos dias.”


Pr. Rodrigo de Almeida  

Nenhum comentário: