segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OBRAS OU FRUTO? QUAL É SUA ESCOLHA?

Texto Base: Gálatas 5: 19-22

Introdução

Antes de entrarmos na mensagem propriamente dita, precisamos entender o que são obras, e o que é fruto.

Obra é algo que o homem produz para si mesmo.

Fruto é algo produzido por um poder que ele não possui.

Isto quer dizer que o homem pode produzir o mal por si só, com bastante facilidade, e não pode deixar de fazê-lo; a bondade, no entanto, tem que ser produzida para ele por um poder que não é seu.

É importante notarmos que Paulo é um defensor da Tricotomia: (sôma, psichê, pneuma), isso fica evidenciado no texto de: 1 Tessalonicenses 5:23 (E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo).

Então porque Paulo não diz: obras do corpo, ou obra da alma?

Em muitas ocasiões na Bíblia nós podemos notar Paulo falando sobre corpo, propriamente dito, eis alguns textos:

 Corpo que é destinado à morte (Rm 7:24)

 Corpo morto por causa do pecado (Rm 8:10)

 Corpo deve ser escravizado (1 Cor 9:27)

Nestes textos o corpo é visto como a parte do homem que, é destinada a morte e decadência. Mas Paulo nunca subtende que o corpo é incurável, e que não serve para nada a não ser para destruição. Pelo contrário ele pode ser redimido, transformado para glorificar a Deus.

Fica bem claro que para Paulo o corpo não é essencialmente mau. Na sua natureza, morrerá. Mas tem potencialidades tremendas para o bem, e para o mal (2 Cor 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal), dependendo se é dominado pelo pecado, ou dedicado a Deus. Para Paulo o corpo em si mesmo é neutro. A direção que seguirá depende da força que o controla, para o bem ou para o mal. Partindo deste princípio, qual direção você tem escolhido seguir: da carne ou do espírito?

Entendendo a “sarx”

Mergulhando na exegêse do texto a palavra no original que Paulo usa para descrever carne é: “sarx”, esta é umas das palavras características de Paulo que percorre suas cartas especialmente Romanos, Gálatas e Coríntios, essa é uma palavra para a qual não temos uma tradução adequada, uma palavra cujo significado não pode ser definido com nitidez e simplicidade, mas representa certos fatos da situação humana que fazem parte da experiência de todos os homens.

A característica principal desta palavra é que: a sarx é a inimiga mortal do pneuma. O conflito na alma é exatamente entre a carne, para usar a tradução comum da palavra, e o espírito. “Estes” diz Paulo, “são opostos entre si” (Gl 5:17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis). Estas são as duas forças opostas dentro da existência humana.

A carne é a grande inimiga da vida cristã. Vemos a sarx atuando na vida do homem, onde sabe o que deve fazer , mas é totalmente incapaz de fazê-lo. Na carne não habita nada de bom (Rm 8:3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne). É exatamente aqui que vemos porque Paulo usa a palavra carne e não corpo. O corpo pode se tronar instrumento para louvor e glória de Deus, a carne não. O corpo pode ser purificado, e até mesmo glorificado; a carne deve ser eliminada. É com a carne que o homem serve a lei do pecado (Rm 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado). A carne não pode agradar a Deus (Rm 8:8 – Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus).

Pior do que isso a carne é na sua essência hostil a Deus. Os ciúmes, as contendas e amargura são a prova de que o homem e toda a sociedade tem vivido na carne (1 Cor 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?).

Até quando pagaremos um preço alto por vivermos segundo a carne? Vemos em vários textos da Palavra o quanto isso é nocivo a cada um de nós.

Entendendo o “pneuma”

O espírito é o que torna o homem diferente da criação animal. O pneuma é o elo entre Deus e o homem; é através do espírito que Deus pode falar ao homem e que o homem pode ter comunhão com Deus.

Partindo desse princípio bíblico Paulo tem duas palavras que frequentemente ele usa em conexão com Espírito.

 Arrabõn- (2 Cor 1:22; 5:5; Ef 1:14). Esta é uma palavra do mundo dos negócios e comércio. Sempre que existia uma transação comercial que envolvesse compra e venda era usado o arrabõn, ele era um pagamento adiantado de uma parte do preço, como garantia que no tempo devido, a divída inteira seria liquidada. O dom do Espírito Santo é, portanto, um antegozo da plenitude da vida que o cristão viverá um dia na presença de Deus, um antegozo da vida do próprio Deus, e um penhor, uma garantia de que, um dia, Deus cumprirá a promessa e capacitará o cristão a ingressar nesta vida. Portanto aquele que está no Espírito tem a própria vida dentro de si.



 Sfragizein- que significa selar. Paulo fala repetidas vezes do cristão sendo selado pelo Espírito Santo, ou com Espírito Santo (2 Cor 1:22; Ef 1:13; 4:30). No mundo comercial antigo um selo era usado de modo bem semelhante à marca registrada de nossos dias. Era o sinal da propriedade, ou a prova de que determinado produto pertencia a determinado homem ou firma. Isto significa que a posse do Espírito Santo é a garantia que determinado homem pertence a Deus. Se um homem tem o Espírito, a vida dele é o produto da obra de Deus.

Podemos chegar a conclusão que para Paulo o espírito do homem é o Cristo ressurreto que habita nele. O espírito do homem é aquela parte que tem afinidade com Deus, e que, portanto lhe dá a comunhão com o Senhor e o poder para obter a vitória no conflito contra a carne.

Há uma grande diferença para os que vivem as obras da carne para os que andam segundo o Espírito. Temos de forma clara em alguns textos esta verdade.

 Gl 5:16 – “Andai no Espírito, e jamais satisfareis a concupiscência da carne”

 Gl 5:24 – “E os que são de Cristo Jesus crucificaram, a carne com suas paixões, e concupiscência”.

Conclusão

Sabemos mediante o que a Bíblia nos ensina em 2 Cor 5:10; que todos nós um dia chegaremos a presença de Deus para prestarmos conta de tudo quanto realizamos nesta Terra, qual semente você tem plantado? A do bem ou do mal? Deus está pronto para te dar uma sentença favorável: “Vinde, benditos, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” . Mas para que esta sentença seja liberada em seu favor você precisará mostrar ou viver neste mundo uma vida pautada pelo fruto do Espírito, se não for assim lamento em te informar que você ouvirá: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Pois a bíblia nos ensina em Gl 6:8 – “Aquele que semeia para sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna”.

Que você hoje escolha viver uma vida de gozo no céu ao lado de Cristo, que foi o que ele preparou para cada um de nós.

Deus te abençoe, abundantemente.

Bacharel Daniel Almada
Líder da Rede de Homens

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