sábado, 3 de agosto de 2013

“Rompendo as fontes das Águas.”

“Rompendo as fontes das Águas.”
Então Abimeleque pediu a Isaque: "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós". Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu. Isaque reabriu os poços cavados no tempo de seu pai Abraão, os quais os filisteus fecharam depois que Abraão morreu, e deu-lhes os mesmos nomes que seu pai lhes tinha dado. Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d’água. Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: "A água é nossa!" Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: "Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra". Dali Isaque foi para Berseba. E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.
Gênesis 26.17 - 24
*      Introdução
Qual o pensamento que você tem a seu próprio respeito? Existem pessoas que se sentem fracassados mesmo quando conquistaram grandes feitos. Muitos não tem se conformado com tudo o que tem e alguns não se conformam com o que não tem, porém, o número de pessoas que estão insatisfeitas consigo mesmo e com tudo quanto fizeram é infinitamente maior dos que tem pouco ou quase nada. Pessoas muitas vezes conquistam seus desejos e não estão satisfeitas após a conquista. Isaque era um homem que tudo quanto conquistou o satisfazia, mas isso incomodou seus inimigos que tentaram retirar o mérito do sucesso de Isaque, mas ele não se considerou insatisfeito por isso e buscou ser um home de paz, perseverante, não enfrentando seus inimigos, mas buscando seu espaço para ser feliz.
*      Sobre o Texto
Isaque acabara de deixar uma cidade da filístia, possivelmente Asdod, uma das cinco capitais onde reinava Abimeleque. Isaque havia prosperado grandemente nesta cidade assim como seu pai e crescido muito de modo que os asdoditas não podiam suportar, especialmente após ter o rei Abimeleque desejado Rebeca que fora apresentada por Isaque como sendo sua irmã, o mesmo que fizera Abraão no Egito com Sara sua mulher. Isaque sai de Asdod e segue para outra importante cidade dos filisteus chamada Gerar e lá começa sua trilha nos passos do pai nvamente, desentulhando os poços cavados por Abraão. Após cavar dois poços (Eseque e Sitna) pelos quais houve contenda e disputa, Isaque chega a outra fonte, não cavada por seu pai, na qual el é amplamente abençoado e chama o local REOBOTE = Alargamento, amplitude, expansão.  É hora de Romper e achar águas vivas.
*      Em Reobote Deus vai:
1.       Fazer teus inimigos recuar – Quando Deus alarga nossas posses e nos faz prosperar nossos inimigos são obrigados a recuar. (Salmo 110.1 – O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés").
2.       Transbordar os teus lugares: as fontes romperam os campos e inundaram o lugar onde Isaque estava. Deus fará transbordar abundantemente onde Ele nos faz repousar. (Efésios 3.21 – 21: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.).
3.       Trazer abundância diante dos teus adversários: Enquanto os inimigos de Isaque brigavam por fontes entulhadas, Deus abriu um poço limpo e sem entulhos para Isaque. (Salmo 23.5 - Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.).
*      Conclusão: (Gn 26.23 – 24)
Depois de prosperar e te fazer transbordar na terra perante teus adversários, Deus vai te levar a fonte do Juramento (BERSEBA: BEER = FONTE / SHEBA = JURAMENTO), aonde ele irá se manifestar a você e confirmará sobre ti a tua benção.


Pr. Rodrigo de Almeida

Um comentário:

Unknown disse...

Pr Rodrigo, eu glorifico à Deus pela sua vida. Que me abençoou com essa palavra. Ontem eu a li, e Deus já tinha me falado algo.... E hoje Ele me incomodou com a mesma palavra, e o q Ele revelou à ti, foi uma bênção pra mim! Deus te abençoe e te use grandemente! Em nome de Jesus!