quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

para domingo 27/01/13


Olhando com os olhos de Deus
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Gênesis 22:2 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. 
Gênesis 22:4-8

*      Introdução
Nestes dias ouvimos falar sobre ter uma visão alinhado a visão de Deus, portanto queremos ainda nesta mesma direção, seguir com esta linha de raciocínio. É vital para a igreja que tenhamos uma visão alinhada a visão de Deus, pois somos cegos diante das situações cotidianas e quanto à visão espiritual dependemos definitivamente do Espírito Santo para ver. Portanto, ter uma visão em conformidade com a visão de Deus faz toda a diferença para caminhar sempre em frente.
*      Texto
Neste Texto observamos a palavra Moriá. O monte Moriá faz parte do complexo de montes da região do Horebe, que ainda compõe do principal chamado Hermom, também conhecido como o Horebe sendo a parte mais alta do complexo e o monte das oliveiras, que sendo mais distante ainda pertencente ao complexo do Horebe. O monte moriá é o monte sobre o qual está construída a Jerusalém Bíblica e hoje se situa a Jerusalém antiga. Moriá ou  Moriah significa Mostrado por Deus (dicionário Shedd) ou  Visto como Deus vê (segundo outros dicionários e a internet).

*      Três aspectos com respeito à visão
1.       É preciso ter visão para enxergar o que Deus tem para nós (v.2 – Vai onde te mostrarei...).
Abraão foi não para onde seus olhos estavam olhando, mas para onde Deus estava mostrando. Quando vemos algo temos segurança (João 20.24ss).
2.       É preciso de Fé para ver o que Deus tem para nós (v. 4 – Abraão vê ao longe...).
As direções de Deus são mostradas antecipadamente para nós para que nos preparemos. Precisamos ver antecipadamente pela fé para entender. (Hebreus 11.1)
3.       É preciso olhar com olhos espirituais (v.8 – Deus proverá para si o cordeiro...).
Abraão percebe que aquela situação era uma providencia espiritual e não humana. Deus haveria de prover e isso era no sobrenatural e não naturalmente. (João 4.240)

*      Conclusão
Ter uma visão alinhada a visão de Deus e ter visão espiritual (Apocalipse 3.18) ver como Deus vê é: 1) Olhar do Alto; 2) Olhar ao longe; 3) Olhar pelo Espírito.

Nenhum comentário: