domingo, 10 de julho de 2011

EM busca de um Lugar Seguro

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Colossenses 3.1 – 4

*      Introdução
Você já pensou em sair do Rio de Janeiro? Sempre desejamos sair do Estado cada vez que ouvimos notícias ruins. Parece que em outros lugares não acontecem coisas más, que não existe roubo e que em outros lugares estaremos mais seguros. Às vezes o que queremos é o colinho da mamãe. Brincadeiras a parte, o que estamos falando é que sempre desejamos estar em um lugar que consideramos seguro, um lugar que nos traga paz, tranqüilidade, serenidade. É difícil pensar em como criar nossos filhos num lugar como este, mas me pergunto: onde é que podemos habitar seguro? Segurança é o conjunto das ações e dos recursos utilizados para proteger alguém; o que serve para diminuir os riscos ou os perigos = garantia # insegurança, ou seja, quando pensamos em fugir ou sair da cidade, ir para outro lugar porque estamos inseguros com as notícias que vimos e ouvimos, buscamos segurança ou um lugar seguro. Para aprendermos o caminho que nos leva a um lugar seguro é preciso descobrir que lugar é esse. Hoje iremos tentar juntos não só achar este lugar, mas habitar nele.

*      Sobre o texto (Cl 3.1 – 4)
Existem algumas verdades quanto ao texto que estamos meditando que precisam ser compreendidas. Paulo escreve a igreja que estava em colossos na região da Frígia, cerca de 200 km de Éfeso e 15 km de Laodicéia igrejas importantes que conhecemos, mas deseja tratar de algo importante aos que lá estavam: A Soberania de Cristo. Neste trecho que lemos, a ênfase dada pelo Apóstolo Paulo nos adverte a buscar as coisas que são de cima, do alto ou com respeito às coisas celestiais de onde Cristo governa. Este fato se deve exatamente por conta de ser Cristo O cabeça da igreja que é seu corpo, portanto deveremos nos manifestar com Ele em glória, mas isso só se dá se Cristo for nossa vida. É impossível nos manifestarmos em glória com Cristo se Ele não for nossa vida. Precisamos então entender tais verdades que são:
1° Não estamos mais mortos (“já ressuscitamos com Cristo”);
2° Pensar no que diz respeito a Cristo e ao seu governo (“coisas que são de cima”);
3° Deixar as coisas deste mundo que são perecíveis (“e não nas que são da terra”).
Entendidas estas coisas devemos descobrir que lugares não devemos habitar, pois não são seguros.
1° Desertos – Lugares de solidão e de passagem, não é feito para habitação (salmos 107.4);
2° Egito – Israel foi salvo da fome ao entrar no Egito. Jesus foi salvo de Herodes indo ao Egito, porém ambos não desejaram habitar lá. Para alguns o Egito é lugar de prosperidade mas José estando no Egito desejou que nem seus ossos lá ficassem (Gênesis 50.25). (cito a fonte Pr. Gumercindo Castro - ministrado em uma aula na Faculdade Teológica Batista da Pavuna).
3° Mundo – Jesus não era do mundo e também fez questão de nos tirar do mundo, mesmo que ainda sejamos nômades nele, mas não o amando (João 15.19 / 1João 2.15).

*      Onde encontrar um lugar seguro?
O texto nos ensina que estamos escondidos com Cristo em Deus, ou seja só em Deus mediante a Jesus podemos habitar seguro (Colossenses 3.3b)

Textos adicionais: Salmos 61.4 e Salmos 91.1
*      Conclusão
Somente habitando no esconderijo do Altíssimo, debaixo de suas asas é que podemos habitar seguro, não saindo da cidade ou mudando de casa, nem no colo da mamãe, basta apenas por Cristo se reconciliar em com Deus e você poderá habitar seguro.

Pr. Rodrigo de Almeida

Shalom!

Nenhum comentário: