quarta-feira, 18 de maio de 2011

Onde estão os Profetas?

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Ezequiel 37.1 – 3
*      Introdução
Durante toda história da humanidade encontramos figuras de fundamental importância nas sociedades e nas mais variadas culturas: Os Anciões. Não eram importantes por sua idade avançada ou por suas cãs brancas, mas por sua capacidade de aconselhar bem. Na história de Israel vemos a figura do Ancião presente assim como nos primórdios da igreja primitiva. Em outras culturas como a chinesa, inglesa e islâmica além da indiana, é possível observar essa personagem histórica funcionando de modo bastante latente nas culturas. Assim como os anciãos deveriam trazer bons conselhos os profetas existiam para trazer o “conselho de Deus”. Nem sempre dar bons conselhos é fácil, assim como trazer o conselho de Deus também não é. É necessário não idade avançada ou cabelos brancos, mas uma vocação profética advinda de um coração quebrantado e de uma mente inconformada desejosa de transformação e de renovo. Existem profetas vocacionados por Deus? Onde eles estão? Estão prontos a trazer o conselho de Deus para esta geração?

*      Texto Base Ezequiel 37.1 – 3
Algumas muitas interpretações existem quanto ao texto tais como: 1° uma visão do retorno pós – exílico para os cativos em Babilônia; um paralelo da regeneração espiritual e o surgimento da igreja;a restauração final de Israel. Em todo caso o eu se vê é a apresentação de uma palavra de esperança.
O texto fala – nos de uma visão dada em um vale, mesmo vale onde antes fora pronunciado juízo contra Israel nos capítulos 3.22 – 23 e 8.4, primeiro comissionando Ezequiel para proferir o juízo de Deus contra a nação de Israel e o Reino de Judá e em seguida um juízo quanto as abominações que havia no templo, santuário de adoração a Deus. No mesmo lugar onde se proferiu o Juízo se dá uma palavra de esperança, no lugar da VERGONHA se dá a restauração, no lugar do juízo e da vergonha se verá Dupla honra (Isaías 61.7).
Ezequiel se apresenta em meio a perversidade e a desolação de já 10 anos de cativeiro aproximadamente, para anunciar um palavra de restauração para a nação de Israel. Vamos entender o teor da profecia para a restauração de Israel e para nossas vidas.  

*      Profecia de Ezequiel para Restauração de Israel e de nossas vidas

1.      Uma Restauração Física Completa (Ezequiel 37.6)
A apresentação do texto nos mostra um compêndio ou uma obra completa do corpo humano: Nervos, carne, pele e espírito.  Tudo isso sobre uma estrutura de ossos. A palavra proferida remonta o homem por completo, restaurando – o a sua essência. O texto não apresenta uma ilustração modo que não haja mais enfermidades, mas apresenta uma restauração fico / social do homem. Deixando sua aparência de homem caído, destruído pelo pecado para um homem erguido e restaurado para glória de Deus. Israel estava destruída e sem honra, em vergonha, ou seja, com seus ossos expostos. O pecado nos expõe, apresenta nossa vergonha e por isso uma restauração físico – social. Houve uma resposta à palavra: Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. (Ezequiel 37.7).”
‘Algo dentro de você vai começar a se mover hoje. ’
2.      Uma Restauração Espiritual (Ezequiel 37.9 – 10)
A dramaticidade do texto nos reporta aos da criação (Genesis 2.7) quando Deus sopra o fôlego de vida no homem feito do pó da terra e este passa a ser alma vivente. Você e eu precisamos entender que podemos ter uma vida social boa e até alcançar justiça diante dos homens, mas Deus nos chamou para sermos seus filhos e isto quando o Espírito de Deus testifica com o espírito que ele pôs dentro do homem (Romanos 8.16). Ezequiel profetiza sobre a casa de Israel vislumbrando o reconhecimento e lembrança do povo da condição de filhos do Altíssimo, o que em meio as aflições haviam esquecido. Houve uma resposta à palavra: Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. (Ezequiel 37.11 – 12)
‘Ainda que as aflições cheguem a tua casa entenda que você é filho de Deus e Ele na te desampara (Isaías 49.15 – 16). ’
3.      Uma Restauração para Eternidade (Ezequiel 37.14)
A palavra de restauração de Ezequiel agora transcende o tempo e desemboca numa restauração completa. Deus diz através do profeta que Ele mesmo poria no ovo do Seu Próprio Espírito, ou seja, o próprio Deus habitando, não num templo adornado de ouro, feito por mãos humanas e com pedras preciosas, mas habitando num templo erguido sobre ossos, feito de nervos, carne contendo pele e espírito capaz de testificar, um templo construído pela própria palavra de Deus. É Deus habitando no homem, na casa de Israel. Isso só se dá por Cristo Jesus o Emanuel, Deu conosco (Isaías 7.14). Deus fez isso pela sua palavra cremos e será que há resposta a palavra de Deus nessa hora, neste lugar?
‘Deus deseja habitar em tua vida hoje e te restaurar para uma eternidade com Ele. ’  

*      Conclusão
Deus tem preparado uma restauração completa para sua vida que vai desde uma restauração física, passando por uma restauração espiritual, até que ele possa habitar definitivamente em nós através do Espírito Santo nos restaurando para eternidade junto a Cristo Jesus.


Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: