domingo, 22 de agosto de 2010

PROSPERIDADE: VERDADE OU UTOPIA?

INTRODUÇÃO:

Muitas pessoas pensam que dinheiro não é algo espiritual. Todavia, a Bíblia fala muito a respeito de dinheiro. Existe uma estatística muito interessante que comprova esse fato. No Novo Testamento existem 215 versículos que falam a respeito de fé, 218 versículos que falam de salvação e 2084 versículos a respeito de finanças e dinheiro.

Em outras palavras, o Novo Testamento fala dez vezes mais de dinheiro do que de salvação. As pessoas concordam que a salvação é um tópico muito importante, mas, das 28 parábolas de Jesus 16 falam sobre dinheiro, sinal que Deus estava interessado neste assunto.


1- A PROSPERIDADE NÃO ESTÁ LIGADA  A TERMOS MUITO DINHEIRO.

Existe um mito que diz: “o dinheiro é chave da felicidade”. Obviamente que isso não é verdade. Se dinheiro garantisse felicidade, os que mais o possuem seriam os mais felizes. Entretanto, todos os dias vemos e ouvimos reportagens que anulam essa idéia. Jesus disse que “a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12.15). O que vai nos tornar prósperos é a mão de Deus sobre nosso dinheiro.

“A herança que se obtém com ganância no princípio, no final não será abençoada” (Provérbios 20.21)

Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. (Ageu 1:6).

Os textos acima mostram que aqueles que buscam a prosperidade através do muito trabalhar até conseguirão muito dinheiro, mas no final ele não será abençoado, quando percebermos ele terá terminado sem ao menos notarmos.
O multiplicar vêm do Senhor.


2- A PROSPERIDADE ESTÁ LIGADA A SUA VIDA ESPIRITUAL.

É louvável ter metas financeiras, contanto que também se tenha metas de desenvolvimento espiritual. Precisamos de equilíbrio. O objetivo da vida vai além da aquisição de coisas.
“Oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma”
(III João 2).

Será que Jesus veio a esta Terra a procura de dinheiro? É claro que a resposta é não. Jesus não está interessado em dinheiro. Ele está interessado em nossos corações.
Se ele está interessado em nossos corações, então porque ele falou tanto de dinheiro? Simplesmente porque as pessoas possuem muitos tesouros e riquezas. E Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, ali também estará o nosso coração.
O coração sempre vai atrás do tesouro. Se existe algo que valorizamos e que é importante para nós, não importa o que seja o nosso coração vai atrás dele.
Que o seu coração esteja no SENHOR!


RIQUEZA SEM SALVAÇÃO É A MAIS CONSUMADA MISÉRIA.

A prosperidade não é uma questão meramente financeira, mas, sobretudo, espiritual.
O bolso revela o coração. Durante o reinado de Ezequias, houve um grande
despertamento espiritual, e o resultado foi a dedicação de dízimos e ofertas ao Senhor (2 Cr 31.5,12). Sempre que o povo de Deus se volta para o Senhor com o coração quebrantado, os dízimos são devolvidos.

Guarde esta exortação bíblica: “É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!” (Provérbios 16.16).

3- A PROSPERIDADE SE TORNA UMA VERDADE QUANDO PRATICO PRINCÍPIOS.

E qual princípio bíblico está ligado à prosperidade? Dízimos, Ofertas e Primícias.

O dízimo é um princípio estabelecido pelo próprio Deus. A palavra dízimo (heb= maaser e gr= dexatem) significa 10% de algo ou de algum valor.
O dízimo não e dar dinheiro à igreja, é ato de adoração ao Senhor. O dízimo não é opcional, é princípio; não é sobra, e sim primícia; não é um peso, é uma benção.

O dízimo é ensinado em toda bíblia:

·         Antes da Lei – Gen 14:20
·         Na Lei – Lv 27:30
·         Nos Livros Históricos – Ne 12:44
·         Poéticos – Pv 3:9-10
·         Proféticos – Ml 3:8-12
·         N.T – Mt 23:23

Como vimos acima o princípio está espalhado por toda bíblia, portanto apropriar-se do dízimo é desonestidade, é roubo (Mal 3.8), é apropriar-se do que não nos pertence. Enganam-se aqueles que sonegam o dízimo, porque julgam que Deus não bate a sua porta para cobrar, nem manda para o SPC do céu.
A bíblia diz: “aquilo que o homem semear, isto também ceifará”. A retenção do dízimo provoca a maldição divina e a ação devastadora do devorador em sua vida.
Quando dizemos que o motivo pelo qual não damos o dízimo é que se dermos vai nos faltar o básico, estamos permitindo que satanás encha o nosso coração de incredulidade. Saiba sempre que Dele vem a nossa provisão. Cabe-nos obedecer e deixar as conseqüências em suas mãos. Ele é FIEL!!!!

Pense nisso: Tentar roubar a Deus é roubar a si mesmo, pois tudo que temos lhe pertence: nossa vida, família e bens.

Deus nos propõe dois caminhos viver a prosperidade verdadeira, ou deixar que ela se torne somente uma utopia. Qual você irá escolher?

Que Deus abençoe abundantemente sua vida, e de seus familiares.

Bacharel Daniel Almada

3 comentários:

Anônimo disse...

Creio que a prosperidade não é utópica, mas uma verdade implícita na Palavra de Deus e vivo essa verdade pois, o Senhor Jesus tem prosperado minha casa segundo esta palavra.

Deus te abençoe.
Pr. Rodrigo de Almeida - Líder da Rede de jovens da Segunda Igreja Batista na Taquara

Unknown disse...

A prosperidade esta contida em detalhes. O fato de não passarmos fome ou frio sede etc.. é a prova real de que estamos sendo prósperos embora a sociedade queira provar o contrario a alegria e o amor são a maior prova de prosperidade e cuidado de Deus.mais quem não quer ter uma Land Rover na garagem ou uma casa na parte nobre do bairro rsrsr’se você não quiser essa parte da prosperidade me liga blz!.
Abraços.
(essa mensagem foi show)

Anônimo disse...

O Pai da Mentira... Tem enganado a todos nos dizendo que prosperidade é dinheiro, fama e status quo. Também... Por que ele nos contaria a verdade?
O que adianta ter juntado toda a riqueza e perder a sua vida?
LEIAM - MATEUS 10.39