sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Palavra ministrada na Primeira Rede de Mulheres


Posso todas as coisas

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Filipenses 4.11-13

 

*      Introdução

Durante muito tempo se entendeu que a mulher era o sexo frágil, o mais desprotegido, sensível e incapaz de suportar determinadas situações da vida. Porém, de um tempo Ra cá podemos ver as mulheres dirigindo nações, tomando posições de destaque e mostrando que não existe essa de sexo frágil. Nota: até a década de 80 apenas Margareth Thatcher tinha proeminência no cenário mundial, hoje as maiores economias mundiais são conduzidas por mulheres, a brasileira (Dilma Russef) e Alemã (Angela Merkel). Hoje estamos diante de mulheres aqui que suportam muito mais que muitos suportariam.

 

*      Texto

Podemos observar aqui neste texto alguns aspectos de pessoas, especialmente mulheres, que são fortes e vitoriosas.

 

1.       Aprendi (v.11) – Pessoas fortes e vitoriosas sempre aprendem com as situações que vivem. Nunca se deixam vencer pela falta do conhecimento, mas estão sempre prontas para crescer com as situações da vida.

2.       Sei (v.12a) – Pessoas fortes precisam ter convicção nas suas ações e precisam ter um “pulso firme” para não se abalar e se manter constante. Não podemos enfrentar o dia a dia com dúvidas e insegurança.

3.       Contente (v.12b) – Olhamos para algumas situações e não achamos contentamento, aquilo que nos satisfaz, porque contente é ter contentamento, não apenas alegria, mas satisfação. Isso nos mostra que sempre olhamos o lado ruim da coisa, precisamos achar o que nos alegre.

4.       Posso (v.13) – este ponto nos motivar a prosseguir, nunca desistir, seguir em frente, ir à diante, não parar, não olhar para trás. Como se diz no mundo “quem pode, pode”. É olhar para o que vier diante de nós e saber que podemos enfrentar e podemos prosseguir.

 

*      Conclusão

Não devemos nos afligir, devemos nos apegar neste posicionamento do apóstolo Paulo para temos certeza que poderemos vencer. Observe 1 Coríntios 10.13 e siga em frente.

Obs. Encerrar com apelo: O que nos fortalece se não Deus? Precisamos nos abrir para Ele e deixar que Ele faça parte de nossas vidas. (dinâmica dos efervescentes e os copos de água).
 
Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: