sexta-feira, 6 de agosto de 2010



Que coroa Você tem usado?
João 19. 1 – 5
Então Pilatos mandou açoitar Jesus. Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça dele. Vestiram-no com uma capa de púrpura, e, chegando-se a ele, diziam: "Salve, rei dos judeus!" E batiam-lhe no rosto. Mais uma vez, Pilatos saiu e disse aos judeus: "Vejam, eu o estou trazendo a vocês, para que saibam que não acho nele motivo algum de acusação". Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: "Eis o homem!"

Jesus aqui está próximo de sua crucificação, preso, em julgamento, maltratado, um Rei sobre todos, humilhado por aqueles que ele desejava salvar.
Em Mateus 4.17 Jesus começa a pregar dizendo que chegado era o Reino dos céus. João Batista começa a anunciar o Reino e Jesus neste tempo a implantar o Reino. Jesus apresentou – se ao povo com alguém digno de reinar.
1°        Atendeu as necessidades do povo (curou enfermo, alimentou multidões, expulsou demônios e etc.);
2°        Orientou e ensinou o povo (anunciando o evangelho e ensinou as escrituras);
3°        Cumpriu a lei e fez uma aliança com o povo (realizou um sacrifício único e verdadeiro cumprindo a lei e nos aliançou com Ele em seu sangue).
Jesus fez – se diante dos homens merecedor do reino que estava preparado desde a fundação do mundo. Chegamos nesse ponto a história no auge da implantação reino, o tempo do reconhecimento do trono que deve ser dado a Jesus.
O momento do reconhecimento do Rei é algo fora do comum. É necessário que haja alguns personagens para que isto aconteça:
A)   Os líderes do povo precisam estar presentes;
B)     É necessário um número considerável de pessoas presentes;
C)   É necessário presença de autoridades religiosas;
D)    É necessária a presença de uma autoridade política;
E)     É necessária aclamação.
No caso de Jesus sua situação era adversa. Os líderes do povo estavam lá (Fariseus, Saduceus e Escribas); um número grande de pessoas (Judeus e Romanos); o Sumo sacerdote e os demais Sacerdotes (Caifás e Anás); Pilatos (também passou por Herodes); o povo desejava sua condenação.
Ainda pensando neste fato, o momento mais sacro para um Rei é sua coroação. A coroa é o símbolo máximo de Poder. A coroa de um Rei representa a Glória do reino. Quanto mais vitorioso era o reino, mas pedras preciosas havia na coroa do Rei. Um dos tesouros mais valiosos do mundo é passado de geração em geração a família real Britânica que é a coroa oficial do reino britânico usado pelo Rei George IV e usada também na posse da Rainha Elizabeth II que é também o bordão da moeda inglesa atual com a foto da rainha e sua coroa, ela consta de 1333 diamantes formada de uma peça única, tão pesada que a rainha não a usa mais tamanho seu peso.
O momento em que Jesus é apresentado ao seu povo para recebê-lo é quando Ele está preso e as honrarias que recebidas são feitas por zombaria através de soldados Romanos. A coroação é o momento mais esperado do reinado. A coroa é posta sobre a cabeça do Rei de modo solene e suavemente enquanto todos se dobram diante dele.
Jesus foi vestido com um manto púrpura (vermelho escuro) cor que era símbolo do Império Romano, profanando seu Reinado e o seu Reino Celestial. Uma cana ou caniço foi posto na mão de Jesus, a cana era símbolo de fragilidade por não servir de apoio, que nela se apoiava estava sujeito a cair, pois, a tendência da cana era quebrar e, por fim, lhe colocaram na cabeça uma coroa de espinhos.
Segundo o livro “E a Bíblia tinha Razão...” de Werner Keller – Editora Melhoramentos - pagina 330 diz o seguinte: ‘Sábios admitem que a coroa usada por Jesus foi entretecida com o “ESPINHEIRO –DE-CRISTO” (Zizyphus sipina Christi) daí o se nome. O “ESPINHEIRO-DE-CRISTO” é um arbusto ou pequena árvore de 3 a 5 metros de altura com ramos brancos flexíveis. A forma de suas folhas tem cada uma três fortes espinhos voltados para trás. Segundo o botânico Dr. G.E. Post esta planta cresce nos arredores da antiga Jerusalém e, sobretudo onde deveria ser o local do gólgota. 
Na Bíblia os espinhos são apresentados como uma expressão de sofrimento e de dor. O contexto pleno de espinhos na Bíblia é a Conseqüência do pecado, este é o significado mais completo para espinhos na Bíblia.
Exemplos: Gênesis 3. 17-18 / Números 33. 51-56 / Provérbios 22.5 / Mateus 7.16 / 2Coríntios 12.7
Jesus usou uma coroa de espinhos para que não só o seu pecado fosse apagado, mas para que também a conseqüência do pecado fosse completamente retirada de sua vida (Romanos 6.23).
Jesus usou uma coroa de espinhos para que nós usássemos:
1°        Uma coroa de justiça (2Timótio 4.8)
2°        Uma coroa de vida (Tiago 1.12)
3°        Uma coroa de Glória (1Pedro 5.4)

Encerrar com Apocalipse 3.11
Para Célula

Aos amados irmãos Líderes de célula. Quero de deixar para os irmãos algo que não será citado na Ministração desta noite exatamente para que seja usado como complemento em suas células. Amados, dentro da visão celular onde se é utilizada a Palavra pregada no domingo em nossas reuniões é uma orientação para o pregador que deixe algo a ser falado nas células de modo que a pessoas que acaba de ouvir a mensagem sinta o desejo de continuar ouvindo na sua reunião e não apenas ser lembrado de tudo o que foi dito de púlpito. Portanto, sinto uma direção de Deus para lhes dar não só este estudo que foi feito para ser Ministrado à congregação, mas, uma parte para que seja enfatizado em seus grupos como ganho evangelístico.

*Não há relatos bíblicos de que Jesus foi crucificado tendo ainda a coroa de espinhos em sua cabeça, portanto a imagem feita de um Jesus com uma coroa é ainda mais equivocada.
*   Os espinhos têm representação da conseqüência do pecado, portanto, apresenta- nos diante de Deus limpos não só de nossas dívidas, mas também livres de uma consciência sofrível por conta deles.
*  Jesus usou os espinhos em sua cabeça, pois é onde somos mais afetados pelo pecado que é nossa mente, onde há as maiores batalhas, não sendo crucificado com a coroa, entendemos que temos uma mente renovada em Cristo e cativa a Ele. (Romanos 12.1-2).


Deus abençoe e Boa Célula.
Esteja preparado para o grande mover de Deus em ti.
  Pr. Rodrigo de Almeida

Um comentário:

dinho disse...

gostei muito dessa pregação,e profunda