quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

mensagem do dia 06/01/2013 pela manhã


Entrando na Batalha
E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos. Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco. Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o. E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta. E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. (2 Crônicas 20:13-22)
*      Aplicação
Qual a nossa posição dentro de uma batalha? Nas forças militares existe a infantaria, a retaguarda, os batedores e etc. no Reino de Deus também temos muitas funções a serem exercidas, porém quem guerreia a nossa guerra é o nosso General. O que devemos fazer na batalha do Reino, observando o exemplo do Rei Josafá:
      Mantenha uma postura diante de Deus (v.13) – O povo de Israel não ficou barateado, perdido ou saiu desesperado; mesmo diante de uma grande adversidade permaneceu na posição esperando a Palavra de Ordem de Deus.
      Ouça a voz de Deus (v.14 – 16) – O povo ouviu atentamente o que Deus estava falando. Precisamos ouvir e entender a Palavra de Deus para que tenhamos eito na batalha e prosseguir adiante.
      Siga em frente seguindo a direção de Deus (v.17b) – O povo ainda não sabia o que iria acontecer, mas tinha convicção de que Deus estaria agindo. Devemos prosseguir mesmo quando não sabemos que tipo de livramento o Senhor promoverá, a ordem é apenas para ir em frente.
      Louve e adore pelo que já foi feito (v.18 – 19) – O povo se prostrou em adoração e louvou apenas porque tinham uma palavra. O livramento ainda nem ocorrera e eles já louvavam. Devemos louvar e adorar só por termos uma palavra da parte de Deus, ainda que o livramento não tenha chegado.
      Ouça o seu líder (v.20 – 22) – O povo tinha uma palavra de Deus e a guardou e agora observa que tem também uma palavra de seu Rei, seu líder, que os orienta a permanecer no que Deus havia falado. Isto gerou uma comunhão entre Deus e o povo, o que promoveu grande vitória.
*      Conclusão
Precisamos entender que na batalha quem guerreia por nós é o Senhor d’Ele é a peleja, porque também é d’Ele a vitória, nós somos instrumentos para glorificar o seu nome e deixar que ele vença por nós. Precisamos estar de acordo com sua vontade e cumprir seus mandamentos para a batalha porque o que ligado está nos céus, ligado está na terra (Mateus 16.19). 

Nenhum comentário: