sábado, 12 de maio de 2012

Guardando firme a sua Promessa.


Porque um menino nos nasce, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Isaías 9.6
*      Introdução
Quando olhamos para este texto podemos observar Deus trazendo uma apalavra de esperança para o povo de Israel. A promessa estava baseada não só em um plano de libertação territorial, ou mesmo de uma estruturação do Reino de Dravídico, mas fala – nos de uma libertação plena e eterna, mediante aos atributos relacionados ao Messias, a Jesus. Portanto se pusermos em comparação este texto com Lucas 1.30 ao 33 poderemos ver que Maria não esta apenas grávida de um menino, ou de um Jesus qualquer, “ela gerava toda esperança de um povo.”

Durante toda história de Israel desde Moisés o Messias era esperado (Deuteronômios 18.18), neste texto de Isaías que temos por base ele é novamente anunciado, vários personagens da história de Israel apontam para Ele, mas quando este veio a nascer e anunciar suas palavras ao povo, que há tanto tempo o aguardava, eles não o ouviram.

Quando temos uma promessa de Deus precisamos estar atentos ao agir de Deus e suas manifestações para que quando recebermos a promessa não venha despreza – lá.

*      Como guarda a sua promessa.    

1.       Aprenda a olhar os sinais (Mateus 16.2 – 3) Deus se manifesta através de coisas simples e naturais, quase sempre estamos esperando que cai “canivetes do céu’ para sabermos que Deus está se manifestando, quando Deus em sua simplicidade se mostra grandioso.
2.       Não limite o poder de Deus (Efésios 3.20) É impossível limitar o poder de Deus. Contudo agimos “limitando” este poder quando não creditamos a Deus os feitos de suas mãos. Creditamos a nós mesmos ou a outro aquilo que Deus por seu excelso poder realizou.
3.       Não diga para Deus o que Ele deve fazer (Isaías 55.8) Quando “ditamos” para Deus como deve ser em nossas vidas, impedimos nossos olhos de reconhecer os caminhos e planos de Deus para nós.

*      Conclusão
Se deixarmos o Senhor nos conduzir poderemos reconhecer a promessa mesmo sem vê – La, e sentirmos a procedência de Deus pela resposta do Espírito Santo em nós testificando e confirmado a promessa como em Lucas 1.41.

Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!  

Nenhum comentário: