sexta-feira, 11 de março de 2011

Geração de Avivamento

Geração de Avivamento

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;
Amós 9.11
*    Introdução
Nos dias de Davi fora construído o segundo tabernáculo. O primeiro feito por Moisés era um a tenda móvel com três partes: O Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos, onde se colocava a Arca da Aliança e o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano para oferecer holocausto no chamado Yon Kippur que é o dia do perdão, nos relatos bíblicos veremos escrito Dia da Remissão, onde o povo encontrava perdão para seus pecados. A apresentação deste texto nos mostra uma profecia quanto a restauração do tabernáculo de Davi que foi o segundo, instalado na forma de uma grande tenda no pátio principal da cidade de Davi, hoje na parte sul da cidade velha de Jerusalém, fora dos atuais muros velhos construídos pelos Turcos, neste tabernáculo havia apenas a Arca da Aliança, não haviam utensílios como o feito por Moisés, não havia holocaustos, nem incenso, apenas adoração constante em turnos diários interruptos, cada levita no seu turno. A diferença mais marcante não estava na forma de apresentação do tabernáculo, mas na maneira em que as pessoas se achegavam a Arca, todos tinham acesso a Ela, ou seja, todos tinham acesso ao concerto a Aliança e sobre tudo a Presença de Deus. Davi coloca a Presença de Deus (Arca) numa posição de ser adorada por todos.
Quando pensamos sobre a restauração deste tabernáculo de Davi pensamos logo em avivamento porque o texto aponta para um mover de avivamento genuíno nos últimos dias e por quê? Porque o primeiro tabernáculo aponta para remissão, para o perdão do pecado, para obra redentora de Jesus na Cruz e para o sacrifício, já o segundo aponta para nós com acesso direto ao Santo dos Santos mediante a Jesus a Raiz de Davi onde o louvor precisa ser contínuo e onde somos Sacerdotes de uma Nova Aliança.      
*      Criando uma geração do Avivamento:
Ø  1° Passo: Ser um agente da Revolução
Hoje o que temos visto são pessoas praticando “REBELIÃO” e não a “REVOLUÇÃO”
Rebelião é: Resistência violenta contra os agentes da autoridade ou contra ordem de coisas estabelecidas; insurreição, revolta; insubmissão.
A Rebelião é praticada por pessoas incapazes de gerar avivamento. Absalão filho de Davi era alguém que praticava Rebelião (2Samuel 15.1 – 7 e 10).
Revolução é: Reforma; transformação, mudança completa; perturbação moral, perturbação, indignação; modificação de qualquer ramo do pensamento humano; náusea, nojo, repulsa.
A revolução é praticada por pessoas dispostas a viver o novo ou as boas novas de Cristo (Romanos 12.2).

Ø  2° Passo: Estar disposto a sacrificar
O avivamento é gerado por sacrifícios. Para que Jesus gerasse vida em abundância foi necessário doar sua vida em sacrifício. Que tipo de sacrifícios tem sido oferecido? Em Levítico 10.1 Nadabe e Abiú filhos de Arão oferecem incenso diante do altar e foram consumidos porque ofereceram fogo estranho. Ora o incensário era correto e o incenso também, o ofício era deles, mas o fogo foi produzido por eles mesmos e não era do altar, eles desejaram ter a mesma resposta que tiveram Moisés e Arão após sacrificar, mas foram consumidos porque seu fogo era estranho e seu sacrifício não procedia. Contudo um jovem rapaz sacrifica algo que lhe é fundamental para que vida seja gerada, mediante a impossibilidade dos discípulos em alimentarem uma multidão ele oferece tudo o que tem para que pessoas não morressem (João 9.6).

*      Conclusão
Avivamento é exatamente tornar a viver, é trazer sobre ossos secos a vida, é sacrificar o que temos de melhor para que a vida se manifeste; avivamento é doar sangue como Jesus doou, é oferecer o que há de melhor em sua vida para que muitos vivam; é transformar a nossa mente até o ponto de termos a mente de Cristo e revolucionarmos como Ele revolucionou.

Seja Radical, Revolucione, Sacrifique, Avive, seja Livre!

Pr. Rodrigo de Almeida.
Shalom!

Nenhum comentário: