quinta-feira, 3 de maio de 2012


Lutando por nossas Famílias.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo do Egito.
Êxodo 3:10

*      Introdução
Quando entramos pelas portas do Evangelho muitas são as lutas que enfrentamos dentro do nosso lar. É dentro de nossa casa que temos maior dificuldade para demonstrar que somos agora nova criatura. O testemunho pessoal é sempre afligido por palavras como: “Crente pode isso”, “Seu pastor sabe disso”, “é assim que você é na igreja” e etc. Somos cercados de uma grande Nuvem de Testemunhas (Hebreus 12.1) e existe uma expectativa, especialmente dentro da nossa casa sobre o nosso proceder, deste modo começamos a travar uma guerra espiritual para vencer junto a nossas famílias. Para ilustrar nossa Luta dentro de casa e as artimanhas que enfrentamos usaremos o povo de Israel e sua saída do Egito para aplicar a nossa luta diária e ver como podemos vencer.
*      Sobre o Texto
Neste texto que estamos tratando Deus chama a Moisés para livrar Israel do poder e da opressão do Egito. Deus usa de ações miraculosas para que Moisés possa demonstrar ao povo e a Faraó que o Senhor tinha planos para Israel como sendo sua Família, contudo a história do êxodo não foi fácil, existiram grandes batalhas e muitas lições a serem tiradas. Neste relato temos personagens que serão nossa base de discussão neste tempo: Moisés, Faraó, Egito e Israel, estes nos servirão de base para esta aplicação, portanto: Moisés = Eu e você (Nós) / Faraó = Adversário; satanás / Egito = O mundo / Israel = Nossas Família que precisam ser Libertas.

*      Estratégias de Satanás para que nossa família não seja Liberta.

1.       Ele irá resistir e não permitirá que sejamos livres (êxodo 5.1 – 2).
A primeira coisa que satanás tenta é nos intimidar e dizer que não deixará livre nossa família – ele tentará dizer que é ele quem manda.
2.       Ele tentará gerar angústia em nossa casa (êxodo 5.7).
Quando começamos a lutar por nossa família, satanás tentará fazer cm que as coisas se tornem difíceis, tudo parecerá piorar e não melhorar e muitos desistem já neste ponto e dizem: “depois que recebi Jesus tudo piorou.” Ainda não é tempo de desistir: LUTEM!
3.       Ele tentará imitar os feitos do Senhor para iludir a tua casa (êxodo 7.22).
Quando começamos a apresentar os milagres e transformações de Deus para nós, o adversário tenta contra nossa casa desejando demonstrar que ele pode fazer o mesmo, buscando reduzir a ação de Deus a coisas comuns. Isso se repetirá por algum tempo, portanto não desista e continue testemunhando do poder de Deus e do que Ele, O Senhor tem feito em sua vida.
4.       Ele começa a ceder, mas não totalmente (êxodo 8.25).
Quando Deus começa a fazer separação entre você e o mundo e isto se torna notório, satanás não pode resistir, mas suas estratégias para evitar que levemos a adoração a nossa casa permanecem. Ele te permite adorar com sua família, contudo você precisa se manter no Egito. Muitas são as famílias que decidem então servir a Deus, mas como parte dela ainda não está em Cristo se divide em Andar com Deus e andar no mundo. Não podemos aceitar adorar a Deus com nossa família no mundo, no Egito, pois a estratégia era esta Adore aqui mesmo.
5.       Ele quer te satisfazer com apenas uma parte da família (Êxodo 10.7 e 10).
Chega um ponto da luta que o adversário começa a perceber que estamos cansados, impacientes e de certa forma ansiosos pela libertação da nossa família e de nossa casa e permite então que parte dela sirva ao Senhor. Ele até deixa que os pais sirvam, mas os filhos não. Nãopodemos aceitar partes da nossa família, porque Deus nos chama a plenitude.
6.       Ele deseja retirar o objeto de nossa adoração familiar (êxodo 10.24).
Israel não sabia com que haveria de adorar, visto que naquele tempo os animais eram objeto de adoração, o adversário tenta impedir que estes fossem levados. Muitas vezes dentro de nossa casa permitimos que o objeto de adoração seja retido, por conta das lutas deixamos de louvar, de testemunhar, de ler a palavra, falta comunhão na família e falta relacionamento entre os cônjuges e os filhos.

*      Não devemos nos Render
v  Lute por tudo que Deus tem te dado, Lute por sua casa (Êxodo 12.32).
Não permita que nem uma unha, ou seja, a menor parte da sua casa fique no Egito.
v  Você deixará essa batalha com abundância (Êxodo 12.36).
Quando satanás vir tua vitória, nãopoderá impedir que você seja abençoado e não poderá reter o que Deus preparou para você.
v  A libertação da tua casa alcançará outros (Êxodo 12.37 – 38).
O que Deus está para manifestar na tua família será motivo de outros desejaram ao Senhor também.

*      Conclusão
Efésios 2.19 nos garante que somos Família de Deus e não podemos abrir mão deste privilégio

Shalom!

Pr. Rodrigo de Almeida
(21) 97537773

Nenhum comentário: