sábado, 26 de março de 2011

Aprovados.
E, ainda que tivesse feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
João 12.37 e 43
*      Introdução
Sempre que penso em fatos que marcam a história me lembro de dois fatos que fizeram com que toda a minha vida se transformasse. O primeiro foi no ano de 1984 nas Olimpíadas de Los Angeles, quando a Suíça Gabriele Andersen Scheiss, uma maratonista que chega por último na maratona exausta e quase sem forças. Quem se lembra do nome da campeã daquele ano, ou ao menos de que país ela era? Outro fato que marcou minha vida foi o ocorrido em 1989 na Praça da Paz Celestial na China, quando em meio a uma revolta do povo contra o ditador Mao Tsé-Tung um jovem enfrenta 49 tanques de guerra, fazendo com que o primeiro tanque desligasse o motor mesmo tendo ordens para passar por cima de qualquer manifestante.

*      Texto Base João 12.37 e 43
Olhando para este texto que estamos meditando observo como Jesus havia credenciado seu ministério através do ensino revelado da Palavra nas sinagogas, através da mensagem de boas novas do amor, salvação e remissão, a mensagem do perdão e do arrependimento e dos milagres. Os sinais a que se refere o texto nos reporta a todas essas manifestações do poder de Jesus. O que nos chama a atenção é que ainda assim não creram nele e os que creram não manifestaram sua credulidade por medo de serem postos fora do contexto em que viviam e o texto nos diz: “amavam mais a glória dos homens (V.43)”. Esta glória que o texto se refere é exatamente a aprovação, aqueles que creram desejam ser aprovados em suas intenções pelos homens e não por Deus e por Jesus.
*      Precisamos entender que em nossa jornada muitas vezes estaremos em descrédito diante da sociedade por conta da nossa fé, por andarmos na contra – mão, por não vivermos a vida de modo comum deste mundo, segundo nós mesmos, mas segundo o Espírito Santo, porque amamos mais a glória de Deus do que a dos homens e buscamos aprovação do Todo - Poderoso. Quantos tem se corrompido e perdido a direção por que estão buscando se ambientar com a sociedade para não parecer um extraterrestre, ou um alienado, quantos tem deixado o caminho para não sair do grupinho. Para alcançar a aprovação e a glória de Deus é preciso credenciar sua vida como um filho de Deus.

*      Para credenciar sua vida é necessário:

1.      Nunca desistir – Somos constantemente convidados a deixar o caminho, a buscar outras direções a nos envolver com as coisas deste mundo, mas andar segundo este mundo não nos credencia, nos mata, porque o mundo anda segundo a inclinação da carne. Precisamos resistir fortemente e não olhar para trás, não desistir e assim iremos credenciar nossa vida como a maratonista que não desistiu e credenciou sua vida diante de toda uma geração, nós credenciaremos nossa vida diante de Deus e dos homens (E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. – Lucas 9.62)
2.      Estar dispostos a morrer – Quando penso em entregar a minha vida para que ela tenha crédito, penso em algo muito maior do que simplesmente morrer. Muitos têm morrido por causas que consideram nobre, ou religiosa, muitos tem entregado sua vida por aquilo que crêem como foi com o jovem na China, disposto a morrer por algo que cria. Precisamos entregar nossa vida totalmente a Cristo Jesus para que morramos para o mundo e Ele possa viver em nós. (Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. – Gálatas 2.20)
3.      Ser separado – “Separado” é igual a ser “Santo”. Ainda que o mundo te considere diferente ou estranho, que zombem da tua forma de viver ou do teu caráter, das coisas que te fazem diferentes, precisamos guardar a nossa vida em santidade, para que sejamos credenciados. “Santidade precisa ser desejada para ser alcançada”. A santidade é pior forma de agradar o mundo, mas a melhor para agradar a Deus (Porque está escrito: Sede Santos, porque Eu Sou Santo – 1Pedro 1.16)

*      Conclusão
Precisamos a cada dia buscar nos aperfeiçoar para que sejamos achados aprovados e declarar como disse o Apóstolo Paulo em Filipenses 3.12 e 14 (Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.)


Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: