sábado, 20 de novembro de 2010

Derrubando fortalezas na Alma

As armas com as quais lutamos não são humanas ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2Coríntios 10. 4 – 5

*      Introdução
Existe um grupo de profissionais chamados restauradores. Esse grupo de profissionais tem uma missão complicada em seu trabalho, restaurar obras primas de artistas renomados. No Brasil a [ultima grande restauração de obras de arte foram concluídas no decorrer do ano de 2009, obras do mestre Aleijadinho e algumas expostas em igrejas de Minas Gerais em dezembro de 2009. A missão do restaurador não é apenas consertar uma obra de arte danificada, é trazer aquela obra ao original e manter o crédito da mesma ao seu criador. Além de trazer à obra a originalidade o restaurador tem objetivos maiores de fazer com que estas obras estejam seguras e mais vibrantes. Nós fomos criados como arte por Deus e fomos danificados pelo pecado que nos corroeu e alguns perderam até a identidade mediante a tantos danos. Jesus enviado a nós em forma de homem realizou a maior obra de restauração nunca vista antes devolvendo – nos ao nosso estado original nos levando de volta ao pai por um novo e vivo caminho (Hebreus 10.20a) e não só isso, fez mais seguros tornando – se Ele mesmo nosso Advogado (1João  2.1) e nos tornou mais vibrantes e revigorados dando – nos o seu Espírito (1João  4.13).
Como restaurados que somos, precisamos agora vencer fortalezas que estão situadas em nossa alma para que possamos desfrutar de plenitude em Cristo, pois Ele mesmo nos ajudar a vencer.
Certa mensagem que preguei dizia que Davi enfrentou 03 tipos de Adversários: O leão, o urso e o gigante, cada um deles aponta para um tipo de fortalezas que precisam ser vencidas, contudo, o urso e o leão Davi venceu com suas próprias mãos e apenas o gigante venceu na força do Senhor (1Samuel 17.34, 35 e 45). Da mesma maneira existem fortalezas em nossa lama que podemos enfrentar e vencer, pois Cristo já as derrotou por nós (Colossensses 2.15 – principados = governos / potestades = fortalezas).

*      Fortalezas a serem derrubadas

Ø  Fortalezas da Inconstância
A inconstância tem marcado o nosso tempo e o século 21. Nunca o número de projeto inacabado foi tão grande. Obras interminadas, faculdades não concluídas, casamentos que não são levados ao “até que a morte os separe”, vidas incompletas por causa da inconstância. Israel enfrentou o deserto e o exílio por conta da inconstância e isso se repete nos dias de hoje. Podemos observar hoje inconstâncias no que diz respeito, por exemplo, ao humor e aos sentimentos. Distúrbios depressivos e bipolares aumentam agressivamente. Mudanças de humor e de sentimentos hoje são como mudança de tempo, imprevisíveis. Existe um estudo chamado de “Perfis Psicológicos” que a psicologia moderna adota como fundamentais para as escolhas de carreira, trabalho, parceiro, sócio e até da modalidade esportiva. Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos. Esses perfis são: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático. Não desconsiderando a psicologia, mas esquecemos do perfil bíblico para nossas vidas descrito em Mateus 11.29 que é ser manso e humilde. A nossa apostila de curso de membresia diz que o coração é o vínculo da Alma e do espírito sendo a Alma a fonte da vontade e do intelecto, emoções e sentimentos (Mente) e o espírito comunhão com Deus, corações inconstantes interrompem essa ligação e ficamos distantes de Deus sem poder senti – LO (1Pedro 3.4), lembre – se que Jesus nos Restaurou para Ele.

Ø  Fortalezas da indecisão
A indecisão difere bastante da inconstância e não só no dicionário. Os inconstantes têm por hábito voltar atrás em suas decisões e em suas palavras e atitudes e nem sempre conseguem concluir o que começaram. Os indecisos nunca dão o passo seguinte, não vão adiante, não prosseguem. A indecisão tem transformado o nosso mundo em um verdadeiro “festfood”, por exemplo: “você entra no MC Donalds da vida e encontra uma fila razoável e não sabe que número você vai comer, o número 1 ou o número 3, e quando chega a sua vez você escolhe o número 1, após fazer seu pedido, você percebe que queria mesmo era o número três, mas não dá mais para voltar atrás porque o “fastfood” já ta com teu pedido pronto, porque você demorou a escolher, ou seja, as pressões chegam e não tomamos uma postura pensada e dirigida em Deus e de repente fazemos uma escolha que não era a melhor, porque estávamos indecisos e agora não dá para voltar atrás (Joel 3.14). Indecisões fazem pessoas não progredirem, as faz estagnar. A orientação que temos nos ensina a decidir (1Reis 18.21) a tomar uma posição diante da obra que Jesus fez em nós e por nós (Apocalipse 22.11)

*      Conclusão
Precisamos apossar – nos de tudo que Jesus conquistou na cruz por nós para que desfrutemos plenamente de suas riquezas (Efésios 3.16) e ter nossa mente / alma guardada nesses dias de batalha, nunca se esquecendo que é em nossa mente onde ocorrem as maiores batalhas e atentar na profundidade do que escreveu Davi diz no Salmo 140.7, pois nele encontramos três palavras importantes para derrubar as fortalezas da alma que são: Fortaleza – heb. Elote = guardado de Deus, seguro em Deus. 2° Cobrir – heb. Kasah = apagar um fogo até extingui – lo. Batalha heb. Krav = guerra e tem a mesma raiz de sacrifício – Korban. 
Então, lembre – se que o Senhor é a tua fortaleza a tua cobertura e quem guerreia a tua guerra.

*      Apelo
Talvez hoje você tenha entendido quantas vezes você quis tomar uma decisão ao lado de Jesus e voltou a trás, ou quantas vezes você ficou indeciso sem saber se era de fato o tempo oportuno para isso. Eu quero declarar que hoje é o dia e este é o tempo para sua vida. Em Cristo Jesus eu te convido a deixar a inconstância e a indecisão e desfrutar de todas as suas riquezas e do poder do Espírito Santo.


Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: