sábado, 3 de agosto de 2013

“Quem Procura Acha.”

“Quem Procura Acha.”
E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
Gênesis 26.18
*      Introdução
A história de Isaque filho de Abraão é composta de muitos ensinamentos desde a sua mocidade; um jovem que era a esperança de uma família, a consumação para o seu pai, alguém que passou pelo atrevimento de seu irmão, a possibilidade de servir como holocausto, teve o desgosto com seu filho mais moço, Jacó e enfrentou muitas dificuldades, porém se tornou tão valioso quanto seu pai e uma figura que ilustra a vida de Cristo. Isaque de fato era um grande homem de Deus e bem considerado como patriarca do povo de Israel. O que desejamos falar com este texto é algo que massifica  a  história deste homem: A SUA PERSEVERANÇA. Isaque perseverou em seguir ao Deus de seu pai, perseverou em esperar uma esposa vinda de sua família para não misturar sua linhagem (com 40 anos Isaque se casou), Isaque perseverou em prosperar segundo a direção de Deus, esperando em Deus que o podia abençoar. Isaque não era contencioso cm a vontade de Deus. Neste texto Isaque vai a busca da herança que seu pai havia deixado: OS POÇOS, entulhados pelos filisteus mas que pertenciam a sua família. Isaque, porém sabia que tinha algo maior para ele já que no primeiro poço houve “contenda = Eseque” e no segundo uma “disputa odiosa, mortal e peçonhenta, inimiga = Sitna”. O fato é que Isaque não se deixou abater por em todos os casos o que procurou ele encontrou.
*      Aplicação
Se você perseverar em Deus, Ele está disposto a te conduzir as fontes das Águas.

*      Perseverar é:
1.       Saber que somos capazes – Isaque entendeu que poderia cavar outro poço e também encontrar água nele. Ele percebeu que era capaz de seguir em frente e não olhou para o fato de terem contendido sobre o poço.
2.       Superar sentimentos de dor: Isaque, ao perseverar, superou todo ódio, angústia, inimizade, medo e outros sentimentos semelhantes a estes, deixando para trás estes e prosseguindo para algo ainda maior.
3.       Entender que o melhor ainda está por vir: No momento das adversidades muitos param e não alcançam o que está muito perto de ser conquistado. Quando perseveramos temos a certeza de que coisas melhores estão por vir.

*      Conclusão: (Salmos 42.1 – Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim por ti, suspira minha alma.).
Segundo estudiosos, a corça ou o cervo bebem apenas água fresca das fontes e que eles bramam quando delas se aproximam. Se perseverarmos seremos capazes de beber água fresca e abundante vindas da parte de Deus como refrigério para nossa vida.


Pr. Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário: