sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FAMÍLIAS NO SENHOR.

E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
Gênesis 12.5

*      Introdução
Olhar para a família de Abraão é olhar para alguém que Deus abençoou. Porém a vida familiar de Abraão não foi das melhores e, houve um tempo que por conta da família, Deus deixou de falar com Abraão por conta da Família de Abraão. Se observarmos após o capítulo 12 onde Abraão leva consigo seu sobrinho Ló, Deus fica em silêncio e só retorna a falar com Abraão após a ida de Ló para Sodoma. Deus havia chamado Abraão e sua esposa e não Ló. Além deste fato algumas divergências no casamento ocorreram e muitos problemas surgiram pela falta de um filho para este casal. Isaque era o filho da promessa de Deus na qual Abraão se tonaria Pai de Multidões, mas também era a expectativa de consolidação deste casal. Vemos então uma Sara ansiosa na para resolver os problemas familiares e ao dar Agar para Abraão coabitar com ela, gerou uma guerra que já dura mais de quatro séculos entre Judeus e Palestinos, Ismaelitas, filhos de Agar com Abraão e Israelitas filhos de Abraão com Sara. Além disso, por conta de uma promessa feita por Deus a Abraão, surge também uma religião, o Islã onde se crê que os filhos de Ismael, os Palestinos é que são os filhos da Promessa de Deus (Alá). Abraão é o abençoador das Famílias de Israel e nós que recebemos a Cristo também somos abençoados neles porque somos Israel Espiritual de Deus e recebemos a Graça mediante a mesma fé de Abraão, uma Fé que justifica. Portanto ao observarmos uma Família que é capaz de abençoar gerações, muitas vezes não somos capazes de perceber quantos problemas enfrentam esta família e quantos conflitos havia no coração de cada um deles.  Vamos observar algumas coisas que mexem com o relacionamento familiar e algumas vezes atrapalha a ação de Deus na nossa casa.

*      Para ter uma Família no Senhor:
1.       Cada um deve cumprir o seu papel (Marido, Mulher e Filhos).
2.       Não podemos permitir atitudes desgovernadas (Sara e Agar).
3.       Não podemos desprezar o que já foi feito, mas trabalhar com as dificuldades existentes (Sara não fica satisfeita com a presença de Ismael).
4.       Devemos tomar posse da promessa sabendo que quem prometeu é fiel para cumprir. Não adianta por os carros na frente dos bois.
5.       Devemos viver em plenitude o que somos como Família para que não se perca o projeto inicial e fique cada um para o seu lado.

*      Conclusão (Gênesis 15.1 – Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.)
Deus está interessado a se manifestar a nós quando cumprimos a sua vontade e andamos no que Ele determinou para nós enquanto Famílias no Senhor para que sejamos abençoados grandemente.


Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: