segunda-feira, 25 de julho de 2011

Onde estão os Referenciais desta geração?

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
1 Coríntios 11.1
*      Introdução
Fico pensando nas pessoas que arrastam multidões de fãs pelo Brasil e no mundo, pessoas que são consideradas extraordinárias, modelos e padrões para moda, cabelo, estilo de vida, “dignos” de serem copiados. Contudo penso sobre o que passa em nossas mentes quando nos deixamos levar por pessoas comuns que entendemos que são como modelos para gerações. Lembro das bandas que ouvia na década de 80 e quantos dos seus líderes e formidáveis cantores não eram exemplos a serem seguidos. Talvez você vá dizer no seu íntimo que todos temos defeito ou que não há perfeito neste mundo, ou se for mais ortodoxo dirá que perfeito só Jesus e este está no céu, mas o que desejo tratar com você neste estudo é o porquê seguimos ou as gerações seguem estes exemplos não tão exemplares assim. Separei alguns casos para vermos rapidamente: A) Michel Jackson – morte aos 50 anos, acusado de pedofilia, depressão e uso de drogas impróprias. Arrastava multidões aonde ia. B) Justin Bieber – jovem popstar que em sua curta carreira e seus 19 anos já se envolveu em brigas, bebedeiras, e foi parar na delegacia algumas vezes. C) Amy Winehouse – morte aos 27 anos, alcoólatra, usuária de drogas, apresentou – se bêbada diversas vezes em seus shows. D) Ozzy Osbourne – ídolo na década de 60, aos 60 anos donos de um reality show junto com a família onde todos são usuários de drogas, arrastou uma multidão este ano no Brasil. E) Romário – craque de futebol, gênio da pequena área, nunca gostou de treinar, sempre teve péssimos relacionamentos, envolvido em problemas de jogos, hoje Deputado Federal. F) Lanna Holder – ex –missionária da Assembléia de Deus, de volta ao homossexualismo, fundadora da Comunidade Cidade de Refúgio para apoiar os chamados “excluídos” pelas igrejas convencionais, adepta da Teologia da Inclusão, e tem foco maior em apoiar o relacionamento homossexual em Cristo.
Com toda certeza amados deveria colocar no fim meu próprio nome, sei que tenho falhas e talvez a diferença entre mim e você que estamos compartilhando desta palavra e estes que estão relatados aqui seja o fato de não sermos famosos, pelo menos sei que não arrasto multidões de fãs, mas meus erros produzem efeitos muitas vezes irreparáveis e é exatamente neste ponto que quero refletir: se meus erros podem produzir morte eterna o que não dizer pessoas que influenciam grandes multidões?
*      Sobre o texto (1Co11.1)
A carta encontrada em nossas bíblias como 1 Coríntios fora escrita a igreja que estava na região da Acaia ou Grécia a cerca de 1milhão e 300 mil km de distância de Jerusalém passando em linha reta pelo mar Mediterrâneo. O Ap. Paulo responde sobre alguns questionamentos feitos pela igreja local, uma igreja cheia de dons e de problemas, economicamente estável por conta de sua região comercial, com pessoas poderosas e ricas, mas que lhes faltava, dentro da igreja que pudesse dar o exemplo, quem fosse o referencial visto que um dos seus maiores problemas era de divisões e facções onde cada um admirava – se do seu grupo e de seus pseudo – líderes.
Em meio a esta situação desagradável o Apóstolo Paulo apresenta uma reflexão gigante a ser considerada por todos nós dizendo: “SEDE MEUS IMITADORES....” Acabamos de ver pessoas que arrastam multidões e que enfrentam grandes problemas, e entendemos que podemos nos incluir neste contexto. O Apóstolo Paulo também se enquadra no grupo dos que arrastam multidões, contudo por seus gestos e suas atitudes, os que o seguiram encaminharam – se para a vida eterna (veja 1 Coríntios 10.33) e tudo isso por que Ele nos mostra que era seu referencial para que então ele fosse referencial para aquela igreja e para nós hoje em dia dizendo: “COMO EU SOU DE CRISTO.” Precisamos de referenciais em nossa geração para que a nossa história seja mudada e a trajetória e o curso deste mundo seja transformado. Deus quer nos levantar como referenciais para esta geração. Esta geração está se perdendo porque deixamos o foco e permitimos que o mundo fosse cegado por estas “estrelas” que ofuscam o caminho (2 Coríntios 4.4). A grande diferença da luz produzida por satanás e por Cristo é que a luz de satanás cega os olhos, mas a luz de Cristo ilumina nossa escuridão.     
*      Porque o Apóstolo Paulo era um referencial a ser imitado:
1° Ele usava Autoridade em Amor (Filemom v.17 – 19)
Paulo faz um pedido por um servo que havia sido inútil a seu senhor para que este senhor o aceite de volta em nome de Paulo que se compromete em pagar sua dívida sem cobrar a que este senhor Filemom tinha com ele Paulo. Exercer Autoridade em Amor fazia de Paulo um exemplo do Jesus que um dia lavou os pés dos seus discípulos.
2° Ele exercia Poder Sobrenatural (Atos 20.9 – 12)
Paulo traz um discurso longo aos olhos de Êutico que acaba caindo, contudo cheio de uma Autoridade Sobrenatural Paulo traz a vida novamente ao jovem e sem se preocupar ainda anuncia a palavra até a alva. Paulo Anunciava Aquele que é a Estrela da manhã. Quando somos referenciais de Cristo nesta terra não há morte que perdure em nossos caminhos porque Ele nos chamou para anunciar a vida.
3° Ele manifestava Intimidade Profunda (2 Coríntios 12.2 – 6)
Paulo demonstra Intimidade Profunda com Cristo, por isso ele podia dizer que o imitassem como ele a Cristo imitava, uma intimidade de fazer com que este homem chegasse onde nenhum homem vivo chegou: o terceiro céu;  lugar por muitos Teólogos considerado por lugar onde se encontram os que dormem em Cristo aguardando sua segunda vinda para serem ressuscitados, onde o ladrão da cruz foi estar com Jesus. Paulo teria ido ao encontro de Jesus no Paraíso. O interessante é que mesmo falando na terceira pessoa Paulo da claros indícios pelo contexto de que fala de si mesmo,até pelo fato de haver passado mais ou menos catorze anos desde o caminho de Damasco.    
*      Conclusão
O mundo carece de referenciais. Deus tem nos chamado a ser estes tais, para isso é necessário primeiro de um encontro com Cristo e em seguida seguir estes passos de Paulo (Romanos 8.19).

Pr. Rodrigo de Almeida
Shalon!

Nenhum comentário: