quinta-feira, 25 de outubro de 2012

21/10/12 - manhã


Seguindo padrões.
Porque ele é como árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano da sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
Jeremias 17.8
*      Introdução
Este texto nos fala, no seu contexto, do homem que confia no Senhor. A apresentação deste texto para nós é feita num comparativo a uma árvore. Israel era comparado a Figueira ou a videira dependendo da ocasião. No que se diz respeito a nação Israel é Figueira, porque a figueira mantém em si a capacidade de produzir em situações extremas e adversas, apresentando primeiro os seus frutos e só depois as suas folhas, diferentemente das árvores comuns que dão folhas primeiro do que os frutos. No que se refere a missão de Israel para o mundo Israel tem sua história confundida a videira, porque do fruto da vide se produz a alegria e a comunhão. O suco da uva ou o vinho era imprescindível em qualquer comemoração pela alegria que gerava e pela comunhão que produzia. As libações no templo eram oferecidas com vinho para comunhão entre pessoas em ofertas de gratidão e por perdão. Essas árvores são conhecidas por seus doces e belos frutos e são identificadores da obra de Deus para com o povo de Israel.
Em Maria da Fé também encontramos uma árvore que identifica a cidade, sendo símbolo desta, uma árvore rara, em extinção no Brasil, protegida por lei que é a Araucária e esta árvore pode ser símbolo para nossa procedência diante de Deus e pode também ditar para nós padrões de caráter que devemos assumir diante de Deus.
*      Padrões a serem seguidos ilustrados pela araucária:
1.       Ela cresce reta – Precisamos crescer de forma reta no evangelho, andar em caminhos retos, não desviando nem para direita, nem para esquerda.
2.       Ela produz abrigo – A araucária se tornou quase extinta pela extração desmedida para produção de móveis e casas, já que a sua madeira não produz cupins e tem durabilidade superior a outras espécies de madeira. Nós devemos produzir abrigo e conforto para aqueles que precisam encontrar salvação.
3.       Ela produz alimento – Produtora do pinhão, alimento rico em gordura, caloria, natural, próprio para alimentação e fornecedor de sustento. O fruto desta árvore é produzido durante toda a vida dela com o mesmo vigor. Devemos ter com que alimentar os que necessitam através da palavra e nunca esmorecer com o tempo ou com a maturidade espiritual.
4.       Ela é rara – Esta árvore abundante em Maria da Fé é rara no restante do país e por isso é admirada. Se formos homens e mulheres de Deus incomuns, íntegros, seremos admirados também. Não seremos idolatrados, mas alcançaremos a condição de sermos vistos como verdadeiros.
5.       Ela é protegida por Lei – Esta árvore se for maltratada pro alguém, este alguém corre o risco de ser preso por crime ambiental inafiançável. Nós devemos estar protegidos debaixo das asas do altíssimo de modo que ninguém possa nos tocar,  porque somos “meninas dos seus olhos”.
*      Conclusão
Para que possamos gerar frutos precisamos seguir padrões morais que vão além do tempo de cuidado e provisão, mas precisa apresentar – se fiel especialmente nas situações adversas.

Pr. Rodrigo de Almeida 

Nenhum comentário: