sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FATOR BARNABÉ

Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. (Atos 9.27)

*      Introdução
Podemos observar coisas que não mudam e não se abre mão de se apresentar como tendo um padrão. Padrões são marcar que gerem uma conduta ou marca algo em específico. Muitos padrões são baseados nos seus bordões. Tudo que se deseja fazer com excelência deve se ter um Padrão! O Padrão também é a maneira que desejamos conduzir algumas coisas, ou o curso que elas irão tomar. Ter um padrão é ter uma direção.
*      Sobre o texto
Paulo era o maior perseguidor da igreja na sua construção e sua conversão não foi vista como sendo honesta e verdadeira; para a comunidade cristã da época a conversão de Saulo era uma tentativa de infiltrar – se na igreja para destruí-la de dentro. Saulo precisava de alguém que o avalizasse. É aí que Barnabé entra na história. O primeiro contato de Paulo com a comunidade cristã foi através de Ananias, que o batizou e ministrou sobre ele para curar sua cegueira física e espiritual, mas foi Barnabé que o conduziu diante dos apóstolos para confirmá-lo como cristão verdadeiro. Sempre falamos o quanto Paulo é importante para o cristianismo e para as escrituras tem um valor inestimável visto que 70% do NT foi construído por ele, contudo o que vemos neste homem se deve em muito a Barnabé. O FATOR BARABÉ é o padrão que tornou Paulo no maior teólogo da história e o maior autor da bíblia e a fonte de quase toda doutrina explicada do Novo Testamento. SE não fosse pela ação de Barnabé na vida de Paulo, talvez não teríamos tido o prazer de desfrutar do ministério deste homem tão poderoso.

*      O Fator Barnabé (Discipulado)
1.       Toma consigo... O termo é lido por “posto sob sua responsabilidade”.  Barnabé, não apenas levou Paulo consigo para presença dos apóstolos, ele se responsabilizou por Paulo.
2.       Trouxe aos apóstolos... Aqui vemos que Barnabé não apenas se responsabilizou por Paulo, mas se COMPROMETEU por ele visto que o trouxe a presença deles, fazendo cair definitivamente à opinião de armadilha armada por Paulo.
3.       Lhes contou... Barnabé fez questão de ele mesmo falar como Paulo se converteu ao Caminho, o que creditava diante dos apóstolos, visto que se sendo Barnabé home de tamanha reputação ele confirmou Paulo com suas palavras.
4.       Falara Ousadamente... Barnabé apresenta que o ministério de Paulo era AUTÊNTICO visto que ele tinha ousadia na Palavra de Deus e não tinha temor de entregar a sua vida.

*      Conclusão (Atos 11.22)

Barnabé foi o Padrão que deu um fluxo, um rumo à vida ministerial de Paulo e o conduziu até que este estivesse pronto e maduro para fazer o mesmo com outros, e é o que Paulo faz com Silas, Timóteo, Tito, Áquila e Priscila e Apolo. Devemos exercer um discipulado capaz de produzir o mesmo fator que Barnabé produziu na vida de Paulo.  

Nenhum comentário: