terça-feira, 10 de maio de 2011

Chamados para Reinar.

E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Apocalipse 1.6
*      Introdução
Nestes dias Badalou – se com Respeito ao casamento do Príncipe Willian e a Princesa Kate, sobretudo quanto às responsabilidades que ambos teriam por serem representantes da Família Real Inglesa.  Muito mais se ouviu das cobranças a cerca da jovem Kate que agora sendo uma princesa deveria assumir determinadas posturas antes não vividas, tais como não comer camarão ou frutos do mar, não andar em público de cabelos soltos, andar sempre dois passos atrás de seu marido e Etc.
Quando penso nestas responsabilidades do jovem casal real, me reporto a nossa responsabilidade como Família de Deus em Cristo, quanto ao fato de sermos Representantes legais do reino de Deus, sendo seus sacerdotes Reais, uma Nação Santa.
Para Ilustrar sobre nossas responsabilidades veremos a vida de uma personagem bíblica que nos fará entender como devemos nos portar como representantes deste reino, e como poderemos Reinar com Excelência para o Rei da Glória.


*      Texto Adicional (1Samuel 24.8 – 11)
Olhando para este texto que estamos meditando vemos um jovem Davi que neste tempo está a fugir de Saul, seu algoz. Tendo Davi se escondido em uma caverna junto aos homens que o acompanhava, Saul despercebido de ali estava Davi adentra a caverna; Vale ressaltar aqui a condição em que Davi se encontra, ele fora ungido Rei em lugar de Saul e tinha aprovação de Deus, do Filho de Saul, Jonatas e do povo, contudo ele está em uma caverna, fugindo e acompanhados de homens marginais e de outras terras. Davi poupa a vida de Saul, mesmo a incitações para matá-lo, pois compreendia que ainda que rejeitado aquele era um ungido de Deus e ele não poderia estender suas mãos contra ele. Vamos aprender 03 princípios que devem governar nossas vidas para Reinarmos com Excelência.

*      03 Princípios que devem Governar nossa vida para Reinarmos com Excelência

1.      Humildade – “inclinou – se com rosto em terra...” (1Samuel 24.8) – Davi se prostra em sinal de submissão ao Rei. Ainda que Davi houvesse sido ungido em lugar de Saul, ele não o trata com desprezo, mas em sinal de submissão e humildade se prostra. Davi tinha todo o direito de se posicionar como um ungido também, contudo temendo a soberba ele não o faz, porquanto o caminho da soberba e ruína e destruição (Provérbios 16.18), mas, escolhe o caminho da humildade que precede a honra (Provérbios 15.33b)
2.       Honra – “não erguerei a mão contra o ungido do Senhor...” (1Samuel 24.10) – Davi entende um Princípio muito interessante sobre a honra ou sobre ser um homem de honradez: “Homens de Honra não precisam buscar sua própria justiça.” Homens honrados são justificados pelo próprio Deus (Salmo 149.9); Davi honra Saul até pelo tratamento levando – o para o Palácio e tendo o colocado a assentar à mesa, chamando a Saul de “meu pai”, (Romanos 12.10) se referindo no que o grego chamaria de “amor Fileo” ou amor de pai para filho e filho para pai (ressalto que o AT foi escrito em Hebraico e no mesmo não há essa distinção).   
3.      Digno – “Agora entende e reconhece que não sou culpado...” (1Samuel 24.11) – Davi dizia com estas palavras dirigidas a Saul que mesmo ele sendo culpado de persegui – lo, ele não o matou, era esse tipo de atitude e coração que fazia de Davi digno de reinar em lugar de Saul (Salmos 24.3 – 4). Aquele que é digno não se preocupa com os que buscam tirar sua vida por saberem onde estão firmados e de que promessas são portadores (Atos 20.24)
*      Conclusão
Para Reinarmos com excelência é preciso ser Humilde, ter Honra e ser Digno, então poderá experimentar um reino que nos foi preparado desde a fundação do mundo (Mateus 25.34).


Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: