sábado, 6 de outubro de 2012

Atraindo o Coração de Deus.


Atraindo o Coração de Deus.
Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo. Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia.Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, chegando o rosto ao chão, adoraram e deram graças ao Senhor, dizendo: "Ele é bom; o seu amor dura para sempre". 
2 Crônicas 7:1-3
*      Introdução
Eu estava pensando e observando um objeto que considero muito curioso que é o imã. Ele é um objeto que gera um campo magnético ao seu redor que provoca atração com metais. Todo imã é considerado dipolo, ou seja, possui sempre dois polos magnéticos um norte e outro sul, sendo que o polo sul sempre atraí o polo norte magnético e ao mesmo tempo o polo sul repulsa o polo sul. O polo norte é o polo magnético, ou seja, é onde se encontra o poder para atração e por isso o polo sul é atraído a ele.
Pude observar a semelhança que temos com este objeto fantástico no tocante a pessoa de Deus. Assim como o imã é uma peça única em si mesmo, ou seja, mesmo que partido ele se torna um imã menor com mesmas propriedades e não dois objetos diferentes, Deus é também uma peça única. Nós fomos gerados a Sua semelhança (Gênesis 1.26 – 27), ou seja, gerado a partir dele, recebemos suas característica e assim como o imã Deus também tem um lado que atraí e um lado que repulsa. O “polo magnético” de Deus sempre está direcionado para nós e sua expectativa é que nosso polo sul seja atraído através da adoração (João 4.23 – 24) já que fomos partidos Dele pelo pecado, contudo muitas vezes, por conta do pecado, tentamos nos equivaler a Deus e apresentamos para Ele nosso polo norte, dizemos que temos nossa própria força e assim somos repulsados pelo polo sul de Deus que não suporta o pecado. Jesus, em sua obra vicária tem o poder de inverter os polos e nos redirecionar de modo a sermos atraídos a Deus novamente.       
*      Sobre o Texto.    
Este é um texto dos mais belos do Antigo Testamento, onde o Rei Salomão encerra uma grande festa de dedicação a Deus após a construção do Templo do Senhor. Salomão neste texto consagra o templo, adora com músicas e ações de graças e participa ao povo da comunhão e a manifestação de Deus ocorre de formas espetaculares como a nuvem (Shekkinah), presença da glória, que enche o templo ou ainda com a oração respondida pelo próprio Deus. Vale ressaltar o nível de comunhão expressa nestes versículos, visto que não carecia da presença de um profeta no meio do povo e para Salomão, Deus falava diretamente com o Rei.
*      Como Atrair o coração de Deus
Existem alguns ensinamentos importantes neste texto que mostram como atrair o coração de Deus e é o que vamos observar agora.
1.       Ofereça sacrifícios pacíficos ou de comunhão (v.5) Salomão oferece 22 mil bois e 120mil cordeiros ou ovelhas. O sacrifício pacífico era um sacrifício de comunhão onde não apenas o sacerdote podia partilhar como também o povo que se encontrasse presente. Na Bíblia a referência ao número mil diz com respeito a algo completo, inteiro, perfeitamente pleno. Salomão oferece 22 mil bois para as famílias sacerdotais, 1000 bois para cada família e 120 mil cordeiros, dez mil para cada tribo de Israel, portanto 10 vezes a plenitude ou a perfeição para a comunhão. O que Salomão dizia com este sacrifício era: Só podemos atrair o coração de Deus se a minha adoração tiver comunhão com a sua.   
2.       Manter uma postura firme (v.6) Após partilharem da adoração através da comunhão do sacrifício, eles assumiram uma postura na ação de graças. O louvor era manifestação das ações de graças do povo. Ao colocar - se de pé eles diziam: Estamos prontos a te receber.  
3.       Alegrar – se continuamente (V.10) Quando o povo foi para casa, muitos deixando Jerusalém e indo a partes distantes da terra de Israel, foram jubilosos, adorando, cheios de graça, felizes. Isso demonstra que: não importa onde você esteja, nem o que estiver vivendo o seu coração se alegra no Senhor. 

*      Conclusão
Jesus muda nossas circunstâncias assim como neste teto trazendo até nós comunhão com o Pai, nos colocando de pé e enchendo a nossa vida com alegria. Agora o que ouvimos é Deus nos Responder dizendo que se tão somente chamarmos a Ele e nos arrependermos dos maus caminhos Ele sara a nossa terra (1Crônicas 7.14)

Pr. Rodrigo de Almeida
Shalom!  

Nenhum comentário: