segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Convite à Adoração II

Olhando para o texto de 2Samuel 6. 13 e 14, Davi trazia a Arca de Deus para Jerusalém, para colocá - la sob a tenda que havia ali construído para habitar a Arca e o texto diz que a cada seis passos Davi e o povo que com ele estava sacrificavam ao Senhor Deus de Israel e Davi dançava perante a Arca e diante dos olhos de todo o povo.
O que nos chama atenção no texto e o que apresenta o teor da adoração que Davi expressava está no v. 14; ele dançava com toda sua força e vestido de uma estola sacerdotal. Devemos analisar dois aspectos então deste texto.
1. Davi dançava com todas as suas forças (v.14a) - A adoração que era apresentada diante de Deus e diante do povo que havia levantado Davi rei sobre eles era uma adoração tão genuína que o escritor frisa que era com todas as suas forças. Podemos entender pelo texto que Davi dançava como que entregava sua própria vida em sacrifíio de louvor a Deus. Para o povo Judeu a dança era um ato de celebração e regozijo e não de sensualidade como entendeu Mical. O que Davi apresentava naquele momento era sua alegria por sacrificar - se diante do Senhor e diante da aliança d'Ele com Israel. A Arca era símbolo da presença de Deus e diante dela era oferecido o sacrifício anual da expiação. Davi apresentava sua adoração como expiação em forma de dança, um sacrifício vivo perante o Deus de toda terra.
2. Estava vestido de uma estola sacerdotal (v.14b) - Davi era Rei em Israel, escolhido e ungido por Deus, porém Davi compreende que o Senhor o havia chamado para oferecer sacrifícios de louvor e de gratidão, portanto o Rei se veste com veste sacerdotais, pois apenas um sacerdote poderia oferecer sacrifícios e oferece diante da presença do Senhor o seu sacrifício de louvor, de adoração, de gratidão e de paz.
O Rei Davi compreendeu que Israel é um Reino de sacerdotes, escolhido por Deus para apresentar diante d'Ele uma adoração contínua e um sacrifício vivo diante da Sua presença e assim Davi procedeu, um Rei, em vestes sacerdotais, ou seja, um Reino de Sacerdotes.
Vista - se da adoração que nos faz Reino e sacerdotes de Cristo nesta Terra e você será Radical.
e nunca esqueça que Radical é Ser Livre!!!
Deus te conceda Graça e Paz da parte de Cristo Jesus nosso Senhor.
Pr. Rodrigo de Almeida (Líder da Rede de Jovens da SIB na Taquara)

Nenhum comentário: