sábado, 28 de maio de 2011

Estudo sobre dons espirituais

Classe:
Jovens I
Professor:
Pr. Rodrigo de Almeida
Livro:
1 Coríntios
Capítulo:
12

9° Assunto da Epístola

Acerca dos dons Espirituais


*      Introdução
Esse é o maior assunto da Epístola a igreja em Corinto, compreendendo os capítulos 12 ao 14. Dentro deste assunto “Acerca dos dons espirituais” será tratado quanto a ‘variedade de dons’, o ‘amor com supremacia nos dons’, ‘superioridade do dom profecia ao Don de língua’ e a ‘ordem no culto’. Iremos tratar cada assunto por vez para que fiquemos bem entendidos quanto ao assunto, portanto o que falaremos neste capítulo 12 apresenta exatamente cada um dos dons, sua necessidade e importância, e, sobretudo a exata função destes dons. Neste capítulo buscaremos evidenciar de forma específica as questões sobre os dons do Espírito Santo.
                           
*      O que era Dons Espirituais?
O termo grego mais comum para ‘dons espirituais’ era PNEUMATIKON que significa literalmente ‘coisas espirituais’. O Apóstolo Paulo ao se referir aos dons espirituais não usa o termo mais lato pneumatikon ele usa CHARISMA. Charisma vem do grego CARIS que significa ‘graça’ ou ‘favor’, logo charisma é ‘aquilo que é dado graciosamente’.

*      1° parte do Capítulo
Nos V.v desta primeira metade do capítulo 12 começamos a aprender uma importante verdade quanto aos dons espirituais e sobre a manifestação destes dons, por isto é relevante que entendamos o porquê do Apóstolo Paulo usar a palavra charisma neste texto.
v  Os versículos de 1 – 3 trazem uma apresentação ou uma menção do Apóstolo à condição daquele povo em questão, ele não estava falando a leigos, mais a pessoas alicerçadas e bem orientadas quanto às verdades e quanto aos dons e a quem os dons eram destinados: pessoas guiadas pelo Espírito de Deus. Ele usa a palavra anátema, que segundo o dicionário hebraico / grego diz: Animal a ser sacrificado, ou morto em sacrifício, devotado à destruição. O anátema estava sempre relacionado com pecado e tem uma conotação ruim sempre que usado tendo sinônimo de maldição. No que se refere ao sacrifício anathema tem significado de alienado de Deus, sem esperança de ser redimido. Dizer que Jesus era anátema era o mesmo que dizer que Ele era incapaz de nos redimir. Obs. Quando o animal era sacrificado, ele recebia com um gesto simbólico de pousar a mão sobre a cabeça do animal o pecado do ofertante, ou seja, ele se tornava um animal maldito e sem possibilidade de ser redimido, um anátema.
v  Os versículos de 4 – 11 começam a apresentar os Dons de Manifestação. O que vem a ser estes tais dons de manifestação? É exatamente ai que entra a questão referente à palavra charisma pois os dons de manifestação são uma dádiva, ou algo dado graciosamente ao individua para que este exerça um ministério. O assunto começa a se desenrolar da seguinte forma: 1° o Apóstolo diz que existe diversidade nos dons, nos ministérios, e nas operações, mas o Espírito é o mesmo e é Deus que realiza tudo em todos. Isto é expresso por Paulo porque havia divisões e rixas dentro da igreja sobre quem era melhor por manifestar isso ou aquilo. Daí em diante (v.8) ele apresenta uma lista contendo 09 dons diferentes que chamamos de DONS DE MANIFESTAÇÃO. Ele se denomina desta maneira mediante ao que está escrito no v. 7: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for proveitoso.” Note as duas palavras grifadas no versículo: manifestação e proveitoso, elas dão a fundamentação para o assunto. Estes dons dados graciosamente pelo Espírito Santo e que alguns dizem haver cessado (os que são adeptos a linha do cessacionalismo), o que não entendemos como verdade, pois cremos que estes permanecem para nosso tempo, são uma forma de o Espírito Santo agir através da vida do indivíduo, trazendo uma capacitação sobrenatural sobre este para um fim proveitoso, útil e desejado pelo Senhor. Estes chamados de dons de manifestação podem muitas vezes aparecer na vida do ser humano usado pelo Espírito de Deus e nunca mais se manifestar, como ele pode estar sobre a vida de um indivíduo continuamente por que é proveitoso que assim seja ao que muitos chamam comumente de unção. Existe diversidade de dons, antes de falarmos sobre cada um destes falaremos sobre os tipos apresentados na palavra da verdade de dons e ministérios como segue o quadro abaixo:

Tipos
Lista
Informação
Dons de Manifestação
(1Co12. 8 – 11) Palavra da Sabedoria, Palavra da ciência, Fé, Cura, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento de espíritos, Línguas e Interpretação de línguas.
São dados graciosamente pelo Espírito para que seja usado segundo um propósito estabelecido; pode manifestar – se eventualmente, ou permanecer na vida e ministério do indivíduo.
Dom Gratuito
(Rm 6.23) Vida eterna.
É uma manifestação única e fatual. É dado a todo aquele que crer em seu coração e com sua boca confessar a Jesus como Senhor e Salvador. Ação de Deus em resposta a morte imposta pelo pecado.
Dom Supremo
(1Co 13.13) Amor.
O amor é um dom de supremacia e excelência. Sem amor nenhum outro dom tem valor.
Dons de Ensino ou Ministérios
(Ef 4.11 – 12) Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres.
Muitos consideram estes ministérios como dons de ensino pela suma importância destes na consolação, exortação e direção da igreja. São estes os ministérios direcionados pelo Espírito à igreja, não uma lista hierárquica de cadeiras ministeriais. 
Dons de Diaconia
(Rm 12.6 – 8) Profecia, Ministrar ou servir, Ensinar, Exortar, Liberalidade ou contribuição, Liderança e Misericórdia.
Aqui vemos a utilização da palavra grega pneumatikon, ou seja, se referindo a coisas espirituais e não a uma capacitação do Espírito propriamente dita, por isso são chamados de dons de diaconia ou de serviço, pois são capacidades nossas em servir no ministério.
Frutos do Espírito
(Gl 5.22 – 23) Amor, Alegria, Paz, Longaminidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão e Temperança. 
Estas são manifestações pertinentes àqueles que têm a sua vida transformada por Cristo, os que nasceram de novo precisam apresentar essas características.

v  No que diz respeito aos Dons de Manifestação veremos a utilização de cada um:
1.       Palavra de Sabedoria: se refere a um conhecimento, a capacidade de compreensão de assuntos diversos e, sobretudo da escritura, a conhecimento sobre as coisas sagradas.
2.       Palavra da ciência ou conhecimento: se refere a conhecer ou entender sobre assuntos diversos como a descoberta de algo nunca antes pensado.
3.       Fé: diferente da fé expressa em Gálatas, aqui se refere a uma fé sobrenatural.
4.       Cura: Refere – se à produção de uma ação miraculosa sobre a (1) enfermidade física.
5.       Operação de Maravilhas: comumente relacionados a ações extraordinárias de poder de Deus relativas à natureza e/ou intervenções no curso de uma situação adversa.
6.       Profecia: refere – se à palavra profética ou a revelação da profecia maior que é a Palavra de Deus. É o conhecimento profundo das escrituras mediante a revelação.
7.       Discernimento de espírito: capacidade para discernir quando um espírito provém do maligno, se é o Espírito de Deus ou se o homem pura e simplesmente (2).
8.       Línguas: manifestação chamada por alguns de Glossolália que é segundo a psicologia capacidade de falar em outras línguas, podendo se referir a línguas estrangeiras, cultos pagões e nas igrejas, também é aceito para se referir a doenças mentais que tem linguagem própria. Este termo não é o melhor para este tipo de manifestação que aparece de duas formas na bíblia: 1° em Atos capítulo 2 onde os Apóstolos falavam em sua própria língua e cada um entendia em sua própria e 2° como em 1Coríntios capítulo 14 onde se refere a línguas estranha, entendidas apenas por Deus que servem de edificação pessoal e que para edificar a igreja carece de interpretação.
9.       Interpretação de Línguas: capacidade de interpretar as línguas chamadas estranhas.

*      2° parte do capítulo
O Apóstolo Paulo inicia uma analogia para refutar o que acontecia em corinto, como desde o início falamos nesta igreja havia muitas dissensões e no que se refere aos dons muitos buscavam proeminência por que manifestavam este ou aquele dom. Neste emprego do Ap. Paulo ele se refere ao corpo com seus muitos membros para expressar a importância de cada um com seu dom no corpo de Cristo que é UM. Não variando. Independente do dom que se manifesta ou da posição em que se está todos fazem parte do mesmo corpo. No v.28 ele aponta uma lista que parece hierárquica, contudo o demonstrativo é de fato quanto ao que é mais visível e assim cobiçado, haja visto ele acabar de dizer que aos que não damos tanta honra são os mais honrados por Deus, assim ele diz que primeiro são Apóstolos e depois profetas e assim por diante para dizer que nem todos são apóstolos e nem todos são profetas, portanto não há proeminência na vida do corpo de Cristo. A orientação é Busquem com zelo o melhor dom (v.31), pois um só é o mesmo Espírito que opera todas as coisas repartindo como deseja (v.11).


“HÁ UM CAMINHO AINDA MAIS EXCELENTE PARA SE APRENDER.”


(1)     Em minha visão, no que se refere a enfermidades, podemos observar a cura, quando a ação de Deus é realizada por meios que chamamos naturais, médico, remédio e etc; o milagre que acontece de modo inexplicável; e até a morte que é o término de um ciclo terreno que para o salvo é apenas a ida para eternidade.
(2)     Ver 1João 4.1 => Encontra – se neste texto uma condicionante muito simples para discernir sobre espíritos.

 
     

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