quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEJA UM VALENTE

Texto Base:
II Samuel 23.9-10
(9) Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, (10) mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. O Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos.”
________________________________________
No final do Livro de II Samuel, fala sobre os três principais guerreiros de Davi, homem destemidos que lutavam como ninguém, homens que tinham muita coragem, homens que vibravam a cada batalha e a cada vitória, homens fiéis ao seu rei, seu rei Davi, homens que aprenderam e foram liderados por Davi e venceram várias batalhas com Davi.

Esses eram os três principais guerreiros de Davi: Jabesão (Josebe-Bassebete) o taquemonita; Eleazar, o aoíta e Samá, o hararita. E através desses três homens tiramos ensinamentos importantíssimos para as nossas vidas através de suas características, como por exemplo:

 Josebe-Bassebete (Jabesão)  O nome Josebe é uma variante do nome José, que significa “Aquele que Acrescenta”. E o nome Bassebete significa “Apaziguar”, Paz, Pacificar. Então Josebe-Bassebete significa: Aquele que acrescenta a paz. Com isso esse valente de Davi, aonde ele ia ele acrescentava a paz. Seja como esse valente de Davi, onde você colocar a planta dos seus pés, ali você acrescente paz!

 Eleazar  Significa Deus Ajudou. Uma característica de um valente é crer que onde ele for para guerrear ou não, independente do local onde ele estiver e da situação que esteja passando ele tem a certeza que Deus irá lhe ajudar. Seja como esse valente de Davi, creia que onde você colocar a planta dos seus pés, ali Deus te ajudará.

 Samá  Significa Deus ouve. Uma característica desse valente era que ele defendia tudo o que era seu, tudo o que vinha a sua mão, com muita confiança e certeza da vitória, pois ele sabia que Deus sempre o ouvia. Seja como esse valente de Davi, creia e defenda tudo o que é seu e tudo o que Deus te deu, pois Deus te ouve.

Todos esses três valentes têm suas marcas próprias. Porque todo valente é reconhecido e tem uma marca. Todos aqueles que se destacam têm um sinal em sua vida. Porque todos os valentes são chamados para conquistar e nunca se intimidam, nunca desistem, nunca abandonam o seu Rei. Mesmos que parece difícil, mesmo que seja impossível, mesmo que sejam muitos contra a sua vida, mesmo que você esteja vendo a morte de perto, não recue, lembre você é um valente, e o valente não desistem, não desista diante do inimigo, não fuja, porque ao seu lado, quem peleja ao seu favor é o SANTO DE ISRAEL, o Deus CRIADOR DE TODAS AS COISAS, o SENHOR DOS EXÉRCITOS.

Mas hoje nós iremos falar apenas de um desses três valentes, iremos falar apenas de Eleazar. Esse homem servirá de exemplo para tantas coisas em nossas vidas, e veremos também como esse homem foi um verdadeiro discípulo.

Vamos ler o que diz em II Samuel 23.9-10: “(9) Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, (10) mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. O Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos.”

Na vida de Eleazar encontramos características fundamentais para que um relacionamento de discipulado aconteça de forma saudável e correta. Podemos citar que olhando para esses versículos que acabamos de ler várias características que Eleazar tinha e que servem para a SIBATA nesta manha. Potencial, Ensinável, Automotivado, Orientado por objetivos, Fiel, Perseverante, Responsável, Compromissado e etc. Entre tantas outras características podemos tirar desses versículos.

Mas vamos dividir esses dois versículos em 4 pontos, para que possamos entender bem a importância desse texto para as nossas vidas e para o relacionamento de discipulado.

1º Ponto: “...Ele era um dos três principais guerreiros...”
Eleazar serviu sem reservas, com comprometimento, era um grande guerreiro.
Eleazar não nasceu já sendo um grande guerreiro, mas desde novo Eleazar treinou para isso, horas e mais horas, dias e mais dias, anos e mais anos, treinando. E não só treinando, mais também sendo treinado.
Eleazar tinha um potencial e esse potencial foi posto em prática, e isso fez dele um dos três principais de Davi.
Eleazar era um homem que tinha certeza do que queria para a sua vida, e isso fazia dele um homem que honrava a posição que ele tinha diante de Davi.
Um dos motivos que fizeram se tornar um dos três principais valentes de Davi, é que Eleazar era ensinável, ele tinha compromisso.

2º Ponto: “...e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, mas ele manteve a sua posição”
Eleazar foi um homem de extrema fidelidade, Pas-Damim segundo fontes geográficas, ficava próximo ao local onde Davi derrotou Golias, e no original hebraico diz que os filisteus desceram do monte para o vale e os soldados israelitas fugiram para o outro lado, ficando apenas duas pessoas no vale o rei Davi e Eleazar.
Que tremendo irmãos, Eleazar preferiu ficar ao lado do seu rei, do que fugir como os outros, ele não deixou Davi sozinho. Ele poderia ter fugido junto com os outros, mas ele ficou e sua posição. Mesmo com todos fugindo, com todos desistindo, mesmo vendo a quantidade de inimigos vindo em sua direção, Eleazar permaneceu.
Eleazar era um homem orientado por objetivos, o objetivo de Eleazar era lutar e Eleazar lutou, defendendo o seu rei sozinho, expondo a sal própria vida. Mesmo Eleazar vendo a morte de perto ele lutou pelo seu rei.
Eleazar sabia qual era o seu chamada, e ele o cumpria. Talvez irmão, agora nós entendemos os motivos que levam pessoas que tem uma boa casa, uma vida estruturada, um bom emprego. Largar tudo, ir tirar o seu passaporte e de sua família e embarcar para China, Índia, Sudão, Argélia, ir para os outros países da Janela 10/40.
Ir para lugares onde para o cristão o risco de morte é altíssimo, e nós muitas vezes achamos que essas pessoas são loucas por irem para lá, mas Eleazar nos ensina que essa atitude é a certeza e consciência do seu chamado. É estar em um lugar que mesmo que a morte esteja mais próximo do que imaginamos, mantemos a posição e lutamos e morremos se for preciso pelo nosso Rei. Isso é fidelidade, isso é ser fiel com quem sempre é fiel conosco.

3º Ponto: “...e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada...”
imagino Eleazar olhando para frente e vendo o exército filisteu descendo furiosos para a batalha, irmãos os filisteus tinham um “amor” gigantesco por Davi e por Israel, para os filisteus Israel cheirava mal.
Então Eleazar, vendo aquela situação, olha para os lados e não encontra ninguém. Eleazar era fiel, orientado por objetivos e principalmente ele era discípulo de Davi e isso quer dizer que Le sabia que se você ao contrário Davi não iria fugir.
Então imagino Eleazar falando as seguintes palavras: “Querido rei Davi, o senhor poderia dar alguns passos para traz.” — Após Davi chegar para traz. Eleazar deve ter pego seu bloquinho de anotações, foi lá na página da última batalha, conferiu quantos ele venceu e falou: “Chegou o grande dia, é hoje que eu bato o meu record...”
Pode puxar na sua memória a quantidade de inimigos que o Senhor concedeu que você derrubasse e creia que a partir de hoje você será um quebrador de records, porque o Senhor está contigo e nenhum inimigo é capaz de te parar, porque Deus já decretou a vitória na sua vida.
Você não vai fugir de diante dos inimigos, ele que irá fugir de diante de você, e por 7 caminhos eles voltaram.
Eleazar lutou com seus recursos, o texto diz que ele feriu os filisteus até a sua mãos grudar na espada, irmão e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada.
Irmãos isso quer dizer, todo o tempo destinado por Eleazar a aprender foi usado de tal forma nessa batalha, que o seu instrumento, a sua arma naquela hora se tornou uma extensão do seu braço. A espada e o braço de Eleazar se tornaram um.
Quando nós aprendemos a manusear as armas que o Senhor nos dá, nos tornamos guerreiros poderosos. E isso Eleazar via que Davi sabia fazer.

4º Ponto: “...e o Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava...”
irmão, Deus concedeu a vitória ao povo de Israel, através da vida daquele homem, que lutou sozinho. A vitória foi dada por Deus, nós nunca ganharemos nada sem o auxilia do Senhor Deus.
E essa vitória foi concedida através de Eleazar por meio dos recursos de Eleazar, ele lutou sozinho, pois tinha coragem, tinha habilidade com sua espada e tinha um objetivo traçado, lutar em favor sempre do rei, jamais fugir.
O exército depois que Eleazar terminou com a batalha, voltou apenas para saquear os mortos. O exército voltou pois eram homem até fortes e bons lutadores, mais não eram responsáveis, não aprenderam com seus líderes, não tinham compromisso e nem fidelidade, eram homens que não souberam ser discípulos.
Podiam até ter potencial, mas não eram ensináveis, não eram automtivados, não eram responsáveis e tinham como único objetivo se esconder e saquear os mortos.
Eleazar serviu sem reservas, não recuou diante do inimigo, atacou usando os seus recursos e foi um dos três principais discípulos (guerreiros) de Davi pois, o discipulador procura discípulos com potencial parecidos com os seus.
Lembram de Davi e Golias, Davi não recuou como o exército, Davi usou os seus recursos, Davi serviu sem reservas e Deus concedeu uma grande vitória para o povo de Israel por intermédio de Davi.
Devemos treinar nossos discípulos para que eles sempre estejam preparados para guerra, Eleazar não aprender a usar a espada naquela batalha, ele já sabia manusear muito bem sua espada, assim como Davi com a funda, eles se dedicaram.
E eu pergunto a vocês nessa manhã: Esperaremos os diabo se levantar contra nossas vidas e conta a vida de nossos discípulos, para depois treinarmos e treiná-los. Ou faremos um relacionamento de discipulado sincero, diante de Deus, querendo realmente formar pessoas preparadas para quando o inimigo se levantar e todos fugirem, nós e nossos discípulos continuarmos na mesma posição, não fugir, não voltar apenas para saquear os mortos, mas sim guerrear a favor do nosso Rei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que Definição maravilhosa, entendimento, vamos sempre ser igual a Eleazar, Perseverantes e nunca desisti pois Deus é conosco, Glória a Deus.

Anônimo disse...

Nossa que estudo maravilhoso, uma definição perfeita, entendimento, irmãos temos que ser igual a Eleazar Perseverantes a Deus, e vencer as nossas batalhas, com o objetivo que Deus estara sempre ao nosso lado, Glória a Deus.
Karen Ariel.