sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Desfrutando de Liberdade

Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
2 Coríntios 3.17
*             Introdução
Hoje temos ouvido falar muito em liberdade; nunca se falou tanto em liberdade de expressão, liberdade religiosa, musical, sexual, partidária e dentro dos nossos arraiais e, comunidades e congregações há um grande movimento por liberdade, isto porque no popular, liberdade está diretamente relacionada ao nosso cotidiano e costumes. Passamos a entender pela conclusão popular que deixar um costume é ser livre, contudo, não é o que podemos entender segundo o vernáculo do português e pela Bíblia.
Liberdade no dicionário significa: “direito de fazer ou não fazer algo que nos pareça bem, contanto que este direito não vá contra o direito de outrem; oposição a prisão, cadeias.”
Segundo o conceito literal a liberdade é fazer ou não fazer algo sem interferir no direito do próximo, segundo o conceito Bíblico a liberdade é fazer ou não fazer algo sem incidir contra o direito de Deus, o juízo do Santo e a vontade do Eterno.
   
*             Sobre o Texto
No texto que lemos escrito a Igreja que estava em Corinto, cidade grega de comércio importante e economicamente forte diz que “onde está o Espírito do Senhor, aí está à liberdade”, mas que liberdade é esta? Liberdade segundo o contexto da Palavra de Deus é liberdade para andar no Espírito.  Somente onde o Senhor estiver é que pode haver liberdade porquanto seu Espírito é quem norteia todas as coisas, direciona o caminho por onde se deve andar.
Quando cogitamos a liberdade aparente deste mundo estamos fadados à morte. Podemos andar na liberdade deste mundo, contudo devemos avaliar se o Senhor por este caminho andaria para saber se estamos andando no Espírito (ler “Em Seus passos o que faria Jesus – Sheldon, Charles M.”). Vejamos o que diz Romanos 8. 5 e 6: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”

*             Andar no Espírito traduz
Ø  Andar em verdade (João 16.13a Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade;)
Quem anda no Espírito é guiado na verdade; que é guiado na verdade nunca se engana.

Ø  Andar em Promessa (Efésios 1.13 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. )
Quem anda sem promessa, vive uma vida vazia; quem vive sem promessa, anda sem o Espírito.

Ø  Andar em Colheita (Gálatas 6.8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”)
Quem anda em colheita não vive sem provisão; quem anda em Espírito herda o melhor de Deus.

*             Conclusão
Quando andamos em Espírito podemos dizer que de fato somos libertos porque Cristo nos libertou e não estamos mais sob jugo de servidão (Gálatas 5.1Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.) e que esta liberdade nos faz Filhos de Deus (Romanos 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.)


Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!

Nenhum comentário: